Nem tudo está perdido

Nas últimas semanas de agosto, anualmente, na Nippon TV temos o famoso charity program "24 Hour Television", no qual no sábado e domingo uma personalidade (ou várias) participam de uma - literalmente - maratona com fins lucrativos, junto ao UNICEF. Seria ao equivalente no Brasil ao "Criança Esperança" e nos Estados Unidos o "Teleton", com enredos diferentes, mas com a mesma finalidade (no caso no Brasil, seria para o próprio país mesmo).

Muita gente diria que seria uma forma nada ortodoxa de se arrecadar fundos, melhor dizendo, usar a TV para "forçar" os telespectadores em geral para pôr a mão na consciência e doar alguma quantia para outros países menos favorecidos. Mas em cada loja de conveniência, supermercado, e outros lugares onde há demanda de pessoas, existe uma caixa de coleta. Doa-se qualquer quantia, não importa a nacionalidade (sim, cheguei a ver notas de dólares, libras, e até um real), mas a boa intenção.

Voltando ao programa que mencionei no primeiro parágrafo. O programa, criado em 1978, pela Nippon TV junto a UNICEF (na verdade, segundo o site oficial, era para comemorar os 25 anos da Nippon TV e suas filiais), começou modesto, mas com o mesmo tema "24 Hour Television Ai wa chikyuu wo sukuo" ou "TV 24 horas, o amor salva a Terra" mas cada ano o tema secundário muda mas com o mesmo propósito. Claro, os apresentadores quase são os mesmos, mas as personalidades principais, geralmente é alguém do meio artístico muito famoso (no Japão). Para levantar a audiência e a arrecadação, o programa dura quase que 24 horas sem sair do ar, com breves intervalos para o noticiário, e os programas regulares de sábado e domingo são inseridos de forma de interagir com o tema do programa anual.

Falando em personalidades famosas: no geral são aqueles que têm carisma e aceitação pelo público em geral. Há quem diga que os boy-bands japoneses são escolhidos porque "são mais uns rostos bonitinhos para vender discos" (confesso que eu, no início pensei assim). Meu pensamento foi por terra ao assistir melhor os programas de TV e ver que eles também pesquisam, estudam e convivem antes de colocarem no ar.

A maratona que dura 24 horas, foi criado em 1990. Geralmente a distância é de 100 quilômetros (vai dos estúdios da NTV até o Budokan, onde é transmitido - ao vivo - o programa). No ano que houve o terremoto de Hanshin-Awaji (o famoso "Terremoto de Kobe"), o humorista Kampei Hasama percorreu - em uma semana, excepecionalmente - 600 quilômetros, a distância entre Kobe e Tóquio (e também a arrecadação daquele ano foi destinada às vítimas do terremoto). E no ano passado, 2007, devido à idade do humorista e treinador de beisebol Tetsuichi Hagimoto, a distância foi menor.

Drama da vida real: na noite de sábado, é transmitido um filme baseado em fatos reais. Geralmente uma pessoa comum sofre de uma doença rara, acidenta-se e o enredo traz a lição de vida e que não se deve desistir diante de tanta adversidade. O deste ano, que consegui assistir, juro que me fez chorar (pra quem me conhece, sabe que eu choro por qualquer coisa), principalmente quando a filhinha, diante da doença do pai, diz para a mãe que "quero dar minha perna para o papai" (frase que dá ao título do livro que se baseou o filme). Um porém que não sei porque a NTV não lança os home video desses dramas para assistir, já que pode ter gente que não assistiu.

Um programa pode ser anual, mas fazer a caridade tem que ser a cada instante.

Home Page Oficial (em japonês)

Comments