E as águas de março vem fechando o... inverno!

Isso no que dá morar no hemisfério norte, a doze horas de diferença de sua terra natal. Enquanto muita gente está dormindo ou conseguindo ir pras baladas a esta hora, eu estou aqui tentando atualizar este sítio. Enquanto onde meus pais moram faz um calor de fritar ovo no asfalto, aqui está entre o frio e o morno, com chuvas ocasionais (mas neca de neve e não vai ser agora que vai nevar!). Por isso que duas de minhas músicas favoritas não dão muito certo em determinadas épocas do ano.

"Aguas de Março", de Tom Jobim e Elis Regina é um deles. Não tem sentido cantar "são as águas de março fechando o verão" sendo que aqui está é fechando o inverno. Mas que a seqüência "é a promessa de vida no teu coração" é verdade. Sim, março encerra um ciclo e inicia-se outro. Aqui termina um ano fiscal e começa um novo. Por isso chega-se abril muita gente entra em pânico por causa de procura de emprego, uma casa nova e o risco de ser descartado, como é o terror de muita gente que está aqui, a não ser que você seja funcionário-padrão, mas mesmo assim fica na berlinda.

Outra música também que gosto mas também perde-se o sentido de cantar na primavera é a primeira frase da música de Beto Guedes, "Sol de Primavera". Isso porque aqui, a primavera começa no dia 21 de março e não em setembro. Tirando "quando entrar setembro", o resto fica valendo. E muito. Porque primavera é linda do mesmo jeito em qualquer lugar do mundo. Só que no hemisfério norte começa em março.

Tudo bem, não importa quando começa-se a estação do ano, seja morando no Japão, Brasil, Estados Unidos ou Austrália. O importante é o conteúdo de suas canções.

Comments