O Preço da Vaidade

Aqui no Japão, nunca pensei que as mulheres ( e agora os homens ) tinham essa obsessão por salões de beleza e estética. Quando cheguei, há quase oito anos atrás, onde eu me escondia, era apenas salões de cabelereiro e olhe lá. Também, fui morar num lugar onde tinham mais tambo (plantações de arroz) que casas. Vez em quando, comprava alguma revista de moda para saber como se vestiam as mulheres locais, pois a necessidade de aprender mais a língua-avó era maior que a necessidade de tentar juntar algumas lascas. Justamente se precisasse de algo, teria que saber falar e entender a língua ou eu passava fome ou vergonha. Ou as duas coisas.
Bom, comprava de vez em quando as revistas "an-an" e "More". Ficava impressionada como as meninas de Toquio e Osaka se vestiam. Achava uma coisa meio... hã... descoordenada. Sabe do tipo usar uma blusa vermelha, calça laranja e tênis verde e achar que está abafando, sendo que mais parecia um semáforo ambulante. Se bem que em poucas idas para Osaka, realmente senti um pouco o drama. Poderia usar uma blusa verde limão e calça azul e passar despercebido na multidão, ainda mais que tenho mais cara de japonesa que qualquer nativo por aí ( e olha que sou 100% nikkei, passaria perfeitamente por um morador local, desde que eu entrasse muda e saísse calada, pois meu sotaque característico do interior denuncia).
As últimas páginas destas revistas ( e de muitas que já andei lendo ) ficam abarrotadas de anúncios de clínicas de estéticas. Do tipo - fazer dobrinhas nas pálpebras dos olhos para aumentar os olhos, desentortar pernas, eliminar gorduras locais, peelings e tudo o mais que imaginarem. E também a variedade de produtos de beleza, como cremes, loções e sabonetes, cosméticos para ficarem mais bonitas. Ou tentar, pois milagres dificilmente acontecem...
Pois bem, quando juntei as escovas de dente com meu kinguio encantado e mudamo-nos para Kanagawa (onde estamos há sete anos), a segunda vez que fui para Toquio (a primeira não conto, pois nem deu pra ver bem a cidade ), minha nossa, caí de costas! O jeito do pessoal se vestir, as inúmeras clínicas de estética, salões de beleza que você pode escolher à vontade, a preços variados.
Quando digo preços variados, você tem que saber escolher bem onde cortar o seu cabelo. Em quase oito anos, por três anos cortava meu cabelo em um salão dentro de uma loja de departamentos. O tratamento era excelente, direito até a massagem pra aliviar as dores nas costas. Se bem que os salões que frequento, seguem a mesma cartilha. Ultimamente frequento um na cidade onde moro, há dois anos. Ao menos parece que novamente acertei o corte após um ano sendo cobaia de alguns salões cujo resultado custou-me alguns fios de cabelos brancos. Uma coisa aprendi - ir em salão conceituado, pode levar algumas horas para ser atendido, mas o resultado é satisfatório. Ou em outras palavras, ir por indicação de pessoas que já frequentaram o dito salão.
Produtos de beleza, como os ditos cremes e loções, também aprendi na tentativa e erro. Teve produto que me ressecou a pele e teve outro que deixou a dita oleosa. Mas com o tempo aprendi a distinguir qual o produto que seria ideal para minha pele, indo em lojas de departamentos e conversar com a consultoria de beleza. Já indicaram produtos meio caros, mas também os mais simples. Se bem que acho que acertei, mas tenho que ter uma paciência de Jó e tempo disponível para fazer a limpeza de pele. E cabelo também.
Um belo dia, passando na estação de Ikebukuro, uma mocinha deu para mim um folheto que era uma promoção de uma clínica de estética. Mil ienes para massagem e tratamento facial. Resolvi marcar hora e ir visitar a clínica. Começa assim - um blablabla com a esteticista, limpeza com produtos da clínica deles, exame de pele para ver como ela estava, massagem, máscara, limpeza.... Pra depois na hora final, eles oferecerem os produtos (deles, claro) e tentarem empurrar para você na tentativa de vender e você utilizar. Tudo bem, se não fosse o preço.... O equivalente a meio mês de meu salário! Agradeci a oferta dizendo que eu ia pensar e retornaria.
Quem disse que retornei???
Chego a seguinte conclusão, conversando com minhas colegas: melhor pagar cerca de 30 mil mas vem a linha completa, mas completa mesmo de uma marca famosa ( vamos dizer: Chanel, Lancome, Estee Lauder, Christian Dior) do que 170 mil de uma marca que não sei se o pessoal já ouviu falar?
Atualmente utlizo os produtos desta marca! (Pelos menos eles também são 100% naturais e minha pele agradece.

Comments