[Discoteca Básica do Empório]: The Checkers All Songs Request


Os anos 80 foram marcados pela vinda de um som totalmente diferente no mundo todo. Se nos Isteites Madonna e Michael Jackson estavam no topo das paradas junto ao advento da MTV, na Europa, a new wave revelou grupos, no Brasil o rock tomava conta desde o alternativo (Circo Voador, SESC Pompéia ...) até grandes eventos (Rock in Rio e Hollywood Rock), no Japão, bem, a coisa foi bem diferente mesmo.

Enquanto surgiram inúmeras aidorus (mocinhas de ar "inocente", cara de boneca...) nos programas de música tentando seus quinze minutos de fama (de inúmeras, as que fizeram mais sucesso e que até hoje estão em evidência muito embora não lancem uma música há trocentos anos são - as manjadas - Seiko Matsuda, Akina Nakamori, Shizuka Kudo, Miho Nakayama...), os meninos eram mais grupos de três ou cinco (ou mais) inspirados descaradamente nos porto riquenhos Menudo (alguém aí lembra?).

Porém, bem no comecinho dos anos 80, eis que aparece um grupo vindo de Fukuoka (região Kyushu, bem no sul da ilha), formado por sete colegas de escola e da mesma cidade, sendo que três dançavam e cantavam e quatro tocavam. Até aí tudo bem, se não fosse a marca registrada do septeto ser ... o traje inteirinho estampado em xadrez!!!

The Checkers, formado por Fumiya Fujii (lider vocal), Tooru Takeuchi (lider do grupo e guitarra), Yoshihiko Takamoku (vocal), Yuuji Oodoi (baixo), Masaharu Tsuruku (vocal), Yoshiya Tokunaga (bateria) e Naoyuki Fujii (sax, flauta, guitarra e irmão mais novo de Fumiya), começou como grupo em 1981, mas debutaram em 1983 , quando o grupo se mudou de mala e cuia pra Tóquio e com "Giza Giza Haato Komori no Uta" (que em 1985, no "Live Aid" feito no Japão, o septeto interpretou a mesma).

Com uma mistureba de rock e baladas, o grupo ganhou admiração das fãs, pelo modo de vestir e de dançar. Além das músicas serem agitadas sem perder o tema, sempre falando de amor. (E precisa mencionar que os meninos eram bem bonitinhos, destaque pro vocalista principal Fumiya Fujii?)

Daí foi um sucesso atrás do outro. "Namida no Request", de 1984, garantiu ao grupo a primeira vez no famigerado programa de fim de ano da estatal NHK "Kouhaku Utagassen". "Julia ni Heartbreak" (famoso pelo refrão "oh my Julia"...) foi numero um nas paradas da Oricon.

Mas como nem tudo sai como se espera, a mesma rede que acolheu-os no Kouhaku Utagassem, foi a mesma que proibiu que a música "NANA" (1986) devido ao teor nada comportado do grupo, mas acabou sendo primeiro lugar no programa "The Best Ten" por quatro semanas consecutivas.

O grupo encerrou as atividades em 31 de dezembro de 1992, com a última apresentação no "Kouhaku Utagassen", com o "Farewell Medley" - "Giza Giza Haato Komori no Uta", "Namida no Request", "I Love You SAYONARA" e "Present for You". Na verdade, era para eles fazerem o encerramento do programa, mas "pela tradição tem que ser cantor(a) de enka" (protocolo quebrado em 2003).

Do grupo, quem mais se destaca até hoje, é Fumiya Fujii, que, no dia 23 de setembro, fez uma apresentação gratuita no Marunouchi Hall, em Tóquio. Pensavam em fazer uma reunião pelos 25 anos de início de carreira, mas devido ao falecimento do baterista Yoshiya Tokunaga em 2004, os membros resolveram não fazer alguma reunião em respeito a ausência de um.

"All The Songs Request", de 2003, reuniu 30 sucessos escolhidos pelos fãs, através de uma enquete. As mais óbvias como as citadas "Giza Giza...", "Namida no Request", "NANA", "Julia ni Heartbreak", "I love you SAYONARA", "Song for USA", teriam que estar. Mesmo com 31 singles, 10 álbuns e um paralelo como "Cute Beat Club Band" (onde os sete se esconderam com pseudônimos, e descaradamente divulgaram como "NOT CHECKERS - This is THE CUTE BEAT CLUB BAND SHOW", pra não confundirem as coisas, mas não teve jeito).

Querem lembrar dos anos 80 mas não as aidorus de penteado a la Lady Di quando casou ou os grupos imitando o Menudo? Peça emprestado, compre, alugue, mas dá uma escutada nas 30 músicas do "Best of" do Checkers. Impossível alguém que fique parado com "Giza Giza Haato Komori no Uta" (veja o vídeo , gravado para o Live Aid em 1985, fica difícil tentar não rir com a coreografia descoordenada ou com a roupa ) ou embalar com "I love you Sayonara"...
Nosso passado nos condena: capa de uns dos primeiros singles do septeto, com o visual que deu origem ao nome do grupo e perguntem se hoje Fumiya (segundo à contar da direita) usaria algo semelhante (ou se alguém saísse com alguém de pijama)....

Comments

  1. Seu post está muito bem escrito e cheio de informações. Não sei como vc consegue!
    Tá tudo na memória? Está tudo muito informativo e detalhado, fico sempre admirada. Sou da mesma geração. e meu sobrenome de solteira é Fujii, como o Fumiya.
    bisou
    Elisa no blog

    ReplyDelete
  2. A-D-O-R-E-I o post!! Vc viu o Hey hey hey e o Music Station especiais de Silver Week? Soh passou velharia das boas! Teve Matchi cantando "Gingiragin ni sarigenaku", Hikaru Genji, aidorus de penteado a la lady di (como vc mto bem lembrou), e claaaro Fujii Fumiya! Pena que perdi o comecinho do Heyx3... tomara que alguma alma caridosa coloque no youtube.

    ReplyDelete
  3. Nossa, nos anos 1980 o que me vem à cabeça sobre música japonesa é Teresa Teng pq cresci ouvindo isso e os esquadrões Flashman, Changeman rss... tô velha!

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Elisa, nem eu sei de onde lembro tanta coisa, mas tem horas que não lembro o que comi no almoço... Na verdade consulto o wikipedia, seo gugol e namorido, que passou os anos 80 no melhor do j-pop rs. Eh mesmo, seu sobrenome é o mesmo do Fujiya. Mas não da mesma província, né?

    MaiK, se no torrent tiver, vou baixar, pois os dias que passam os dois programas, sabe que estou no trampo... O Matchy com aquela música que dá um trocadalho infame, é inesquecível... e pensar que o Fumiya Fujii fez um show "de grátis" no Marunouchi Biru, no dia 22 ou 23 nao lembro...

    Bah, não diga isso: tem gente mais nova que nós que assistia até Cavaleiros do Zodiaco e Sailor Moon!!! Teresa Teng fui ouvir depois que estava aqui...

    Beijos a todas!

    ReplyDelete
  5. Putz... destes aí nunca tinha ouvido falr... rsss... parecem queles inspetores de filmes antigos, acho que o casaco xaderz!!!

    beijos

    ReplyDelete
  6. PROCURO POR UMA MUSICA DO THE CHECKERS,FRIENDS AND DREAMS,SERA QUE ALGUEM SABE ONDE CONSIGO PARA BAIXAR?
    OBRIGADO.

    MASAYUKI.

    ReplyDelete
  7. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  8. por favor,minha mae esta loucamente atras do filme sobre a banda The checkers, vc saberia alguma fonte pra me indicar??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Prazer em conhecê-la!
      Sobre filmes da banda The Checkers, por serem "antigos", são meio dificieis de encontrar (nem mesmo em lojas de segunda mão aqui).
      Existem dois filmes e um especial feito para a TV -

      1 - Checkers in Tan Tan Tanuki (1985, ganhou premio pela Sponichi Sports)
      2 - Checkers Song for USA (1986).

      O especial de TV foi no dia 2 de janeiro de 1989 pela emissora TBS, em "Jikan Dayou! Shin haru special".

      Talvez ela consiga encontrar no Daily Motion ou no tudou (o youtube chines). Se for pra compra, talvez no amazon.

      Espero te-la ajudado.

      Beijao!

      Delete

Post a Comment