[Discoteca Básica do Empório]: "The Rolling Stones - Singles Collection : The London Years 1963-1971"


Se os Beatles, nos anos 60, eram tidos como "o grupo que toda mãe queria ter como genro", os Rolling Stones eram - até injustamente - "o grupo que toda mãe queria que ficasse longe de sua filha". Tudo porque o quinteto não era aquele padrão de beleza, viviam em confusões e a música, bem, a música dos Rolling Stones, no início de carreira, vinha direto da raíz do rock - o blues.

Claro que se falar dos Rolling Stones, haja editor de texto, pois mesmo depois de quarenta e seis anos de estrada, o grupo (agora quarteto) continua na ativa (em todos os sentidos da palavra, digamos), apesar dos boatos que vão parar com shows (só pra lembrar: somando as idades dos quatro, chega a 300 anos, isso porque antes dos quarenta, Mick Jagger, o líder e frontman do grupo, disse que não teria sentido cantar "I Can't Get No Satisfaction". Bom, ele está com sessenta e cinco anos e continuava cantando...). E se fosse fazer uma biografia do grupo, talvez teria que ser em volumes, tal como a Enciclopédia Brittanica...

Voltando ao assunto: "Singles Collection..." nada mais, nada menos seria mais um "Best of...", porém o filé mignon está no conteúdo da caixa: três discos com quase sessenta músicas lançadas na maioria somente em compactos e lados B dos compactos que fizeram mais sucesso, no período de 1963 a 1970, quando os Rolling Stones estavam na gravadora Decca (a mesma que recusou os Beatles de início de carreira, mas reza a lenda que, quem indicou o quinteto a essa gravadora foi... George Harrison).

O título do box-set enganaria muito desavisado, achando que era o período que o grupo fazia sucesso em Londres, mas London era a subsidiária da gravadora Decca que fazia a distribuição dos singles nos Estados Unidos, era uma confusão nos anos 60 que até a discografia inglesa e americana saía totalmente diferente, fazendo com que muita gente comprasse o disco de ambas as discografias, mas com títulos diferentes e com quase o mesmo conteúdo (às vezes mudavam a ordem das músicas).

Lançado em 1989, o box-set logo se esgotou. Nem sei se chegou a vir ao Brasil, pois quando ouvi pela primeira vez, foi de um amigo meu, fã do quinteto, que conseguiu via outro amigo que foi "pro estrangeiro" e trouxe pra ele. As músicas mais óbvias como a citada "Satisfaction", "Lady Jane", Jumpin' Jack Flash" fazem parte da caixa, mas quem poderia imaginar que teriam os blues da raiz mesmo como "I Want to Be Loved", "Come On" ou "Little Red Rooster"? Ou "I Wanna Be Your Man", composta e dada de presente por John Lennon e Paul McCartney?

O primeiro disco traz o período de 1963 a 1965, com o blues e início da "pauleira" rock, como "The Last Time" (primeiro numero 1 do grupo) mas encerrando com a balada "As Tears Go By", gravada também pela Marianne Faithfull, na época namorada de Jagger.

Já o segundo disco, começa os anos da psicodelia, como "Paint it Black", "Mother's Little Helper" (aquela em que a dona-de-casa é viciada em calmantes), a infame "Let's Spend the Night Together", "We Love You" (que traz John Lennon e Paul McCartney nos backing vocals), "She's A Rainbow". Ah, sim. E as pauleiras "Jumpin' Jack Flash", "Have You Seen Your Mother Baby..." e "19th Nervous Breakdown".

O terceiro disco, já no final dos anos 60, o especial "Rock and Roll Circus" que ficou inédita até então, a saída e morte misteriosa de Brian Jones, a entrada de Mick Taylor, traz as inéditas "You Can't Always Get What You Want" (do especial, com direito a coral gospel), "Memo From Turner" (a primeira incursão solo de Jagger); as roqueiras "Honky Tonk Women", "Street Fighting Man" (é inesquecível o verso: "que um pobre cara pode fazer/ na monótona Londres/ a não ser tocar em uma banda de rock") e aquela que todo mundo jura que fizeram pacto com o "coiso", "Sympathy for the Devil" com direito a batucada e tudo o mais.

Uma pena que faltou a mais infame ainda "Gimme Shelter", título que deu ao documentário do show ao vivo em Altamont (famoso por ter os (in)seguranças que mataram um espectador na frente do grupo).

E como já diziam eles próprios: "I know, it's only rock and roll and I like it".

Leiam também da mesma categoria:

The Beatles - Live at the BBC
The Monkees - Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd.
The Police - Message in a Box
Southern All Stars - Ballad 3: the album of LOVE
Carpenters- From the Top 1965-1983

Comments

  1. eu queroooooooooo! adoro o STONES! lets rock!

    ReplyDelete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Num sabia que vc curtia Stones o/

    Eu adoro Gothic Metal e bandas como Tristania,Nightwish e Epica...aish...bem eclético pra música.

    Claro, não sendo puluição sonora como funk,forró,axé e derivados e sertanejo, por mim tudo bem. Acho que se for um pagode de boa qualidade até escuto...

    ReplyDelete
  4. Luria, esse box-set se encontrar, compra que voce nao se arrepende. Eh rock das antigas mesmo. Certo que os Stones tem seus baixos tambem, mas it's only rock and roll but I like it.
    Seo Leo, em materia dos anos 60 consulte-me que eu tento responder eheheh. Stones é meu segundo grupo depois dos Beatles. Só não ouvi muito depois dos anos 90. Eh que eu prefiro eles inicio de carreira que eram blues da raiz mesmo, com direito a voz roucona do Jagger e muito mais.
    Hoje, ainda ouço Oasis, boa referencia pra quem quer ouvir bom rock hoje em dia.

    ReplyDelete

Post a Comment