Desenho de mulherzinha??? (ahahahah!)

Não sou feminista, mas sempre achei o fim da picada associarem o desenho (seja cartum, quadrinho, charge) feito por mulheres como "desenho de mulherzinha". Nair de Teffé assinava como "Rian" para que a sociedade machista não descesse o malho ao saber que, quem fazia os cartuns de época República Velha era uma mulher.

Não se esquecendo de Tarsila do Amaral e seus quadros do Modernismo brasileiro nos anos 20 ( o famoso Movimento Cultural de 1922 em São Paulo, lembram? Se não, estude mais História Moderna e Contemporânea do Brasil.).

Mesmo ao passar da décadas, a tal emancipação feminina a ponto de queimar sutiã em praça pública, as mulheres cartunistas/desenhistas eram muito poucas, e se tivessem algum destaque - mesmo que mínimo - eram "massacradas" pela sociedade machista que insistia em desenhar e ver o mundo feminino pelos olhos deles (uma das exceções a regra seria a Mafalda, do argentino Quino).

De alguns anos para cá, as mulheres estão ganhando espaço próprio no cartum, quadrinhos, o que for relacionado a desenho para o público em geral. E não seriam cartazes fofinhos em tom pastel como muita gente pensa hoje.

Mesmo eu estando do "outro lado do fuso horário" ou "aqui é noite enquanto no Brasil ainda é dia" (daí a piada pronta "deve ser ruim dormir com o sol na cara"), eu acompanho o que temos de novo nos quadrinhos atuais, seja no Brasil, seja no mundo, apesar que o quadrinho brasileiro aqui não ganha espaço, exceto nas revistas e jornais da comunidade.

Aqui, mesmo a sociedade ser extremamente machista, existem sim mulheres que trabalham com a arte do mangá. Um pouco me dói em saber que a maioria faz aqueles traços delicados demais, cara de coitadinha demais (que até seduz para outras coisas, se é que me entendem), muito infantis demais, muito açúcar demais. Mas claro que existem exceções como Ai Yazawa com "Nana", Moyoco Anno com "Hatarakiman" e Chica Umino com "Hachimitsu to Clover" (um dia desses comento sobre esses mangás e porquê).

Eu conheci - via internet mesmo - dois quadrinhos que me surpreendem não só pelo fato de serem desenhados por mulheres, mas pelo conteúdo que é apresentado. Desenho de mulherzinha? ah-ah-ah...


Leia as histórias de Amely, a mulher de verdade no: http://pryscila-freeakomics.blogspot.com/

1) Amely, a mulher de verdade: Pryscila Vieira, designer de Curitiba, além de desenhar para livros, fazer vinhetas, cartazes de publicidade, faz também quadrinhos das aventuras da boneca Amely, a mulher de verdade. Só que diferente da música "Amélia", Amely já vê o mundo pelos seus próprios olhos mas de forma totalmente crítica e como a própria autora já disse que "Amely é o porta-voz de todas as mulheres que se sentem traídas pelas próprias conquistas".

Seus quadrinhos também são publicados no jornal Metro Magazine de São Paulo, que faz parte da rede internacional que leva o mesmo nome.

Leia a entrevista que ela (Pryscila) concedeu a UOL aqui e conhecerão melhor a criadora e criatura.


O sonho a ser realizado (Caramelo), o mau-humor (Maria Joaninha), o silêncio (Meleca) e a inocência infantil (Mauro). Só faltou a Brigitte purpurinada. Acesse: http://www.bichinhosdejardim.com/

<2) Bichinhos de Jardim: Descobri os quadrinhos da designer Clara Gomes, de Petrópolis, através de um meio nada convencional - a postagem deles (era a série "Horóscopo dos Bichinhos")num album de fotos de uma amiga minha no... Orkut! Já vi que o humor crítico, ácido e debochado era realmente o que eu gostava e fui visitar o site, já que nos quadrinhos vinha o endereço eletrônico.



E não é que realmente valeu a visita? Os desenhos, redondinhos, simples e cativantes dos bichinhos também trazem por trás dessa fofice toda, a visão do cotidiano - variando entre o inocente ao mais debochado possível, mas sempre com um fundo de verdade mesmo.

O grupo principal, formado por Caramelo (um caramujo otimista mergulhado na filosofia da vida, apaixonado por uma borboleta e que um dia sonha voar, por isso quer ser astronauta. Seu melhor amigo é o Mauro Minhoca), Brigitte (a borboleta patricinha e esperta, por quem Caramelo era apaixonado, no início das historinhas. Não, a autora já explicou que Brigitte não é caolha), Mauro (uma minhoca - ou minhoco, como queiram - inocente a ponto de acreditar em todas as lorotas do amigo Caramelo. Uma minhoca de bem com a vida, gosta das coisas mais simples, se trata com homeopatia e tem orgulho de suas origens - seus pais eram de cores diferentes, de famílias rivais, por isso nasceu listradinho de verde e amarelo), Maria Joaninha (uma joaninha "cascuda", de personalidade forte, sempre mal-humorada, constante vítima de malas-diretas, e-mails de propaganda e atura amigos sem-noção, mas é realista, talentosa e pensa em se apaixonar. Uma representante direta de todos nós que temos que encarar a parte mais irritante do nosso dia-a-dia) e Meleca (uma lagartixa minúscula e muda, tal como Carlitos, o silêncio seria a melhor forma de enxergar o mundo sem pronunciar uma palavra sequer. Seu olhar cativante e seu silêncio, traz o equilibrio no mundo caótico e transtornado que nós vivemos).

Recentemente, Clara e seus bichinhos foram indicados pela revista Epoca na reportagem "Os 80 Blogs que você não pode perder". Quem tiver a revista, dá uma olhada!!

Comments

  1. também curti muito esses sites.....
    bjos
    boa semana

    ReplyDelete
  2. Eu já adorava "Bichinhos de Jardins" e agora vc colocando sempre os quadrinhos aqui, estou ficando viciado novamente.

    ReplyDelete
  3. E falando nisso, com qual dos personagens vc se identifica? Eu acho que sou o CARAMELO.

    ReplyDelete

Post a Comment