Nossos Desastres Culinários

Não parece, mas sempre que possível passo um bom tempo na cozinha. Isso quando os fatores vontade + disposição + fome se unem e não tem jeito mesmo. Confesso que, tem dias que a preguiça bate e, no meu caso, ver se marido kinguio faz o jantar do dia e almoço do dia seguinte. Isso se a preguiça não bater nele também.

Já disseram que é fácil saber se alguém andou cozinhando: basta ver o fogão. Em casa, dá pra perceber mesmo, pois se tiver vestígios de gordura e algumas batatas perdidas, sinal que alguém andou cozinhando (no caso marido kinguio). Se estiver limpo e cheirando a essencia de laranja, fui eu quem acabou usando e limpando depois.

Agora, se estiver limpo demais, anota aí: sábado a noite, casal foi jantar fora.

Claro que ninguém é 100% expert na cozinha e a comida sai aquela maravilha. Já tive meus desastres culinários, assim como você, seu vizinho, o chef daquele restaurante caro e chique que você frequenta. Como eu sempre digo, se a gente fosse 100% perfeito, o mundo seria sem-graça.

Já li casos de que esturricaram pão de queijo congelado, assaram peru com os pertences ainda dentro do plastico, erraram tempo maximo permitido de estourar pipoca em microondas. Mas eu também já...

1) ... esqueci de cozinhar direito a massa de coxinha. Resultado, a iguaria ficou tão dura que se jogasse na parede, faria um buraco nela. Consequencia do fato: fico pensando dez vezes se volto a fazer a iguaria novamente.

2) ... errei no ponto de sal. Isso todo mundo já fez. Mas no meu caso foi pra menos. Estou tão habituada a usar pouco sal devido meu pai evitar o máximo possivel até hoje o uso do condimento. Resultado: carne saiu sem tempero. Porém, teve uma vez que o efeito foi contrário: minha estrogonofe saiu tão salgada que marido kinguio acabou com dois litros de água em uma hora. (Antes que me perguntem se eu não provo antes, a resposta é não.)

3) ... fiz ratatouille faltando ingrediente. Fui experimentar fazer essa iguaria francesa (não, não foi por causa do desenho!), por ter berinjela e abobrinha em casa dando sopa. E cadê que não tinha tomilho em casa? E tinha que ser fresco. E onde eu iria encontrar ainda mais aqui? Já não encontro nem mandioquinha... Resultado: foi sem tomilho mesmo e sei lá se ia alterar alguma coisa. Ao menos estava gostoso.

4) ... fiz estrogonofe com leite mesmo. Creme de leite é algo que eu não encontro em qualquer mercado. Exceto o "nama kurimu" que seria similar, mas tem consistencia tão aguada que viraria sopa. Usei leite no dia que fiz a iguaria. Resultado: esqueci que marido kinguio é intolerante a leite puro e a consequencia melhor nem comentar aqui.

5) ... meio que desisto de fazer bolo. Não sei porque, mas meus bolos desandam. A gente segue direitinho a receita, faz como ensinaram na aula de culinaria, na hora de desenformar... o negocio afunda no meio. Se tiver sorvete em casa, o jeito é cavocar o meio e fazer bolo de sorvete. Pega menos mal.

6) ... esqueci de peneirar a farinha. Isso quando fiz bolo mesmo. Dizem que farinha peneirada, alem de deixar a massa mais fofa, elimina certos vestígios que naturalmente podem haver. Resultado, a massa saiu com algumas pelotas de farinha crua...

7) ... cozinhei batata a ponto de quebrar dente. Ou de literalmente derreter na boca. Acho que depois dessa, não precisa dizer mais nada...

Que estão rindo? Atire a primeira panela quem nunca errou até fritando um simples ovo.



Eis um exemplo de como fazer macarrão, pizza, tentar cortar uma cebola...

Comments

  1. ... nossa..me diga onde vc encontrou mandioquinha aqui nesse japão que eoo amoo ..

    o causo da pipoca eoo sei quem foi!! Eo seiii .haushausuasa!

    ReplyDelete
  2. Nao encontrei, na verdade a Mido-san ficou de encontrar com o amigo dela em Yokohama e... parece que ele mudou-se!! Eu tambem estou atras desse bendito tuberculo!!
    Voce viu o video que eu postei ne? Eu ate hoje me acabo de rir com a cena da cebola!

    ReplyDelete

Post a Comment