Feliz Aniversário



Trinta e nove anos no dia seis de fevereiro!
Precisamos dizer mais?
Omedetou Gozaimasu!!

Trinta e nove coisas sobre Masaharu Fukuyama
Tá, essa eu inspirei no artigo do Macca, mas também pode servir pra ele também....

1. Começou a carreira em 1990, mas o primeiro show não tinha uma alma viva pra presenciar o evento.
2. "Tsuyuoku no Ame no Naka", o primeiro single, é a música que faz parte dos shows até hoje.
3. Nasceu em na cidade de Nagasaki, em 6 de fevereiro de 1969.
4. O apelido "Masha" deve-se ao pai, que tinha problema de dicção em pronunciar o nome do filho. Até hoje ele é conhecido assim, tanto pelos fãs como pela mídia.
5. Foi a partir do segundo single "Access" que ganhou notoriedade... pra comerciais! A música foi inclusa num comercial de filmadoras Victor.
6. Fez poucas novelas, mas muita gente lembra dele como um dos irmãos em "Hitotsu Yane no Shita".
7. Pouco se sabe da vida amorosa dele. Tanto que uma delas acabou casando com outro ator, digamos de passagem. (Quem souber, me avisem.)
8. Era fumante inverterado. Foi diminuindo gradativamente (numa revista especial sobre a turnê "Eggs", em 2001, tinha passado a fumar cigarros de teor médio de nicotina) até parar de vez. Dá pra perceber que teve uma mudança de entonação nas músicas mais recentes.
9. Duas músicas de composição dele foram escritas especialmente para outros artistas e só depois foram lançadas como "lado B" de seus singles, como "self-cover": "Squall", para Eiko Matsumoto, em 1999. E "Himawari", de 2003 para o cantor de enka (coincidência: também de Nagasaki!) Kiyoshi Maekawa.
10. Gosta de curry do tipo mais ou menos ardido.
11. Dizem que ele faz tudo em sua casa: lava, passa, cozinha, paga as contas... (Não quer pagar as minhas também?)
12. Começou a se interessar por fotografia nos meados dos anos 90. Gostou tanto que em 2000 foi convidado a participar na TV Asahi como fotógrafo nos jogos olímpicos; em 2003 fez papel de fotógrafo e jornalista num filme-baseado-na-vida-real de um corredor universitário; e em 2006 lançou um livro com as melhores fotos que tirou durante suas viagens ao exterior (EUA, Cuba, Europa).
13. Quem indicou pra que viesse a fazer parte do escritório que o empresaria - a Amuse - foi Keisuke Kuwata, do Southern All Stars. Dizem que mesmo com um incidente na casa de Kuwata (devido a alguns saquês a mais ), eles continuam sendo como se fossem irmãos. Tanto que, no show da companhia, o Yumejinshima em 2006, Kuwata o chamou no palco como "meu irmão mais novo".
14. Ainda com Kuwata, participa regularmente do evento "Act Against Aids", show de final de ano.
15. Só participou uma vez do tradicional "Kouhaku Utagassen" da NHK em 1993, com a música "Melody".
16. Desde 1996 possui um programa de rádio na Tokyo FM - "Fukuyama Masaharu SUZUKI Talking FM", aos domingos, das 16 as 16:55 horas. Nem precisa dizer quem patrocina.
Mas desde 2000, na Nippon Housou (AM 1242) possui o programa de sábado a noite o "All Night Nippon Saturday Special", das 23:30 a 1 da manhã.
17. "HEY!", 16o. single, foi lançado como música-tema das Olimpíadas de Sydney, no programa que cobria o evento pela... TV Asahi (veja item 12).
18. Em 2002, lançou um álbum de covers, baseado em um programa de TV que possuiu de janeiro a setembro, o "Fukuyama Engineering". Destaque para "Seishun no Kage", do Tulip (com direito a introdução de "White Shade of Pale", do Procol Harum)e "Cosmos", de Masashi Sada (mas a versão mais conhecida foi da Momoe Yamaguchi).
19. Participou da campanha da FujiFilm, "Photo is...", com fotografias tiradas por ele mesmo e tendo a música de fundo... "Imagine", de John Lennon, em 2006.
20. Diz que quer casar e ter dois filhos quando chegar aos 40 anos.
21. Pouco se fala da família do Masha, mas sabe-se que tem um irmão mais velho.
22. "Sakurazaka", seu 15o. single de 2000, além de marcar a transição de gravadora ( mudou de BMG para Universal), foi o mais vendido daquele ano. Além de ter sido lançado na época do florescimento das cerejeiras, lhe rendeu o primeiro lugar na Oricon e dois milhões de cópias.
23. Pelo menos três anos seguidos, é eleito o segundo homem mais preferido pelas leitoras, no enquete feito na revista feminina "an-an". Perde pro Takuya Kimura (SMAP).
24. Em 2006, a revista feminina "Domani" e a especializada em música "Oricon Style", o elegeram o primeiro homem mais preferido pelos leitores.
25. "5 nen mono" reúne todas as músicas que saíram em singles. Exceto "Beautiful Day", que saiu em comercial da goma de mascar Xylish; "The Edge of Chaos", do comercial de veículos Suzuki; e a faixa-bônus (edição vermelha) "Sandy", que segundo seu produtor, Goofy Mori, não significa nada, apenas uma estorinha.
26. Falando mais em comerciais... Participou regularmente nos comerciais da Xylish, sendo o último, contracenando com narizes dançantes em pleno ônibus londrino; e pelas bebidas Pocari Sweat, a companhia até patrocinou um show especial para 10 mil felizardos que concorreram um ingresso grátis (a base de sorteio via cartão-postal), em 2003, no Makurahi Messe, em Chiba.
27. No comercial da cerveja "Diet Nama", da Suntory, a campanha do verão de 2006, além de concorrer a um yukata (quimono de verão), o comercial contava com a presença de dois sumotoris - Chiyokotai e Tochiazuma.
28. Gosta de guiar motos.
29. Pra ver o quanto o rapaz é discreto na vida pessoal: raramente se vê alguma fofoca nas revistas especializadas. Alguém aí sabe de algo? Não? Nem eu.
30. O site oficial http://www.amuse.co.jp/fukuyama/mashamaro-shuppan/ traz informações do próprio, bem como recentemente mantém um diário sobre sua recente turnê.
31. "Ano Natsu mo umi mo sora mo", terceira faixa do single "milk tea", de 2006, e música do comercial da cerveja citada no item 27, o final é uma "pequena homenagem" aos Beatles. Quem ouviu, lembra um pouco a parte da orquestra em "A Day In the Life".
32. Uma de suas revistas preferidas é "Muu", que fala sobre paranormalismos, objetos voadores não-identificados...
33. Quando criança, costumava caçar besouros e insetos (como toda criança aqui, né...) com pasta de farinha e água na ponta de uma vareta. No programa "Domoto Kyodai", de 2006, ele mostrou a foto posando com isso ao lado do irmão mais velho. Como ele disse, "lembranças do tempo de interior em Nagasaki"...
34. "Peach!!", single de 1999, foi tema de novela "Itabashi Madames". Mas só se encontra na coletânea "Dear - The Magnun Collection", ao invés de algum álbum.
35. Dois de seus covers "Cosmos" e "Oyome ni Oide" podem ser encontrados em dois álbuns-tributos "Yamaguchi Momoe tribute Thank You For..." e "HORIZON Kayama Yuko Cover Songs", respectivamente.
36. Usa óculos, sim senhores. E faz questão de ser fotografado com eles.
37. Seus ídolos são Robert Cappa e Robert Frank. Fotógrafos, claro!
38. Possui uma variedade de violões e guitarras. Pra alegria de beatlemaníacos (como eu), tem a Gretsch Country Gentleman igualzinha a de George Harrison (a que tem a assinatura de Chet Atkins).
39. Na turnê mais recente, os fãs puderam ouvir em primeira mão a música-tema do filme baseado no romance de Lily Frankly, "Tokyo Tower Okan to boku to, toki doki, oton". A música se chama "Tokyo ni mo attanda".

Editado devido a insistência de algumas leitoras que sutilmente disseram "só isso???" na primeira postagem.

Comments