Thursday, November 23, 2006

Um minutinho por favor...

Espere um minutinho por favor, wait a minute please, chotto omatte kudasai sempre ouvi isso quando eu ligo para algumas companhias prestadoras de serviço. Ao final desta frase, colocam você para ouvir algumas musiquinhas digitalizadas em computador ou no modo MIDI, pois cantada, por motivos de direitos autorais, não pode.
Bom, como muita gente que me conhece e costuma ler aqui, trabalho também em uma companhia prestadora de serviços, mas na outra seção. Mas acima de tudo também sou consumidora assim como você, a minha, a sua, as nossas mães, pais, irmãos...
Todo dia ligo e recebo ligações de tudo o que é tipo de pessoas e humores. Quando falo "aguarde um minutinho na linha por favor", sabe que um minutinho leva uma eternidade ainda mais quando você deixa o cliente na espera fazendo ele ouvir musiquinha (confesso que não sei qual é). Dependendo do humor, ou ele dorme ou ele já "detona" a gente de vez.
Estava conversando com alguns colegas de serviço a respeito disso. Das musiquinhas de espera no telefone. Perguntei porque não colocar a musiquinha dos Smurfs (lembra do "lalalalala, lalalala...") para o cliente ouvir enquanto a gente tenta solucionar o problema dele? Bom, como disseram, bem provavelmente mandaria a gente pra ( vocês sabem onde).
Claro que como consumidora, também já fiquei horas intermináveis na linha aguardando o resultado. Adoro Beatles, mas a versão de "Let It Be" já me dá sono e quando o atendente retornar a ligação pode correr o risco de ouvir o meu ressonar (vulgo ronco) do outro lado da linha. Claro, a música já é lenta, na versão "musiquinha de espera", isso ninguém merece.
Tem uma companhia de telefonia que, para solicitar o desbloqueio ou bloqueio do sistema, te faz esperar e ouvir musiquinha de jazz a la happy hour de final de tarde ou "Imagine" (coitado do Lennon, deve estar se revirando nas cinzas).
O pessoal bem que poderia ser criativo, né? Dependendo da situação e do estado emocional do cliente, poderíamos sugerir as seguintes melodias de espera:

Cliente apressado: Se aparece aquele cliente que quer tudo pra ontem, daquele que diz ter nascido de nove meses e está querendo tirar o pai da forca, eis a música ideal para esse tipo - qualquer um de new age, tipo enya, por exemplo. Vai deixar o cara calminho, calminho. Só ver se ele não está roncando do outro lado da linha, claro.

Cliente sossegado: Aqueles que ligam que não têm o quê fazer e aproveitam que a ligação é gratuita e ficam trocando dois dedos de prosa. Pra dar um caldo, nada melhor que a trilha sonora de "Rocky o Lutador" ou do Indiana Jones. O problema se o cara gostar de cinema, aí o feitiço se vira contra o feiticeiro...

Cliente que chora: Sim, e no sentido literal. Principalmente mulheres, chegam a chorar baldes e baldes de lágrimas (de crocodilo). Nada melhor que um sambinha agitado ou um rock pauleira mesmo. Quem sabe acorda pra vida.

Cliente cínico: Aquele que liga e te debocha até a última encarnação do planeta. Tira sarro de tudo, até do seu "Bom dia". Quem sabe a marcha fúnebre ou alguma trilha sonora de terror macabro das antigas?

Cliente que xinga: Todo dia a gente nunca escapa dessa espécie que o pai de todos os males. Já liga gritando, destilando todo o repertório de palavrões nem dando a chance de você falar algo. Pra esses, já bota eles pra ouvirem a musiquinha dos Smurfs, alguma de circo... pra ver se acalma ou continua. Se acalmar, tudo bem, podemos conversar civilizadamente, mas se a gritaria persistir, bota ele pra ouvir de novo. Ou ele baixa a guarda ou desliga de vez.

Cliente bonzinho: Pode ser "Aleluia", "All You Need Is Love". Cliente que liga, fala o necessário e agradece, é coisa rara hoje em dia. Só tomar cuidado pois tanta bondade pode se tornar o...

Cliente conquistador barato: liga sempre dizendo "meu amor", "meu bem", "minha deusa" e outras cantadas que embrulham nossos estômagos de forma drástica. Sabe aquele cara que quer conquistar todas na conversa? Bem por aí. Pra cortar o barato, quem sabe botar uma marcha fúnebre ou o tema de "Psicose"? Se ele depois disso agradecer a ligação e disser "um beijo minha flor", pode pensar em outra música pior.

E vocês, alguma sugestão? Aguardo respostas!

2 comments:

  1. Hhahaha...Fala sério...essa da músiquinha dos smurfs foi demais...
    Já no meu Depto, as coisas são piores um pouquinho, você precisa arrumar um outro repetório.....

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  2. Boooooooom, se você tiver sugestões, a gente passa para o departamento responsável para aprovação.:)

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