Curiosidades bem (In)úteis em Quadrinhos e Animação

1. William Hanna e Joseph Barbera, antes de criarem o próprio estúdio de animação, tentaram a sorte nos estúdios de Walt Disney. Ficaram de dar a resposta até hoje.
2. Quem é a mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho, os sobrinhos do Pato Donald? Resposta: Dumbella, a irmã do Donald. Ela nunca apareceu, só é mencionada na carta enviada a Donald no desenho em que os três patinhos aparecem. O pai é ignorado, na árvore genealógica da Família Pato, a foto aparece coberta pela folha da árvore.
3. Em um estudo meio inútil sobre os Smurfs, os mais radicalistas dizem que existe uma conspiração comunista. Oras, só porque os azuizinhos se vestiam iguais, viviam em uma comunidade, tinha um líder barbudo (lembra quem?) e além disso, o Gargamel vivia desejando dinheiro? Isso é um tipo de coisa que gente desocupada não tem o que fazer mesmo...
4. Afinal, Walt Disney está congelado em alguma clínica criogênica? Uma parcela diz que sim, outra parcela diz que não. Como até mesmo fontes sérias passam versões diferentes, prefiro acreditar que ele foi e pronto. Ou pode ser que esteja tocando algum negócio às escondidas com o Rei Elvis. Ué, vocês também não ficam dizendo que Elvis não morreu?
5. Falando no Elvis, encontraram uma foto ( as tais mug shots) em que ele foi fichado pela polícia. Por se apresentar rebolando com aquela gordura toda? Entalado numa porta giratória do banco em horário de pico? Furto de donuts? Nada disso: precisou pra visitar o Presidente Nixon, em 1973.
6. Maurício de Sousa, antes de criar Bidu, Mônica, Cebolinha e todos aqueles montes de personagens, foi repórter policial pela antiga "Folha da Noite". Ele ilustrava os fatos onde nem se dava para fotografar.
7. Mais Maurício: alguém se lembra do Nico Demo, aquele menininho sardento que se vestia de preto e tinha um cabelo um tanto... hã... esquisito? E que as tirinhas além de humor negro eram mudas?
8. O estereótipo de quase todos os personagens de mangás terem olhos maiores que o resto veio de Osamu Tezuka (o criador do Astro Boy e entre outros) nos anos 50.
9. E sabiam que Tezuka era colecionador de insetos? Sim, escreveu e desenhou vários livros a respeito de insetos e outros bichos.
10. Ninguém reparou que os filmes "Rei Leão" e "Mulan" eram beeeeeeeeeeeem semelhantes com "Jungle Tatei" (Simba, o Leão Branco") e "Ribon no Kishi" ("A Princesa e o Cavaleiro")? Então assistam esses desenhos animados e depois me contem.
11. Lima Duarte dublou: Wally Gator, a Tartaruga Touché, mas é mais conhecido pela dublagem do Manda-Chuva. E Orlando Drummond (o Seu Peru da "Escolinha do Professor Raimundo") foi o dublador de Scooby-Doo, Alf, Bionicão.
12. Jô Soares, nos anos 60, traduziu o clássico francês de quadrinhos "Barbarella" para o português.



Alguém possui a versão traduzida para o português por Jô Soares?

Comments