Cultura Brasileira no Exterior

Por mais que eu esteja quase uma década longe da terrinha, existem coisas que ainda gosto do Brasil. Tudo bem que não sou chegada a Carnaval, tanto que nem ia a bailes nem blocos. Se bem que antes de vir pra cá, minhas férias em Santa Catarina foram no meio do Carnaval e acabei indo ver um bloco de rua.
Há vinte e seis anos, em Asakusa, bairro tradicional de Tokyo, mais conhecido pelo templo de Kaminarimon, sempre tem um carnaval de rua. Com direito a carro alegórico e tudo! Desde que passei a morar em Yokohama, sempre fiquei de ir, mas sempre calhava do sábado ir trabalhar. Este ano prometi que, se não fosse trabalhar, iria até Asakusa ver três colegas minhas de trabalho sambar. Exatamente, blocos e grêmios recreativos na avenida principal por seis horas! Dúvidas, vejam aqui. E a reportagem não exagera - tinha gente pra caramba! Só que as minhas colegas ficaram do lado oposto onde eu estava (eu ia saber?) e não deu pra tirar fotos legais, mas espero que nos próximos anos eu consiga melhor ângulo. Na pior das hipóteses, participar de um bloco, nem que seja pra tocar surdo, coisa que fiz durante três anos de colégio técnico, quando participei de uma fanfarra.
Quem pensava que no desfile era só brasileiro que participava, ledo engano! Tinha muito japonês mandando ver no samba e batuque! Mesmo nas bandas marciais, mesmo no carro alegórico da Fuji Television!
Confesso que fiquei impressionada e eu perdendo tudo isso. Mesmo não curtindo Carnaval. (Ironia: não ia nem no Brasil e vai no do Japão!). Acreditem, minha colega que participou, foi até entrevistada?! Deixa o pessoal saber disso...
Setembro está chegando e junto novamente o festival de Cinema Brasileiro, no Kokusai Forum, em Tokyo. O bom é que um dos filmes que quero assistir, vai ser no dia da minha folga! Informações e detalhes aqui!!!
E pior que encontrei esse site num site pra brasileiros aqui que é uma baixaria só e ainda teve gente que teve a pachorra de dizer que é só pra japonês fanático... Bléééééé pra alguns brasileiros sem cultura mesmo...



Estou falando sério, acha que é só brasileiro que se espreme pra ver samba??

Comments