Gripe Zoológica

Bom, quando no post passado eu disse sobre a gripe suína, achei por bem tentar explicar melhor do que está acontecendo neste lado do mundo, afinal meu sítio não se resume a (in)utilidades públicas, assuntos aleatórios, música antiga e alternativa, troca de idéias (ou mais conhecida como fofoquinha) e pouca coisa de Yokohama.

Estando há mais de uma década aqui, o máximo de doença que fiquei sabendo foi o kafunshoo e olhe lá, mas em 2000 ou 2001, já nem lembro, houve os surtos da vaca louca e da gripe aviária. Da vaca louca, eu lembro mais devido a carne embargada, aqui o pessoal dificilmente come carne bovina como os brasileiros, mas não deixamos de ir mensalmente bater ponto no yakiniku que fica a uma hora de casa.

Em 2002(eu acho...) foi a gripe aviária. Aí pro KFC virar alvo de muita gente abdicar ao consumo de carne de frango, foi um pulo só. Apesar que o surto maior foi na China, aqui, sabe como é: o pessoal fica tão assustado, mas tão assustado, que o consumo de karage e espetinhos de frango despencou. Só não lembro se foi nessa época que eu me acabei de rir assistindo a animação Chicken Run, aquela animação feita de massinha que só o estúdio Aardman da Inglaterra soube fazer.

Pra provar que os frangos de Miyasaki (principal criador de aves no Japão) são saudáveis e de qualidade excelente, quando tomou posse, o ex-humorista e atual governador da província mencionada, Hideo Higashikokubaru (aka Sonomama Higashi) fez questão de almoçar frango assado na frente das câmeras. Pode soar demagogia, mas se até hoje ele está vivo e até participando de maratonas, sinal que os frangos passaram no controle de qualidade.

Até fazia piada com meu marido kinguio que, se tiver algum surto de gripe mais nome de animal, isso viraria jardim zoológico. Isso porque aqui dengue e febre amarela são doenças que são desconhecidas aqui. Vocês poderão dizer: "Desde quando mosquito é animal?" Ué. Se o ser humano também é tido como animal (racional), então um mosquito, que tem vida até que leve a primeira bofetada, é um animal...

Isso no que dá fazer piada de desgraça: neste final de semana, eis que surge um novo tipo de gripe - a gripe suína. Os sintomas são parecidos com uma gripe muito forte ou influenza ou até dengue - febre alta, dor no corpo, moleza e diarréia. Prevenção: lavar muito bem as mãos e desinfetar com alcool. E usar máscara. Agora, se tiver os sintomas citados, ir urgente ao médico, que ele poderá receitar o tamiflu, remédio que paliativa a doença, pois ainda não tem vacina para prevenção.

Aqui, em Yokohama, teve um caso confirmado. Ontem, era um suspeito. E ambos os casos, os passageiros - japoneses - vieram dos Estados Unidos.

Bom, agora pra completar o mundo animal, só me faltava vir a "gripe do peixe"...


Desculpem-me, mas eu não pude resistir...


Updatando em 2 de maio: A gripe suína não é transmitida através da ingestão da carne de porco, mas sim, pelo contato direto com uma pessoa já infectada. Mas, se quiserem garantir, cozinhe, asse, frite bem a carne antes de comê-la...

Comments

  1. Não sei não....ali em cima esta marcando: Responsável e tem a fotinha de um porquinho cor-de-rosa. Eu acho que você foi a paciente ZERO não foi kikki??

    ReplyDelete
  2. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH....

    ReplyDelete

Post a Comment