As Aparências Enganam

Uma das coisas que preciso aprender é nunca julgar um livro pela capa, pois o resultado pode ser totalmente diferente do que se parece. Da mesma coisa que as outras pessoas podem pensar de mim e vice-versa.

Também pra confundir as coisas, pra mim é um pulo só. Mas depois não confundo mais. Principalmente artistas no geral (se bem que até pessoas comuns, eu já confundi).

Semana retrasada, das curtas férias, jurava que era uma colega minha que estava em Shinjuku e coincidentemente era a folga dela. Eu estava dentro do trem e a suposta colega minha passando ao lado, na plataforma. Quando voltei da folga, perguntei a ela se no dia tal hora tal ela estava na estação de Shinjuku, na plataforma do Yamanote com a Chuo (Nota: Yamanote e Chuo são linhas da Japan Railroad). Ela jura que não, apesar que realmente era o dia da folga dela, mas que o cabelo era parecido...

Voltando confusão de artista: na minha pré-adolescência, já fiz confusão - podem me bater - com o George Harrison e Keith Richards, ambos em início de carreira. Sério, por um pares de anos fazia confusão e levei bronca de um amigo meu que é fã dos Beatles e dos Rolling Stones devido a um vídeo das antigas...




Ah, gente, dêem-me um desconto, afinal eu tinha uns doze anos na época! Mas se bem que se passarem as imagens muito rápidas demais, confunde mesmo. E tenho culpa também se os dois eram (ou são, que seja) guitarristas? Claro que o ano passa, o ano voa, vocês reparam nas diferenças...

Já deixei de ouvir muita música quando ouvi a primeira vez e não gostei. Depois que você cria coragem e muita vergonha na cara, ouve de novo e gosta. Sabe aquela história "a primeira impressão é que fica"? Acho que vou ter que rever meus conceitos em certos aspectos.

No início deste milênio, eis que aparece um rapaz, com este visual:



Vão pensar: que raios este rapaz faz? Pertence àquela agência de artistas iniciantes para adolescentes o Johnny's? Visual-kei de terno? Aí eu respondo: pensei a mesma coisa quando vi a foto, mas quando esse menino abriu a boca, olha a surpresa....

Sim, é o cantor de enka mais popular e querido pelos jovens, senhoras e causando espanto até pros mais tradicionais (por causa das roupas que se apresenta, mas afinal, quem disse que cantor de enka tem que ser de idade e usar terno ou aqueles trajes típicos? Se bem que em algumas músicas ele canta à caráter, se é que me entendem): Kiyoshi Hikawa. O menino faz tanto sucesso que até tem um programa de TV só dele - o "Kiyoshi to Konoya", que é um misto de culinária, retrospectiva e musical com ele e convidados especiais. Com a devida ajuda da divertida Becky e do comediante (e cozinheiro) Gucchi Yuzo. No canal 1, ops, NHK, toda quinta as dez da noite.

Falando em enka, mais do que causar espanto que quando Kiyoshi Hikawa apareceu no cenário artístico (até minha mãe e mãe do kinguio ficaram espantadas - até jovem ser cantor de enka, nada contra, claro, não vejo nada de errado nisso tudo. Mas, de cabelo pintado, "comprido", e parecendo cantor de música pop pra adolescentes, bom... Também não vejo nada de errado nisso tudo, Deusmelivre), é esse indivíduo aqui abaixo:



A primeira coisa que vêm na cabeça de dez entre dez pessoas é que: mais um cantor de hip-hop (americano) divulgar seu sucesso também do outro lado do mundo. Eis o que prova que as aparências muito mais que enganam...

Sim, Jerome ( ou Jero, seu nome artístico) é cantor de... enka! Vocês leram bem, ele é cantor de enka. Mas com esse visual de hip-hop? Como eu disse a respeito de Kiyoshi Hikawa, não vejo nada de errado nisso tudo. Jero é americano, neto de japoneses. Começou a gostar de enka por causa de sua avó materna. Mesmo na adolescência, sendo líder de dançarinos no colégio, fez faculdade de computação, não perdeu o gosto pelas raízes maternas e de mala e cuia veio pro Japão se aprofundar mais na cultura de seus avós. Dois anos de estudo e uma passada pelo "show de calouros" japonês, o "Nodojiman" depois, uma gravadora se interessou por ele e o contratou.

A música que faz sucesso hoje - "Umiyuki" - toca em todas as rádios e nos programas de TV de grande audiência. E Jero surpreende: aparece nas coletivas vestido de dançarino de hip-hop, justificando que, quem sabe os jovens comecem a gostar mais de música enka. Isso porque, beeeem no início, apareceu num show ao ar livre no Yoyogi Koen, debaixo de chuva, de boné, correntes e roupas largadonas e deixou o povo - literalmente - de boca aberta quando começou a cantar uma música enka das antigas!

Num acreditam? Olha o vídeo do single que está fazendo sucesso e depois me contem.




Nessas horas é que muita gente tem que se esforçar e garantir seu lugar ao sol.

Comments