It's Summer Time! O Festival das Estrelas ( Tanabata)

Semana especial de verão japonês - 1

(Todo ano eu penso em ir até Hiratsuka para curtir o festival, pois fica mais perto de casa e fica sendo o segundo maior depois de Sendai, mas nunca minha folga coincide. E quando coincidiu, despenca a maior chuva!)

Bom, o Tanabata Matsuri ou "Festival das Estrelas", celebrado geralmente todo dia 7 de julho, se baseia numa lenda japonesa sobre dois amantes que, por não cumprirem suas obrigações, como punição, foram separados e só se poderiam encontrar uma vez ao ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar.

Por isso que os ideogramas de Tanabata - 七夕 - significaria "sétima noite", justamente porque as estrelas que representam os amantes se encontrariam no dia sete à noite.

O Festival em si, para comemorar a data em que as estrelas se encontram, o mais tradicional seria o da cidade de Sendai, província de Miyagi. Tem vários, sua cidade tem a sua, mas destacam-se o da citada Sendai e Hiratsuka ( Kanagawa).

Além das ruas enfeitadas simbolizando a ida para as estrelas, tem-se as danças, comidas... Bom, qual matsuri que não tem as ruas enfeitadas, as comidas (yakitori, takoyaki, yakisoba...), o pessoal de yukata... e os fogos de artifício, no final de tudo?

Verão chega, e com isso os matsuri conhecidos e desconhecidos. Quem nunca foi, esta época promete ter bem mais.



Só não esquecer de fazer o pedido e amarrar a tira de papel no bambu. No festival eles são queimados com a crença de que as estrelas farão cumprir os pedidos...

Comments

  1. Adoro festivais com tema fundados em lendas ^^ Deve ser mto legal esse festival ai =]

    Quem sabe um dia eu participe de uma celebração dessas, deve ter por aqui =]

    Boa quintaaaa

    Miquilisss
    Bru

    ReplyDelete
  2. Vc roubou minha idéia de fazer um post falando do Tanabata Matsuri!
    Esse anom eu e a Lucilei estamos programando de ir em um matsuri usando Yukata....vamos?? Acho que vai ser muito divertido!

    ReplyDelete
  3. Bru e Qui, minha resenha do Tanabata é curta, o jeito é ir ver ao vivo e a cores. Muito bom mesmo! Sem falar das comidas rs
    Em Sao Paulo, na Liberdade, já ficou tradição o Tanabata...

    Leo, o ano passado eu falei da mesma coisa...
    Se coincidir a folga, eu vou no matsuri. So falta o yukata...

    ReplyDelete
  4. Esse final de semana tem tanabata matsuri na Liberdade. Tudo bem que é bem diferente ter uma barraquinha de acarajé mas blz rs estamos na nossa terrinha hehe...

    Aproveita muuuito ai

    ReplyDelete

Post a Comment