Esquecer o ano? Então... é pra já!!!

Bounenkai ou festa de confraternização de final de ano, o ideograma, ao pé da letra seria "encontro de esquecer o ano". Geralmente, as empresas reservam um lugar em qualquer boteco ou restaurante e - às vezes, nééé... - bancado pelas empresas, os funcionários bebem e comem (vamos dizer, mais BEBEM do que comem...) até a hora permitida, pois a fila tem que andar.

Normalmente, os japoneses, principalmente os salarymen costumam parar em um boteco (izakaya) após o expediente para tomar algumas e comer alguns espetinhos de frango ou de porco antes de pegar o trem de volta pra casa (agora entendo porque toda santa noite, os trens que costumo pegar pra voltar pro meu lar doce lar ficam entupidos de tanta gente...). Mas o bounenkai é diferente. Pode soar estranho, mas o que é, é.

Acho que só trabalhando em uma firma japonesa (escritório, principalmente) para entender a diferença de um happy-hour com uma festa de fim-de-ano. Se bem que de três ou quatro anos para cá, a gente sempre siacaba num rodízio de carne. Com cerveja e um sem-número de coquetéis.

Só que este ano, não tomei cerveja, e sim, coquetel. Só que me deu uma baita dor-de-cabeça no dia seguinte que nem sei como consegui acordar cedo, mas a gente se recupera. E com direito a roda de samba.

Tudo bem, a gente reclama que todo ano é quase no mesmo lugar, mas o importante é a gente se divertir, esquecer os problemas, se empanturrar de comida e se embebedar, afinal, uma vez por ano a gente tem que fazer isso. Claro que a bebedeira é moderada, pois no dia seguinte 90% do pessoal tem que trabalhar.

Bom... existe aquele ditado: a bebida entra e a verdade sai...

Comments