... e o Oscar vai para...

Confesso: desde que me conheço por gente, não acompanho a transmissão da cerimônia da entrega do Oscar, por vários motivos. Um deles seriam a falta de paciência, falta de tempo pra ir ao cinema e falta de graça mesmo, pois todo ano a mesma coisa (principalmente no tocante em que filme brasileiro não ganha/não concorre ao "Melhor Filme Estrangeiro).

Se eu fui assistir antes/depois os filmes que concorreram/ganharam o prêmio máximo da Academia, isso seria um caso à parte, pois só assisti porque estava com vontade, oras. Ou porque o filme pra mim seria interessante. Caso, quem diria, "Os Imperdoáveis" e "Entre Meninos e Lobos" só pra citar, que fui assistir depois que os filmes ganharam na Academia.

No assunto "Filme Estrangeiro", todo ano a mesma coisa: a Academia só escolhe e premia algum filme que a) tenha a pós-guerra como tema; b) tenha algum assunto do Oriente Médio (leia-se Afeganistão, Israel e similares); c) tenha alguma tragédia escolar/religioso/tudo junto; d) todos os itens anteriores. Este ano, infelizmente, o Brasil não concorreu devido a - talvez - falta de requisitos citados. Mas foi surpresa para mim, um filme japonês fazer parte. E olha que "Okuribito" (tradução americana: "Departures" ou partida) nem se encaixava nos quesitos citados.

Talvez fosse só pra "tapar buraco", já que o filme nem era favorito, tampouco páreo para outros filmes cujos países tinham tradição pra categoria. Imagine se alguém iria se interessar/comover/dar importância pra um filme que narra a história de um músico que perde o emprego (Masahiro Motoki) e pra sustentar a casa resolver ser "preparador de cadáveres antes da cremação" e tem "jeito pra coisa".

Agora, perguntem pra mim quem ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deste ano?



Dia 18 de março, nas melhores locadoras do bairro, ou se reprisar nos cinemas.

Comments

  1. Eu acho que a Academia tem alguma coisa contra Meryl Streep. Ela sempre é indicada a Melhor Atriz e nunca leva a estatueta pra casa.Eu adoro ela. Não assisti Okuribito. Mas vou querer assistir.

    Depois que eu assistir, volto aqui pra comentar o filme.

    Aproveita pra atualizar o link do meu blog que mudou.

    http://room-zero.blogspot.com/

    yoroshikoo neh! xD

    ReplyDelete
  2. Ah, sei la... Como disse minha amiga Rosinha, na verdade a Academia tem que premiar sim, atores/atrizes que estao vivos e ativos... Explico depois.
    Como disse, dia 18 de marco na locadora mais proxima da sua casa ou reprise nos cinemas.
    Esse povo eh rapido: mal posto e - zup! - ja posta!

    ReplyDelete
  3. A Rosinha que vc se refere eh a namorada do Chico Bento? xDD

    Adorei o LEOSAN versao 2.0 !"

    ahahausahsa

    ReplyDelete
  4. Nao.
    A Rosinha era uma conhecida minha de Sampa que agora mora em Santa Catarina...

    ReplyDelete

Post a Comment