Roteiro Gastronômico: Ishiyaki Biiruen

Pra quem está fora do Japão, esse nome pode soar estranho, mas para quem mora aqui, os restaurantes de yakiniku - um tipo de churrasco japonês - estão espalhados aqui e acolá, com uma variedade de carnes e preços. Pros leigos na culinária, o yakiniku se compõe de variedade de carnes (seja de frango, vaca ou porco) cortados em fatias mais finas que papel e você vai pondo na grelha que fica no meio da sua mesa e vai assando. Quando estiver no ponto, é só comer com molho apropriado. Do mais adocicado ao ardido.

Costumamos ir ao Ishiyaki Biruen, que fica na cidade de Odawara, próxima à estação de Hotaruda (linha Odakyu-Odawara). Quem descobriu esse local, foi um colega meu com quem trabalhei três anos e ele indicou pra nós. Motivo da gente ter voltado (muito) mais vezes mesmo morando em Yokohama? Bom, gostoso e barato!

O lado bom: o local é espaçoso, porém não aconselhamos muito ir no horário de pico, ou seja, hora da janta, por volta das sete ou oito da noite, principalmente nos finais de semana - corre o sério risco de ficar na lista de espera por uma hora, ou mais se esquecer de marcar seu nome na lista de espera. Já fomos aos sábados e sabemos como é. Vamos antecipando que é um restaurante família.

Ao contrário que muita gente pensa - lugar de yakiniku, sinal de fumaceira e voltando pra casa cheirando churrasco -, o Ishiyaki Biiruen não fica com a fumaça pairando no ar - as grelhas que ficam nas mesas, têm um sistema que "suga" a fumaceira para dentro da mesa. O único cuidado que os visitantes têm que tomar cuidado é pra não espirrar o molho na roupa, isso nem detergente sai.

A comida: além de carne muita carne de vaca, de porco e espetinhos de frango, também temos a escolha de legumes, cogumelos, verduras, frutas e gelatinas. Além de poder fazer sua própria salada, fazer seu lámen, um curry semi-apimentado com arroz, sushi, sopa... Sobremesa? Sorvete de massa ou sorbet e balcão de bolos. Nham! E às vezes, em épocas sazonais pode ter foundue de chocolate com morangos, algodão-doce e kakikoori (o que no Brasil a gente chama de "raspadinha de gelo"). Ah, pra digerir tudo isso, claro que temos a escolha das bebidas - self service ou cerveja ou coquetéis (atenção: se estiver de carro, NUNCA beba e dirija depois! Se for beber, vá com alguém abstêmio. Melhor do que pegar 5 anos de cana e pagar 5 milhões.).



Como chegar:

De trem: Estação de Hotaruda, linha de trem Odakyu-Odawara, dois minutos à pé. Fica ao lado da loja de conveniência Seven Eleven.

Por que a autora recomenda: Um dos poucos lugares que você pode comer um pouco de tudo e sair satisfeito. E também com a vontade de voltar mais vezes. Apesar do tempo ser restrito (limite de permanência, 90 minutos no jantar), dá pra comer na maior calma sem risco de passar mal depois. Recomendo ir na janta, pois além do tempo ser maior, têm mais variedades de alimentos. O preço é barato, favorecendo nós, mulheres, nos dias de semana, cujo preço sai mais em conta. Quem me conhece sabe que se volto mais vezes é devido ao point-card! Na primeira vez, ganha um cartão "regular" - preenchendo quatro carimbos, na quinta ida, ganha uma bebida de graça e sua cotação vai para "prata" e depois para "ouro". No ouro, cada ida ganha quatro bebidas de graça. Se forem quatro pessoas no máximo, claro...

Atenção: lugares que você paga uma quantia e come o quanto quiser, cuidado para não pegar muito e deixar sobrar. Além de desperdício, falta de etiqueta, tem que pagar a mais.

Comments