[Discoteca Básica do Empório]: Smap Vest (Best album 2001)


Agora sim, que das duas, uma : vou levar um monte de pancada pra ver se eu entro nos eixos (ou pioro mais ainda) ou ninguém mais visita/ comenta/ pesquisa este sítio, mas todo mundo, eu, você, o vizinho, sogra, sogro, cachorro, as formigas, etc., tem o seu guilt pleasure. Atire o primeiro CD, DVD, livro, o que for quem nunca teve isso.

Eu gosto de quase todos os tipos de música, até curto "Poker Face" da Lady GaGa (embora meus colegas gostem mais de "Just Dance"), pra quem garantiu ingresso pros shows do Masaharu (tá bom, Leosan, pode tirar uma da minha cara até o fim de ano) e do Franz Ferdinand, nada mais surpreenderia o pessoal que me conhece.

Mas... eu disser que gosto de alguns dos grupos do Johnny's Jimunsho, acho que desmontaria qualquer um. Exceto namorido kinguio, que ouviu o Shibugakutai, Shonentai e até Masahiro Kondo (aka Matchy) e o citado Leosan que, bem, fale mal dos grupos do "Janiisu" (principalmente o NEWS), e ganhe uma pedrada de brinde. Tá bom, a pedrada é exagero de minha parte.

Se eu falar do quinteto (outrora sexteto) SMAP, este post vai levar dez anos pra terminar. Considerado hoje um grupo que mais faz comerciais, novelas e tem um programa de variedades fixo, o "SMAP X SMAP" (alegrando lares desde 1996), quesito música, bem, é um caso à parte, pois quando o grupo começou em 1991, os chefões da agência na qual eles pertenciam já estavam dando como terminado antes de eles começarem, devido ao baixo público.
Mas, se não fosse o Masahiro Nakai implorar, insistir, torrar a paciência dos diretores, pra que então eles divulgassem as músicas em forma de programa de variedades, assim uniria o útil ao agradável: o público riria das performances e de quebra eles apresentariam o repertório musical. Deu certo.

Apesar do período de 1991 a 1996 eles terem aparecido em novelas, filmes, especiais para TV, alguns singles e até como trilha sonora de animê ("Hime-chan no Ribbon"), poderiam dizer que as músicas daquele período remetiam mais às melodias dançantes e baladas. Se bem que "Gambarimasho" é uma das músicas que têm que fazer parte do repertório de shows. Coincidência ou não: quando Katsuyuki Mori saiu do grupo para dedicar-se ao motociclismo, a popularidade do quinteto- agora formado pelo citado Nakai, Takuya Kimura, Tsuyoshi Kusanagi, Goro Inagaki e Shingo Katori - aumentou.

Mesmo com os foras que cometeram (precisa falar de novo?), o grupo ainda continua na ativa. Se não é cantando, é nos programas de variedades, novelinhas e comerciais, são populares. Mesmo com eles quase chegando na casa dos "enta"...

O "Best of" saiu no ano em que o grupo faria 10 anos de carreira (foi em abril de 2001, antes do incidente com Inagaki), e logo na primeira semana atingiu o top one na Oricon (revista especializada em música japonesa, o equivalente ao Billboard americana). Compreende, óbvio, os dez primeiros anos do grupo, mas no álbum (duplo), está em ordem de sucesso mais recente ao primeiro single. Lembrando que, na compilação eram 32 singles (este ano lançaram o 44o. single).

O disco 1 traz os sucessos do período 1995 a 2001, como "Lion Heart" (que abre o álbum, o ex-premiê Junichiro Koizumi gostou e o quinteto TOKIO fez cover), "Fly" (o PV integral vale a pena), os million sellers "Yozora no Mukou" (de Shikao Suga) e "Celery" (de Masayoshi Yamazaki), as dançantes "Dynamite" e "SHAKE" (obrigatórias nos shows do grupo), e as baladas "Asahi wo Mini ikuyou" e "Munasawagi wo Tanomuyo".

O disco 2, período 1991 a 1994, ainda com Mori no grupo, contém a citada "Gambarimasho", "Kimiiro Omoi" (do anime mencionado), "KANSHAshite", "Original Smile", "$10" e o primeiro single "Can't Stop!! - LOVING-", pra sentirem como o grupo tem evoluido (* cof cof *) até hoje. Muito embora o forte do hoje quinteto seriam as baladas.

O nome do álbum seria um trocadilho de "Vest" (vestimenta) com "Best" na hora de falar, mas a capa, traz o desenho de uma jaqueta, com a etiqueta em três cores (iguais a do álbum anterior, "S map - SMAP 014"), só que, não sei se era pra vender mais ou resolveram trabalhar com cromoterapia, mas lançaram o álbum com doze cores distintas. Como branco seria neutro, eu diria: não era mais fácil darem de brinde uma caixa de lápis pra colorir?!

Quer distração? Ouça o álbum sem compromisso, assista ao programa que passa toda segunda-feira na Fuji Television a partir das dez da noite. Só tomar cuidado pra não quebrar os objetos da casa tentando dançar como eles...

Adendo: bem que ano que vem - ou neste mesmo - poderiam lançar o "Best of" parte 2, pois de 2002 para cá, já enfileiraram mais uma renca de numeros um na Oricon, como o megassucesso "Sekai ni Hitotsu Dake no Hana", a subliminar "Smac", as baladas "Triangle" e "Sonomama", "Dear Woman", "Dangan Fighter", "Arigatou"...


Mais resenhas da autora sobre álbuns selecionadas pela própria? Discoteca Básica!

Comments

  1. Nossa, te juro que a primeira vez que vi SMAP na loja de discos no Japão, falei pro Dú: "olhaaaa tem SNAP aqui!" ahahhaha tava confundindo com aquela banda dos anos 90 saca? rs... ele deu risada e falou: "em versão japonesa" rs

    Kisu!

    ReplyDelete
  2. Olha eu queria dar palpites, mas boa parte do que vc citou eu nem sei o q eh hahahaha...
    Eu sei que axou a Lady Gaga tosca rsrsrs, mulher estranho, música ruim, mas sabe como eh eu curto heavy metal, eu não sou mto flexível com música pop hahahaha

    Boa sextaaaaaaaa

    Miquilis Moça!
    Bru

    ReplyDelete
  3. acho que toda vez que meu marido ouve ou ve o smap so lembra de mim de tanto que eu implicava no comeco com eles,mais agora gosto,tem um comercial que nao resisto,toda vez que ta passando corro para ve,o do celular!
    beijaoo.

    ReplyDelete
  4. Bah, pra ver como têm grupos que têm nomes semelhantes. E um não tem nada a ver. O X-Japan foi um deles, pois antes se chamava "X", mas já tinha outro grupo com mesmo nome na Inglaterra... Mas quanto a confusão, eu acredito.

    Bru e Qui, prometo que vou comentar no blog de vocês, eu ultimamente só estou dando uma lida... Mas, heavy metal pra mim eu não consigo ouvir, mas respeito quem gosta.

    Andreia, o novo PV do grupo é muito bonito!! Vi na segunda, no encerramento do programa.
    Obvio que eu ja torrentei, pois perdi o começo. (torrentar= fazer uso do torrent)

    Beijo pra todas e bom final de semana!!!

    ReplyDelete

Post a Comment