Semana Fuji Rock Festival 2009: Por que em Niigata?


Kiyomi promete, Kiyomi tenta cumprir. No post do dia 7 de junho, eu estou tentando cumprir a promessa do mês das semanas especiais. Só meio que cambaleei na semana do idolatrado, vitaminado, inteiraço Paul McCartney, mas vamos lá...

Eu estou tentando postar sobre o evento que anualmente, desde 1999 existe no Japão, o Fuji Rock Festival. Outrora para fazer frente como Coachella, Glastonbury, agora será com consciência ecologicamente correta. Diferentemente de muitos festivais dos tempos em que nem eu era nascida ainda, que era na base "paz, amor e muita erva", hoje os festivais prezam pela preservação da natureza, reciclagem, e, bem, ainda no "paz, amor e muita erva", se é que me entendem.

O primeiro evento, feito nos ultimos dias de julho de 1997, no sopé do Monte Fuji, foi um perfeito "Lei de Murphy": o que é pra dar errado, deu. Eram para ser dois dias de show, mas bem no meio do show do Red Hot Chili Peppers, veio um tufão e o segundo dia, que teria o Chemical Brothers, Beck e Shonen Knife, foi cancelado.

Pra não correrem riscos, no ano seguinte, fizeram em Odaiba (Tokyo), no qual quem não deu pra fazer no festival de estréia, fez em 1998, mais Sonic Youth, Bjork, Tomoyasu Hotei, Kiyoshiro Imawano e Nick Cave and the Seeds. Poderiam fazer todos os anos em Odaiba mesmo, mas sabe quando o público foi maior que o esperado e o lugar não comporta?

No terceiro ano, toca todo mundo pra estação de esqui em Naeba, Niigata. Já que no verão ninguém vai pra esquiar, porque não fazer o evento lá? E ainda: o lugar é enoooooooooorme. Eis que ano vai ano vem, aumenta-se o número de participantes e artistas, por isso ficaram a partir de 2000, três dias de festival, com vários palcos para todos os gostos, colocando o Fuji Rock Festival na lista de shows internacionais . Geralmente, o Green Stage, é reservado para estrelas de grande porte. De nível internacional, óbvio, mas grupos locais como Love Psychedelico, Iwamano, the High-Lows, Char, já fizeram show lá.

Este ano, esperam-se mais de 150 mil pessoas nos três dias de julho. No mesmo lugar, Naeba Ski Resort, província de Niigata. Pra quem chegar na estação de Niigata e não saber como ir, não se preocupem: vai ter onibus na faixa pra chegar no evento logo cedinho. Claro, começa as onze da matina e vai até onze da noite, afinal, ninguém vai ser de ferro.

Lista dos artistas que irão fazer a festa está aqui!

Mas, como nem tudo é perfeito, quando saiu a lista do festival, o músico Kiyoshiro Iwamano, que sempre "batia ponto" no Fuji Rock Festival, faleceu em maio após uma batalha contra o cancer que vinha tratando desde o ano passado, por isso que naquele ano não pôde comparecer. Mas os músicos da banda que o acompanhava, farão um show tributo.

Não se assustem com o visual, Iwamano foi um dos rockers de respeito no Japão.

Outra baixa, mas não foi falecimento, tragédia ou algo semelhante: o grupo de Las Vegas, The Killers, cancelou a apresentação devido a "compromissos de ultima hora". Sei. Corriam boatos que Brandon Flowers e seus amigos estavam com tantos shows marcados, e estressados, que daqui a pouco, se abrissem um "a", capaz de sair na porrada. Mas também: encararam Coachella, final de junho Glastonbury e fora shows aqui e acolá, dá pra entender porque até os Beatles, no auge, resolveram parar tudo e se trancarem no estúdio...



Pô, Brandon (o segundo da direita pra esquerda), só porque vai ser depois do Glasto, vai deixar os fãs daqui na mão? Espera-se que venham mesmo fazer um show a parte aqui, senão ninguém mais vai... (ou será que depois que viram a lista de quem vai - Oasis, Franz, Weezer, Patti Smith, Fall Out Boy, Lily Allen, White Lies, Public Enemy... - resolveram deixar pr'eles fazerem o trabalhinho?)

PS: Quem me informou que o The Killers cancelou de última hora, foi a dona Luria.

PS2: Antes que me perguntem se eu vou, a resposta vai ser n-a-o-til. Não consegui ingresso e nem me atrevo a arriscar a ir até Niigata pra não encontrar ingresso na entrada antes do show. Imagine se nos dias em que a trinca Oasis-Franz Ferdinand-Weezer fará show já não vai estar tudo esgotado...

Comments

  1. Poxa Niigata é tão legal, tirando os terremotos rs.. que às vezes é cruel... Eu nunca fui muito fã de shows assim, ainda mais no Japão que o povo não tem animação. Se eu fosse uma cantora iria ficar decepcionada pq o povo não vibra rs... Qto a sua dúvida sobre meu namorido, na verdade é marido mesmo, somos casados, mas no dia dos namorados tive que chamá-lo de namorido, pq mesmo depois de casados, continua sendo namorado né? rs.

    Kisu!

    ReplyDelete
  2. Isso é mania de quem mora em Kanto..quer que o mundo gire em torno de Tokyo hauhauhau!

    Infelizmente não é assim...é, infelizmente mesmoo! Quem é esse Sr de rosa_? Rockeiro + EMO _? huahuahua! Eu acho que já vi o rosto desse homem em algum lugar...

    ReplyDelete
  3. Bah:
    Bom, é que às vezes fico na duvida se algum casal dekassegi aqui fala marido ou esposa e é casado de direito e não de fato. Meu caso, moro dez anos com o meu namorido. As vezes escapa e falo marido, mas na verdade ainda nao fizemos no papel, ai vergonha... Mas o importante é que a gente se dá muito bem, não é verdade? Da mesma forma que você é casada no papel mas seu marido vai continuar sendo eterno namorado ihih.
    Bom, Niigata nunca fui, ainda irei. Quanto aos terremotos ne...
    Realmente, depende do show, o pessoal fica muito parado mesmo. Mas no show do Masaharu, nas musicas mais animadas, o povo nem sentado ficou nao!
    Beijones!

    Leo-san versao 2.7:
    O cantor era muito famoso muito antes de voce vir ao mundo, Kiyoshiro Iwamano. Era de um grupo de rock japones RC, mas infelizmente em maio deste ano, sucumbiu ao cancer linfatico. Kamisama o tenha... Mas o visual dele era assim mesmo!
    Abraços!

    ReplyDelete

Post a Comment