A Origem de Nome de Bandas (ou: vai ter imaginação fértil lá na...)

Navegando na internet em algumas noites passadas (é porque de dia eu trabalho e navegar na net nem quando o sistema dá falha eu tenho essa brecha), eu estava lendo o artigo do Kid Vinil sobre música (lembro dele dos tempos que ele era vocalista do Magazine e quando apresentava o finado "Som Pop" na Rede Cultura) quando me deparei com o artigo "A Origem dos Nomes das Bandas".

Obviamente muita gente sabe de onde vieram os nomes de bandas mais óbvias (como os Beatles e Rolling Stones, por exemplo), mas muita gente acha que o nome da banda veio de um delírio a base de substâncias (i)licitas, sugestão de gravadora ou no jan-ken-po mesmo. Ah, duvidam? Então eis a origem (real ou não) dos nomes de bandas maiomeno conhecidas...

Não vou postar todas pois senão 1) haja paciência, senhor e 2) este post vai ficar muito longo e sei que ninguém vai ler mesmo... Portanto, se quiserem mais podem procurar no site Whiplash!, Rock Band Name Origins, Wikipedia da vida ou no seo Gugol (digita "origem de nome de bandas" que vai sair um monte de site falando quase a mesma coisa)...

AC/DC: Têm duas versões para a origem do nome da banda de heavy-metal australiana:1) a irmã de um deles viu a inscrição "AC/DC" em um aspirador de pó. A inscrição significa o tipo de corrente elétrica (alternada ou contínua), mas há que diga que 2) seria a mensagem subliminar para "Anti-Christ/Dead Christ". Porém "AC/DC" também seria gíria pra bissexual, mas aí já era tarde demais...


Alice Cooper: Vincent Damon Furnier, filho de um pastor, adotou o pseudônimo via uso da tábua de ouija (semelhante àquela brincadeira do "jogo do copo"). Dizem que Alice Cooper seria uma feiticeira e uma das vidas passadas do vocalista...

B52's: Nome de um tipo de penteado que Kate Pierson e Cindy Wilson (vocalistas da banda) usavam (que parecia um bolo de noiva). Mas também o nome de um bombardeiro dos anos 50.

Barão Vermelho: Tirado nas HQ de Charlie Brown.

Bay City Rollers: O quinteto dos anos 70 (conhecidos por usarem roupas com detalhes de estampas tartan) escolheu o nome via cravando um alfinete cegamente em um mapa. Caiu em Bay City, em Michigan, Estados Unidos.

Belle and Sebastian: O grupo escocês pegou o nome de um programa infantil da televisão francesa.

The Beatles: Quase todo mundo sabe a origem do nome que seria uma variante de "beetles" (besouros) e "beat" (batida, ritmo), inspirados no grupo do finado Buddy Holly, os Crickets (grilos) e também na gangue de motociclistas no filme de Marlon Brando (O Selvagem). Talvez a versão mais aceita seria de John Lennon que, segundo ele, uma pessoa veio numa torta flamejante e disse que o grupo se chamaria Beatles com "a".

Blur: Escolheram o nome através de uma lista oferecida pela gravadora, já que o nome anterior da banda "SEYMOUR" parecia não dar futuro.


Bob Dylan: Seu nome real é Robert Allen Zimmerman, mas para que ninguém soubesse de suas raízes fortmente judaicas, adotou o sobrenome Dylan via seu poeta favorito, Dylan Thomas.

Bon Jovi: Modificação do sobrenome do vocalista Jon Bongiovi, Jr.

Bono Vox: Em latim "boa voz". Paul Hewson (nome real do vocalista do U2) se inspirou de uma loja de equipamentos para audição.

The Byrds: Segundo Michael Clarke: "as bandas que estavam no topo das paradas começavam com a letra B como Beach Boys e Beatles. Então escolhemos Birds com'y'"

Capital Inicial: muita gente até hoje pensa que o nome do grupo tem relação à Brasilia, Capital Federal. Na verdade, seus integrantes, no início não tinham dinheiro para bancar a empreitada - o capital inicial.

The Clash: Paul Simonon, guitarrista, viu nos jornais a manchete "A Clash With Police", gostou do nome e deu no que deu.

The Cramberries: Antes da vocalista Dolores O'Riordan ingressou no grupo, o mesmo se chamava "Cramberries Saw Us" (corruptela na pronuncia de "Cramberry Sauce"). "Cramberry" é um tipo de fruta vermelha da família dos morangos (tentei encontrar a tradução e não encontro. Só sei que framboesa ou groselha não são...)

Coldplay: Nome "doado" por um outro grupo da mesma universidade em
que os membros da banda formada por Chris Martin estudavam.

David Bowie: Bowie é uma marca de uma faca. Seu nome verdadeiro é David Robert Jones. Quando começou a ingressar na música, trocou para Bowie para não ser confundido com Davy Jones, dos Monkees.

Dire Straits: Gíria de baixo calão para designar uma pessoa "pobre, sem dinheiro e sempre na pindaíba". Dizem também que era a situação que a banda passava antes de assinar o primeiro contrato.

The Doors: Vem do livro "As Portas da Percepção", de Adoulx Huxley (o mesmo escritor de "Admiravel Mundo Novo").


Duran Duran: Nome do vilão da HQ "Barbarella".

Elton John: Homenagem aos músicos Elton Dean e John Baldry. Seu nome verdadeiro é Reginald Dwight.

Engenheiros do Hawaii: Tirado de uma velha rixa entre os estudantes de arquitetura e engenharia em Porto Alegre (RS). Os primeiros chamavam os segundos - tido de baixa classe hierárquica na faculdade - de "engenheiros do hawaii" devido as roupas de surfistas que alguns usavam.

Everything but the Girl: Tirado de uma loja roupa inglesa cujo anúncio dizia que tudo estava a venda, exceto a vendedora.

Franz Ferdinand: Nome do arquiduque austriaco assassinado em 1914, dando início à Primeira Guerra Mundial.

Green Day: Gíria referente a maconha. Também pode ser relacionado ao filme "Soylent Green".

Iron Maiden: Donzela de ferro. Era um instrumento de tortura na era medieval. Também era o apelido da ex-premiê britanica Margareth Thatcher.

Jefferson Airplane: Dizem que seria a homenagem ao bluesman Blind Lemon Jefferson, mas outros dizem que seria uma gíria para um fosforo improvisado para acender baseados.

Kiss: Significa beijo, foi usado para designar algo perigoso e sexy. Dizem a lenda urbana que seria a sigla para "Knights in Satan's Service" (Cavaleiros a serviço de satã).

Legião Urbana: Vem do latim "legio urbana omnia vinci".


Mutantes: nome tirado de um livro lido por Ronnie Von - "O Império dos Mutantes".

Nirvana: Estado avançado de espirito na cultura hindu.

Oasis: Nome de um centro esportivo em Swindon, Inglaterra.

Paralamas do Sucesso: Nome sugerido pelo baterista Bi Ribeiro para que soasse ridiculo e curioso o suficiente (isso porque as outras opções eram As Plantinhas de Mamãe e Cadeirinhas da Vovó...)

Pearl Jam: Nome de uma geléia alucionógena que a avó do vocalista Eddie Veeder fazia.

Pink Floyd: Homenagem a dois músicos de blues Pink Anderson e Floyd Council, que o primeiro vocalista Syd Barrett curtia.

The Police: Reza a lenda que foi devido ao pai do baterista Stewart Copeland pertencer a elite da CIA (Centro de Inteligência Americana).

Queen: Rainha, mas também giria para bissexual.

Ramones: Tomado emprestado do pseudonimo de Paul McCartney que assinava Paul Ramone nos hotéis para não ser reconhecido.

The Rolling Stones: Tirado da música "Rollin' Stone" de Muddy Waters, ídolo de Brian Jones. Acrescentaram o "g" por insistência do empresário, em prol de um inglês mais correto...

RPM: Revoluções Por Minuto, trocadilho sobre "rotações por minuto" que era a medida para o numero de rotações que um disco fazia. Dizem que seria as iniciais meio que invertidas do líder Paulo Ricardo (de Medeiros).

Smashing Pumpkins: Billy Corgan, vocalista, guitarrista e líder já deu várias explicações. O nome poderia ter vindo de uma piada sobre Halloween, que usa a abóbora (pumpkin) como símbolo. Em outra explicação, ele diz que Gene Simmons do Kiss apareceu em um sonho seu e disse "Joe Strummer is a pumpkin, drunken and smashed!"(Joe Stummer é uma abóbora bêbado e chapado). Mas o que ele mais afirma é que o termo smashing é usado no sentido de "arrasador", não como um verbo conjugado. O certo é que sua cidade natal é produtora de abóboras e há quem diga que o nome (Esmagando Abóboras) é uma vingança a um comentário de uma ex-namorada que teria lhe dito que ele não realizaria nada na vida e jamais conseguiria sair da cidade.
(retirado do Whiplash)

Talking Heads: Jargão em telejornalismo quando se fazem as tomadas acima dos ombros do narrador.

The Ting Tings: Era para ser homenagem a uma amiga chinesa, mas a surpresa maior foi quando vieram ao Japão e descobriram que o nome significa "pênis pequeno".

U2: Modelo de avião usado para espionagem desenvolvidos pelo governo americano. Bono declarou certa vez que o nome vem da idéia de interatividade com o publico, "You Too", Você Também.

UB40: O grupo foi formado reunindo vários desempregados. UB são as iniciais de Unemployment Benefit, ou seja, assistência ao desemprego, existente na Inglaterra. UB40 é o nome do formulário para solicitar o beneficio.

Ultraje à Rigor: Durante uma festa em que se apresentavam, Roger pensou em Ultraje, mas achou punk demais para a época. Resolveu perguntar a Edgard Scandurra (então guitarrista da banda), que chegou no meio da conversa e, sem entender direito a pergunta, disse: “Que traje? O traje a rigor?”


Weezer: Apelido dos tempos de escola do vocalista/guitarrista Rivers Cuomo devido ao barulho que fazia em seus acessos de asma.

The Who: Antes eram conhecidos como "The High Numbers". Insatisfeitos com o nome, foram recebendo varias ideias a ponto de ficarem tão confusos e perguntarem "Os Quem?".

Portanto, aspirantes a montarem uma banda ou trocar de nome, pensem bem na desculpa que vão inventar quando perguntarem "de onde surgiu esse nome".

Comments

  1. A do Ultraje a Rigor foi mto legal....

    Agor sério mesmo, diz que vc era cliente da vó do Eddie xD

    ReplyDelete

Post a Comment