Here We Come (Again)

No começo deste mês, quando acabei passando um sábado sozinha porque kinguio encantado também precisa se integrar à sociedade (leia-se: reunião com colegas e amigos do trabalho) e ele merece, pois um casamento que dá certo, é quando se permite liberdade de poder sair com os amigos e jogar conversa fora.

Tudo bem, não casamos ainda, mas depois de nove anos um agüentando as aloprações de outro, não tem como mais não dar certo.

Voltando, como estava com uma bela duma pregüiça de pegar o carro e dar umas voltas, ainda mais no meio de um Golden Week, onde tudo vive lotado, resolvi pegar a noite de sábado pra ficar em casa e descansar, pois eu estava precisando.

Eis que lembrei que trouxe na mala as séries gravadas em VHS alguns episódios dos... Monkees! Sim, como poderia esquecer disso? Qual a graça? Quando comprei alguns episódios, DVD era algo que só pra quem podia mesmo! A verdade é que, quando gravei em VHS, esqueci de deixar no modo "neutro", pois mesmo o meu videocassete sendo sistema NTSC, daria para assistir numa boa. Só que acabei por assistindo os episódios com a imagem tremida e as cores oscilando.

Tudo bem, ainda hei de comprar os dois box-sets com todos os 58 episódios. Claro que existem alguns que dá até raiva de assistir, sono e pular para o próximo episódio, pois nem tudo é perfeito. Mas eis os meus dez favoritos, mas não está em ordem de preferência, tá?

1 - "Monkee See, Monkee Die": Os Monkees recebem uma herança desde que a condição seja passarem uma noite numa casa mal-assombrada. Uma engraçada paródia com os filmes de terror com o combo "herança inesperada + casa mal-assombrada + gente suspeita", incluindo o pombo que não serve pra ser correio e o são-bernardo que não socorre ninguém; os quatro (tentando) dormir de camisolão e... botas (exceto Peter que usa um macacão laranja do Peter Rabbitt e de touca).




2 - "Your Friendly Neighborhood Kidnappers": os Monkees são envolvidos num falso seqüestro para que um inescrupuloso empresário consiga ser famoso ... com outra banda! Destaques para a cena em que Peter, Michael e Micky são amarrados e amordaçados junto com o boneco Mr. Schneider; quando Davy informa a "namorada" que está sendo seqüestrado e o pessoal todo da discoteca vai na casa deles; e as tentativas de fazer o grupo ser famoso, como a horda de fãs que vai no ídolo errado e a "Calçada da Fama" em Chinatown.



"Ei, esse segundo não é Davy Jones!"

3 - "Monkees a La Carte": para salvar um restaurante no qual trabalham, os Monkees se disfarçam de gangsters e desbaratinar uma quadrilha de mafiosos. O episódio musical "I'm Not A Steppin' Stone" em que os quatro causam pânico na cozinha (Davy tentando cortar uma cebola, Micky com um picador de gelo, Peter fazendo pizza e Mike cozinhando macarronada) e disfarçados como a "Gangue da Flor Púrpura" (com cravos brancos) valem o episódio.

4 - "I Was a Teenage Monster": de novo uma história com paródia de terror classe B - um cientista louco e seu assistente corcunda tentam transferir todo o talento musical dos Monkees para um monstro, com finalidade do mesmo ser astro de rock! E as paródias não param por aí: a forma que os quatro são raptados; alguém lembra do desenho do Pernalonga em que o coelho faz o penteado para aquele monstro cabeludo? E também menção ao filme "Cidadão Kane".
Ah, sim: o ator que faz o monstro, Richard Kiel, foi também o vilão "Dentes de Aço" nos dois filmes de James Bond nos anos 70.

5 - "Captain Crocodile": um apresentador de programas infantis sente sua popularidade ameaçada quando os Monkees [tentam] se apresentar no programa dele. Detalhes para o sonho dos quatro em atuarem em programas de tevê, como comentaristas políticos, previsão de tempo, "game show" e ... parodiando Batman com as onomatopéias que fizeram sucesso na série; disfarçados para convencer o presidente da emissora; sendo perseguidos pela trupe do Cap. Crocodile e os quatro contando fábulas infantis com a ajuda de um... dicionário!

6 - "Monkees at the Movies": um diretor de filmes para jovens contratam os Monkees para serem extras de um filme estilo "Turma da Praia" e são humilhados pelo astro principal do filme. Como os quatro não são de deixar barato, acabam por sabotar o filme. O diretor fica desesperado em busca de um substituto, pois o ator principal caiu fora. Eis que acaba escalando Davy para sê-lo.
Nota: Antes de entrar para o grupo, Davy realmente gravou um disco (vide a capa que Mike segura na cena que ele e Peter são negociantes de discos), daquele estilo "balada melosa a la Paul Anka ou Neil Sedaka"...

7 - "The Devil and Peter Tork": considerado um dos preferidos de Michael Nesmith e Peter Tork. Tudo começa quando Peter acaba comprando uma harpa em uma loja de usados e acaba vendendo sua alma ao demônio! Para reverter o estrago, os Monkees acabam indo ao purgatório para a defesa. O argumento de Mike e a cena final são os pontos altos do episódio.
Nota: no diálogo em que os quatro ficam sem saber o que fazer ao saberem que o prazo para Peter ficar na terra era até a meia-noite, percebe-se na versão original um som de cuco. Tudo porque - na época - falar a palavra "inferno" (hell, em inglês) era tido como uma ofensa:

Mike: "E é isso! Que *censurado* está sendo!"
Davy: "Sim, *censurado*! Muito terrível isso!"
Micky: "Vocês sabem o que é mais terrível ainda!"
Peter: "O quê?"
Micky: "Não poder dizer *censurado* na tevê!"

Agora, na verdade, os três que não canso de assistir e continuo rindo muito:

8 - "Monkee vs. Machine": sem dinheiro para pagarem o aluguel, os Monkees saem a procura de empregos via anúncio de jornal. Ao encontrarem um que não precisa de qualificação nem experiência, mandam Peter fazer a entrevista. Mas só que não esperava que fosse com um... computador! Ao falhar na entrevista, Peter conta a eles o que aconteceu e Mike resolve fazer a entrevista - fazendo as perguntas ao computador, que acaba fundindo e dando a resposta que Mike é um gênio com QI 184! Apesar de ter sido contratado numa fábrica de brinquedos feitos por computadores, Mike tenta recuperar o emprego de um funcionário veterano que criava brinquedos feitos manualmente. O plano: sabotarem os novos brinquedos feitos por computadores nos testes, tendo Davy, Micky e Peter disfarçados de crianças.
Cenas impagáveis: a entrevista de Peter com o computador DJ-61 e com Mike com o mesmo computador; Micky, disfarçado de criança, explodindo o brinquedo em forma de torta (no teste de durabilidade e no final ele diz: "Minha mãe não quer que eu brinque com brinquedos que queimam, quebram, machucam ou que explodam..."); os empregos que o computador indicam para os quatro.

9 - "The Monkees Christmas Show": os Monkees são chamados por uma família milionária achando que iriam tocar para alguma festa, mas são convocados para serem babás de um garoto de 12 anos que além de cínico, não acredita no Natal. Apesar dos esforços dos quatro em trazerem para Melvin (o garoto em questão) o espírito de Natal, o que eles conseguem é uma série de acidentes e prejuízos: Peter quase destrói uma loja inteira ao experimentar uma motoneta e sai todo quebrado; Micky fica com alergia ao confundir azevinho com uma urtiga ao procurarem uma árvore de Natal; Davy fica com um galo na cabeça ao cair da escada ao tentar colocar a estrela no topo da árvore.
Melvin só descobre o verdadeiro espírito do Natal quando, sozinho em sua mansão, começa a imaginar o quanto os rapazes se esforçaram para trazer a ele a alegria e porque a data é tão especial. A cena final, em que Micky e Davy encenam Papai Noel e seu ajudante (respectivamente), faz com que Melvin comece a sorrir e acreditar no Natal.
Notas: é o único episódio que traz um tema específico da época, e com a música a capella em espanhol. E também o único, cujos créditos finais, os Monkees chamam toda a equipe técnica para diante das câmeras. Pra quem lembra da série antiga "Os Monstros", o mesmo ator que faz o papel de Melvin, é o mesmo que fazia o Eddie Monstro.

10 - "Fairy Tale": Peter salva uma princesa num mundo de contos de fada. Um dos episódios preferidos também por Michael e Peter. E também feito no estilo "improviso", com poucos cenários. Num vilarejo chamado Avon-on-Calling (qualquer semelhança com o slogan "Avon chama" é mera paródia), moravam quatro rapazes - um sapateiro, um alfaiate, um taverneiro e um... desempregado, que não conseguia um emprego pois era apaixonado pela princesa, mesmo sabendo que as chances seriam nulas. Mas quando a carruagem da princesa encalha na lama, Peter (o desempregado) corre para salvá-la. Mesmo sabendo que apesar de bonita, ter costeletas, tem um gênio pra lá de ruim!
Notas: além do conto da princesa presa na torre, temos mais três histórias juntas - Chapeuzinho Vermelho, João e Maria e Cachinhos Dourados. Este episódio traz pela primeira (e única) vez que Michael Nesmith aparece vestido de mulher (ele faz o papel da princesa). Davy aparece além de ser alfaiate, como Chapeuzinho Vermelho e a Maria (na versão original, Gretel) e Micky como o taverneiro, o João (Hansel) e Cachinhos Dourados. Peter é o único que faz o único papel - o do rapaz pobre que vira cavaleiro salvador (da história).



O pobre, porém corajoso cavaleiro que irá salvar a bela, indefesa e geniosa princesa...

Comments