Ed Sullivan Show

Pra quem não sabe, mas também não deve ser da época de (quase) todos os leitores deste sítio, inclusive da escriba que tecla aqui, o "Ed Sullivan Show" foi um patrimônio da TV americana. Semelhante ao nosso Sílvio Santos. Sullivan trazia "ao vivo", atrações musicais, teatrais, senão atores de cinema e se apresentavam para todos os telespectadores de todo o continente americano.

Claro que houveram algumas controvérsias, tais como mostrar Elvis Presley cantando da cintura pra cima, pois "naquela época", o requebrado do Rei do Rock era tido como "indecente", "imoral" e que "não condizia com a conduta familiar" (bom, é que naquela época não tinha a dança da garrafa...). Uma pena que ainda não encontrei o vídeo, mas quem encontrar, me avisem e passem o link pelo post mesmo, a autora agradece e publica o (a) autor(a) do feito.




The Beatles - "All My Loving": Apesar de eu ja ter postado anterioremente a vinda dos Beatles na América, vale a pena ver os quatro de Liverpool pela primeira vez no solo americano e morrendo de medo das coisas não derem certo. Não prestei atenção na minha primeira postagem, mas quando a câmera focaliza o John, tem uma legenda - "Desculpem, garotas, mas ele é casado", mas nesta que posto agora, nada tem. Pra quem não é muito fã dos quatro, vale uma outra curiosidade extra: George Harrison estava gripado, mas tão gripado, que não foi aos ensaios e na apresentação estava a base de remédios pra ver se não tossia ou espirasse no meio da cantoria....




The Blue Comets - "Blue Chateau": Um dos primeiros grupos de rock japonês (nos anos 60 chamavam de "Group Sounds") a se apresentar no Ed Sullivan Show, em 1968. A versão original é toda em japonês, claro, mas na apresentação cantaram a primeira parte em inglês. Detalhe para o uso do o-koto no início da música, que na original não tem. Em tempo: o grupo Blue Comets era considerado um dos grupos de rock japonês mais "família" que a TV japonesa comentou, fizeram o show de apresentação quando os Beatles foram no Budokan e tocaram na música "Makkana Taiyou", interpretada por Hibari Misora, a diva da música enka da era Showa!



The Rolling Stones - "Let's Spend Some Time Together"???? Pois é. Quem conhece bem as músicas dos Rolling Stones, sabe que a música apresentada se chama "Let's Spend The Night Together", mas como "naquela época", pegava muito mal (bando de pervertidos, passar a noite juntos pode significar ver a lua, escalar o monte Fuji, entre outras coisas!), o grupo foi obrigado a mudar o refrão, a contragosto, como pode se ver no jeito que Mick Jagger interpretava, mas em contra-partida, a vingança é doce e se come cru, a dança e os trejeitos, passaram batido...
(Desculpe pela qualidade, mas não encontrei outra melhor!!!)



The Doors - "Light My Fire": Tudo por causa da palavra "higher", que significa - para muita mente perversa - estar num estado de euforia sob efeito de alguma substância alucinógena. Mas pode ser excitação, alegria, que seja. Mas essa apresentação do grupo rendeu muita dor-de-cabeça naquela época, e diz a lenda que o tecladista, Ray Manzerek só soube que o grupo ia apresentar no programa por acaso, assistindo à TV e ninguém avisou antes!

Comments