Existem coelhos chocadores?

Quando eu era criança, achava que o dia da Páscoa era dia de ganhar ovo de chocolate. Todo ano, meu pai trazia um enorme, da Lacta, o de número 23, o maior que tinha no mercado, naqueles bons tempos em que era somente um tipo e vários tamanhos. Mas numa família em que comer doces era só no domingo ou quando vinha visita e olha lá, o domingo de Páscoa era aguardado para mim e pro meu irmão mais velho.

Só de abrir aquela embalagem dourada e descascar cuidadosamente o papel alumínio para descobrir aquele baita ovo de chocolate e recheado de vários bombons, já era uma alegria. Claro que, naqueles tempos em que a ditadura militar pairava no ar, a gente usava a embalagem do ovo para encadernar os livros de escola e a fita de cetim para enfeitar o cabelo. E ninguém ria da gente com essas coisas que hoje seria chamado de "coisa de pobre" ou "pão-durismo".

O tempo passa e a gente cresce. A época do catecismo e descobrir sobre o real significado porquê a gente não comia carne na sexta-feira santa e o domingo de Páscoa. O duro era entender e depois explicar nos tempos em que cursei o Magistério para as crianças a relação ovo de chocolate e coelho, já que coelho não bota ovos. Então por que o coelho entrega ovos de chocolate na Páscoa? Ai...

Mas para dizer a verdade, mesmo até hoje sabendo que a Sexta-feira Santa não se come carne devido a crucificação de Cristo e Domingo de Páscoa seria sua ressureição, e que a relação coelho e ovo seria a fertilidade e nova vida que chega, às vezes sinto falta de ganhar aquele ovo embalado e recheado.

Bom, é que morar num país cuja população é 99% budista, praticar o catolicismo e cultivar certos hábitos de nossa terra, fica meio difícil.

Até encontrar um ovo de chocolate igual aquele que meu pai trazia pra casa nos domingos de Páscoa.

Comments

  1. O mais gostoso da páscoa, depois de ficar com a familhota, sao os chocolates :D e aqui em casa sempre tem muito: minha mae eh professora e minha irmã eh fisioterapeuta, elas ganham toneladas! E eu acho ruim, neh? hehehhe
    Bjs

    ReplyDelete

Post a Comment