Starbucks Cafe, Mister Donut e outras delícias

Em oito anos aqui, muito admiro a variedade gastronômica que este país proporciona. Na mesma rua pode ter um izakaya (equivalente aos nossos botecos fuleiros mas limpinhos do interior), um casa de lámen, um McDonald's e uma cafeteria chique que sempre eles vão ter sua clientela e casa cheia. Comprovei isso durante meus passeios com o kinguio encantado e minhas idas e voltas do serviço.
Do terminal de ônibus até a estação onde tomo o trem pro serviço, o shotengai (nome carinhoso para a rua das lojas) está repleto de pequenas lojinhas, casas de petiscos, bancos, convenience stores, McDonald's, padaria, farmácias, sapateiros, Mister Donut... tudo um ao lado do outro! E sempre cheios, seja de donas-de-casas madrugadoras, seja por estudantes, salarymen e office-ladies. Normalmente passo reto e direto nessas lojas, mas vez por outra, acabo por ir ao sapateiro para novamente arrumar os saltos dos sapatos que uso pro trabalho ( piso torto pacas, o salto sempre gasta de um lado), na padaria pra comprar o lanchinho expresso, na farmácia, no banco, pagar as malditas contas do final do mês...
Confesso que, depois que mudei-me para Kanagawa, de mala, cuia e kinguio a tiracolo, viciei-me em Mister Donut. Já comia vez por outra em outra província, na ânsia de juntar os pontos e conseguir alguns brindes. E olha que o Mister Donut oferece brindes bons, viu! Já consegui um jogo de pratos, copos, balança, jogo de salada... Até bolsa já consegui, mas essa acabei dando para minha mãe. Sem falar que além dessas deliciosas e calóricas rosquinhas recheadas ou não me saciam. O bom disso, é que se vai na hora do café, toma-se café com leite à vontade com uma rosquinha de sua preferência. E só paga-se pelo café que você pode passar um bom tempo tomando até quando seu nível de cafeína dizer chega. Melhor quando tem aquelas promoções, dez donuts pelo preço de sete, donuts pelo preço de 100 ienes...
Vez por outra, passo na Mister Donut de Shinjuku, um dos meus pontos preferidos para bater perna antes de encarar dez horas de trabalho.
O bom é aquele que fica em Takadanobaba, estação em que os estudantes embarcam-e-desembarcam para irem na Universidade de Waseda, uma das mais conceituadas do Japão, a qual saíram muito artista famoso e gente comum pero no mucho como o Hirotada Otodake, o qual um dia falo melhor desse rapaz. Voltando ao Mister Donut (mania que tenho de começar uma coisa, meto outra nada a ver no meio, e depois tem que voltar do ponto de partida...), o de Takadanobaba é um lugar calmo e tranquilo, pode-se tomar café com bolinho a vontade e estudar, não exatamente nesta ordem. O que estraga um pouco naquele lugar é a bendita escada que, além de estreita, possui degraus um pouco altos e tem que tomar muito cuidado ao subir, principalmente se você carrega a bandeja com café com leite e uma centena de donuts em uma mão e sua bolsa na outra.
De vez em pouco, vou no de Shinjuku. Próximo à estação de Seibu-Shinjuku, tem um que fica bem na avenida Yasukuni-doori, quase em frente à prefeitura do distrito de Shinjuku. Lá servem uns lanchinhos deliciosos, onde só encontrei lá, como pãozinho branco com manteiga ou geléia, cachorro-quente de linguiça ( esquisito, né? Mas traduzindo ao pé da letra é isso mesmo ), sanduíche picante e por aí vai. Assim como no de Takadanobaba, o de Yasukuni-doori tem uma escadaria de doer. Pior ainda que tem uma curva que, se não tomar cuidado, um rapaz ou uma mocinha apressada pode te atropelar sem prévio aviso.
Mas querem saber mais? Vou pôr aqui as características desses petiscos que doem o bolso mas matam as acompanhadas do seu estômago (estou pensando em batizar a minha, sugiro nomes ).

Starbucks Cafe
Tipo: Cafeteria, começou nos EUA e tem em quase todo o mundo. Quase, porque no Brasil ainda nem chegou, e sabe lá se chegará, pois os botequins que servem pingado no copo americano são contra a idéia de servir café gelado com caramelo e outras iguarias.
Onde encontrar: Em quase todo o Japão. O logotipo redondo, verde, branco e preto, com o desenho de uma sereia estilizada é inimitável e reconhecido a milhas de distância.
Por que é bom: Servem cafés de tudo o que é tipo, seja quente ou gelado, com creme, sem creme, com leite de soja, gelado, frapê...
O lado ruim: Um pouco caro pra quem está acostumado a tomar café todo dia. Em dias de verão, fica impossível encontrar um lugar vazio para sentar, tamanho é a disputa por um cantinho refrescante tomando Frapuccino de chocolate.

Mister Donut
Tipo: Doceria, também importada dos EUA e só tem a filial no Japão, o qual tem mais força do que na Califórnia. No Brasil, tinha o Dunkin Donuts, mas nem sei se ainda existe. Se ainda existe, me avisem, pois comi lá há mais de dez anos atrás!!!
Onde encontrar: Também em quase todo o Japão. A fachada laranja e amarela, escrito "Mister Donut" em vermelho é visto a longa distância. Sem falar que na entrada, sempre tem os brindes.
Por que é bom: Você pode tomar café com leite ou só café a vontade, junto com um donut. Além de poder fazer uma refeição quase completa com comida chinesa. Ou sanduíches, com pãozinho branco. Além das promoções que citei anteriormente.
O lado ruim: As escadas. Todo Mister Donut que fui, tirando aqueles que ficam dentro de lojas de departamentos, a escadaria é de meter medo. Na hora de subir, carregando a dita bandeja, corre o risco de tropeçar e ir pro chão com café, donut e tudo. Sem falar do povo que desce correndo...
( Sem citar que o Mister Donut, dentro do Studio Alta de Shinjuku, odiei o ambiente.)
Ah, nem todo Mister Donut é "escolha-pegue-e-pague". A maioria que conheço você tem que escolher no balcão. Pra quem sabe ler japonês, mesmo com legendas, fácil, o duro é quando não sabe nem ler inglês...

Excelsior Cafe
Tipo: Cafeteria. Sério concorrente do Starbucks Cafe.
Onde encontrar: Em Tóquio. Ao menos só encontrei lá. Logotipo redondo com uma xícara de café no meio, rodeado de azul e branco. E geralmente as paredes são de um amarelo meio... hã... mostarda.
Por que é bom: Os cafés são bons, os lanches idem. Pode-se fazer uma refeição completa dependendo da sua fome. Além de tocar muita música de bossa-nova.
O lado ruim: Assim como o Starbucks, também não dá pra ir tomar todo dia. Sem falar que dependendo do horário, também vive lotado. A maioria, salarymen, office-ladies e estudantes universitários. Sem falar dos americanos, australianos, ah, sei lá, quase todo loiro pra mim é quase tudo igual ( ué, não tem gente que fala que japonês é tudo igual? Então, toma!), que ficam dando uns de esnobes. Esnobe bom e legal são os ingleses, tá?

Tully's Cafe
Tipo: Cafeteria. ( Se eu mencionar mais uma cafeteria neste post, o povo me trucida ou me chama de coffee addict com razão)
Onde encontrar: Por enquanto só vi em Kanagawa e Tóquio.
Por que é bom: Quer lugar tranquilo pra tomar seu café e ler um livro? Eis um lugar perfeito. O Irish Coffee é recomendado para aqueles que tem que encarar dez horas num escritório, como eu. Já vai preparado e dopado.
O lado ruim: Assim como o Starbucks e Excelsior, não dá pra ir todo dia...

Saizeriya
Tipo: Family restaurant. Local onde é bom, gostoso e barato. Comida italiana com tempero japonês, mas quem se importa?
Onde encontrar: Em todo o Japão. A construção externa varia, mas a interna é igual - afrescos de Michalangelo com anjinhos e santos.
Por que é bom: Drink bar a vontade. Pode ficar mais de três horas bebendo suco, refrigerante e café sem ninguém reclamar, eu acho. Sem falar que o precinho é acessível, a comida é boa.
O lado ruim: O que fica perto do escritório onde trabalho, não recomendo. Metade do Departamento Financeiro foi parar no pronto-socorro depois de comerem macarronada com queijo estragado. E eu passei mal três vezes depois de ter comido um prato com carne de carneiro (duas vezes passa, né, mas na terceira...).


Tá bom o bolinho, Tamaki-kun?


PS: No meu post anterior esqueci de mencionar que o Hiroshi Tamaki é o garoto-propaganda do Mister Donut, na cena em que ele fica em cima do letreiro, tomando café com leite...

Comments