It's Summer Time! Comer bem pra ficar bem.

Semana especial de verão japonês - 2

Junho chega e junto o calor, os dias ficam mais longos e tempo inconstante (chove, pára, garoa...). Sem falar que o ar fica com aspecto de "pesado", causando indisposição. Quem já encarou vários verões aqui, como eu, sabe do que falo. Ainda mais que meu apertamento fica a meia hora (de carro) da praia de Enoshima (costumo dizer que, a praia fica no quintal de casa. Mas quando houver um tsunami, nem vai dar tempo de dizer adeus), imaginem a situação.

O calor fica insuportável, se fica em casa, a conta da luz devido ao uso do ar condicionado vai nas alturas. Se dá uma volta no quarteirão, tem que voltar logo pra casa pois a pele fica grudenta e a primeira coisa que quer fazer é entrar no chuveiro. Sem falar que o consumo de líquidos e sorvetes aumentam vertiginosamente.

Agora vamolá: e comer? Eu, particularmente, verão é a época que eu me alimento mal pra caramba. Não sei como não fui parar no hospital e até hoje ninguém entende como eu como muito pouco e engordo. Talvez culpa de tanto eu tomar sorvete. Aliás, eu sou viciada ao infinito em sorvete. Se deixar, até no inverno e com a garganta ardendo.

Mas para combater o natsubate ou a indisposição no verão, além de alimentos leves, como salada, soba (lamen feito de trigo sarraceno), kirisame (lamen quase que transparente), sanma (um tipo de peixe, comprido e fino), unagi (enguia) e... curry. Sim, o que seria o "estrogonofe indiano". Aquele guisado que dependendo que faz, literalmente sai quente. No sentido de pedido de acarajé, se é que me entenderam.

Acreditem se quiser, comer curry ou "karee" no verão escaldante, mesmo quente (nos dois sentidos da palavra) junto com arroz, é um dos melhores alimentos para combater a indisposição. Tem o unagi mas comer enguia nunca foi o meu forte. Bem, voltando ao karee, dizem que quanto mais quente, melhor. O mais picante. Pode dar um belo dum suador, mas que dizem que depois a pessoa fica com aquela disposição...


Não é minha foto, mas se este curry não for o de grau 5 (extra-hiper-mega picante), eu como.

Comments

  1. Ihhh num gosto de nadinha picante, essa semana minha mom fez um feijão e colocou pimenta fresca, resultado na segunda garfada eu não sentia o gosto de mais nadinhaaa =/

    Bom final de semana ^^

    Miquilisssss
    Bru

    ReplyDelete
  2. Pimenta fresca no feijão isso ninguém merece!!! Eu não gosto nem de pimenta na conserva de cebolinha que eu gosto (depois ninguém venha falar comigo).
    E olha que os curry hindus e indonesianos, capricham no "quanto mais quente melhor"...

    Bom findi!!!

    ReplyDelete
  3. Kikki gomen ..mas jah sendo chatoo...rsrs isso ai da foto naum eh curry naum....eh Hayashii rice! XDD

    Eu gosto dos dois..xD

    ReplyDelete
  4. Ops, falha minha.
    Isso no que dá postar com fome.
    Na verdade preciso encontrar outra foto decente, mas de qualquer forma o hayashi rice dependendo da mão quem faz é picante pra dedeu...

    ReplyDelete

Post a Comment