... e chega o Inverno...

Dia 22 de dezembro, véspera de feriado aqui no Japão (aniversário do atual Imperador) e começa o inverno. Bem que achei que nos últimos dias as noites estavam entre o gelado e a geladeira. Mas tinham dias que a temperatura a noite chegou a dezoito graus, não estou brincando.

Agora, hoje, o dia todo foi gelado. Ao cair da noite (vocês sabiam que no inverno as noites são mais longas?), estava com um vento mais gelado ainda.

Sem falar das árvores - como eu disse uma certa vez para uma amiga minha que também mora "no estrangeiro" - que cometem atentado violento ao pudor, isto é, resolvem ficar peladas nesta época do ano. Salvam-se aquelas que resistem ao frio. Como os pinheirinhos, por exemplo.

E o clima fica mais seco, e estou vendo que se eu pegar um resfriado, vai ser daqueles fortes, portanto, dá-lhe suco de laranja! E se eu ficar sem voz (o que muita gente que eu conheço vai dar graças aos céus...), leite fervente com mel...

Agora estou chegando a conclusão que eu gosto da primavera e do outono - não muito quente e também não tanto frio assim...

Comments