O Festival das Estrelas

A crença de quando se vê uma estrela é fazer um pedido a ela para que seu desejo se torne realidade, a gente sabe que seriam estrelas cadentes. Mas aqui, todo dia 7 de julho, uma princesa e um plebeu, ao se conhecerem, esqueceram dos deveres e dedicaram-se ao amor. Por causa disso, transformam-nos em estrelas nas quais poderiam se encontrar uma vez por ano. A partir daí, esse encontro foi transformado em uma festa, chamado de "Tanabata" (em japonês - 七夕 - significa sete noites).

A festa mais tradicional de Tanabata fica na cidade de Sendai, capital da província de Miyagi, no qual a cidade se enfeita com os sete símbolos, que representam desde prosperidade no trabalho, estudo e saúde.

Veja os símbolos e significados aqui! (Wikipedia, em inglês)




Mas também você não precisa ir até Sendai para ver o festival. Geralmente, muitas cidades fazem seus festivais, coincidindo com o verão e férias escolares. A segunda cidade que é mais conhecida pelo Tanabata Matsuri, é a de Hiratsuka, situada na província de Kanagawa (fica a meia hora de casa!!!!!). Mas para quem está na terrinha, basta no mês de julho, dar um pulinho no bairro da Liberdade, em São Paulo, para ver o festival.




Só não esqueçam de escrever o seu pedido no tanzaku pra que ele chegue às estrelas...

Comments