Estamos no verão... (mas que verão?)

Quando vim para cá, há uma década atrás, percebi que as estações do ano aqui são bem definidas. Quando entra o verão, logo o tempo fica quente com direito a pancadas esporádicas de chuva. Quando o outono chegava, logo o tempo ficava meio seco, as folhas ficavam marrons e já não dá pra sair de casa sem ao menos uma blusa de manga comprida a tiracolo ou já cobrindo o colo mesmo. E o inverno, então...

(Só pra avisar: eu cheguei aqui, entre o final da primavera pro verão.)

Meu primeiro verão em Hyogo, foi quente, mas não abafado como é na minha cidade natal. O verão lá, desculpem-me, mas não dá nem pra ficar em casa mesmo com o ventilador ligado. Ainda existe o horário de verão? Se é pra economizar energia, num baita calorzão desses, não tem como deixar o ventilador (ou ar-condicionado) desligado.

Voltando, o primeiro verão passei tão batido, que nem calor direito senti. Mas se estava fazendo calor, era aquele clima quente mas tolerável. Que não deixava a gente com a pele "melada", mas que precisava mais que dois banhos por dia, isso era certeza. Também... a gente aproveitava o dia bonito para andar de bicicleta por aí, pois onde eu morava, era quase tudo plano. Digo quase, pois nem tudo é perfeito.

Quando conheci marido kinguio no final do inverno pra primavera, mudamo-nos quase no final de outono para Kanagawa. De tanto que ele falava que Kanagawa era uma província próspera e com muitas novidades, acabei acreditando. De fato, ele estava certo, mas não sei se ele omitiu de medo ou esqueceu mesmo, ele não falou que o verão em Kanagawa - por ficar bem no mar - era um calor daqueles bem melequentos mesmo, que se ficar em casa e sair na rua diferença não fazia!

O primeiro verão em Kanagawa, eu quase tive um treco. Primeiro, que não gosto de calor em excesso e segundo, o calor em excesso me dá problemas de pressão. Baixa. Daqueles que eu fico mais mole que gelatina e fico parecendo uma lesma. Se quiserem me exterminar num dia destes, basta eu ficar no sol e alguém jogar sal.

Só que, de uns tempos pra cá, pouco vi o sol. O inverno durou até depois de março, a primavera tive de novo aquele kafunshoo maldito e chega em meados maio-junho minhas roupas tiveram que serem secadas dentro de casa, pois era só pôr pra secar na varanda e logo chovia.

Querem saber a verdade? Eu agora acredito no Efeito Estufa.

Comments