De Cinco em Cinco anos... e estamos aí!


Semana Cultura Inútil, mas que vale a pena rir ou desacreditar de novo sobre J-Pop

Antes que muita gente vá reclamar na caixa de comentários de que "pô, só fala mais de música", vou logo avisando: não sou crítica musical, mas eu gosto e queria ver se conseguia dividir com os leitores. Se bem que existem fatos que todo mundo sabe, uai...

No mundo da j-pop (fazer o quê, se muita gente ouve inclusive eu) existem fatos e fatos que muita gente esconde, mas que muita gente escarafuncha e descobre. E existem fatos que se for pensar bem, acaba ficando entre o cômico e "coincidências acontecem".

Pra começar a semana da "Cultura-inútil-pra-quem-não-conhece-nada-ou-muito-pouco-do-mundo-doido-da-j-pop", já que muita gente conhece música americana, britânica, até mesmo dos outros países da Europa, brasileira, latina, vamos por partes como diz o esquartejador...

De cinco em cinco anos, a Lei de Murphy ataca (ou azar muito é bobagem): Por mais que estejam agora "por cima da carne seca", o quinteto SMAP parece que carrega uma sensação de que "a cada cinco anos acontece algo de errado porque não era pra dar certo no começo". Já começou que levaram dois anos para aparecerem ao público isso porque os chefes da Johnny's Jimunsho não levavam fé no grupo...

- Logo que resolveram aparecer, em 1991, Shingo Katori apresentou de perna quebrada, muletas e tudo devido a uma queda durante os ensaios. Segundo relatado pelos proprios no especial "Gambarimasu", em janeiro deste ano, foi na hora de ensaiar de como se faz uma cambalhota com a ajuda de duas pessoas. Não lembro quem foram as duas pessoas...
- Em 1996, o sexto membro, Katsuyuki Mori deixou o grupo logo antes da turnê de verão, o que gerou boatos de que o grupo ia acabar, pois saiu para dedicar-se ao motociclismo.
-Em 2001, devido a uma infração de trânsito antes de irem pra Nagoya, Goro Inagaki ficou quase meio ano afastado, o que levou o grupo fazer o resto das apresentações como quarteto (o/a primeiro/a que pensou também que com a notícia do Takuya Kimura dando adeus ao celibato fosse uma tragédia, bem...).
- Em 2006, o show em Niigata (durante a turnê Pop Up!) quase foi cancelado devido ao terremoto no ano anterior. Mas devido a uma distensão muscular na perna esquerda, Masahiro Nakai passou o resto da turnê a base de gelo, emplastros e nem poder se mexer direito nas apresentações (está no backstage video "Pop Up").
- Só que como em 2009 aconteceu esse mal entendido com Tsuyoshi Kusanagi, diremos que se a teoria de "algo dá errado a cada cinco anos" voltar, vai ser em 2014 e não em 2011 (ano que o grupo completa a maioridade)...

Mais detalhes (ou fofoquinhas ou troca de informações, que seja):
- Que Masahiro Nakai (o líder) dança bem, bom mestre de cerimônias (tanto que por muitos anos era o supporter do time Shirogumi no Kouhaku Utagassen) e apresenta bem, já comentei neste sítio... Mas os dotes culinários são da mesma proporção do talento (aham!) como cantor. Prova disso são os fatos de que 1) ele é o maître do Bistro desde que existe e 2) quando teve que substituir Inagaki em 2001 durante aquele incidente, o grupo Morning Musume, que era convidado do bistro, dispensaram o recheio dos cachorros quentes que fez para elas...

- Mais Nakai: sua coleção de bonés, chapéus e gorros chega a mais de 60 unidades. O que foi bem útil pra ele quando, no ano passado, precisou raspar a cabeça para viver o protagonista no filme "Watashi wa Kai ni Naritai". No Bistro, como ele é o maître, precisou por um bom tempo usar peruca, pois não pegaria muito bem usar chapéu (ou aqueles gorros beanies, como ele costuma usar).

- No comecinho de carreira, Goro Inagaki e Masahiro Nakai literalmente sairam no tapa. Coisa de adolescencia: Inagaki era o mais sossegado e Nakai o mais agressivo. Numa briga que o grupo teve com um grupo de arruaceiros, Inagaki ficou dentro do carro escrevendo na agenda (no programa semanal, no "julgamento", exageram na acusação de que estaria arrumando o cabelo). Resultado: numa discussão, Inagaki jogou o espelho na direção de Nakai, que deu o troco com uma bofetada (fato confirmado anos depois em ambas as partes).

- Inagaki é canhoto, apesar de algumas esquetes aparecer usando mais a mão direita (na paródia de "Galileo", ele escreve com a direita). Adora gatos, tem um que não fala o nome de jeito nenhum (nem sob tortura do Kimura na esquete "Identity"), sommelier estudado diretamente na França, cozinha bem. Defeitos: rói unhas e vive arrumando o cabelo a toda hora.

- Takuya Kimura estudou com Masahiro Nakai no ultimo ano do colegial em Tóquio. Devido ambos terem entrado no Johnny's no segundo ano do colegial, ambos tiveram que pedir transferência (Kimura morava em Chiba e Nakai em Kanagawa).

- O nome do cachorro labrador retriever de Kimura se chama Bonita, em homenagem a uma música de Madonna ("La Isla Bonita"). Quando a mesma foi no Bistro, Kimura mencionou, mas se ela gostou...

- Mais Kimura: além de recordista de ser o preferido na enquete anual da revista an-an, ganhou quatro vezes seguidas o prêmio de Best Jeanist, este ano foi a pessoa quem tem mais empresas que o contratam: 11 ao todo (só pra citar: Tama Home, Toyota, SoftBank, Mandon, Samantha Thavasa...)

- Se Kimura e Nakai estudaram no mesmo colégio, em Tóquio (Yoyogi), Inagaki e Tsuyoshi Kusanagi também, mas em Horikoshi, no distrito de Nakano, em Tóquio.

- A maioria das biografias relacionadas a Kusanagi, consta que ele nasceu em Kasukabe (Saitama), mas algumas constam que ele nasceu na cidade de Seiyo, na província de Ehime, e a família mudou para Saitama quando nem tinha dois anos de idade. Acabou sendo registrado também em Saitama, o que muitas vezes causa confusão.

- Mais Kusanagi: nos batsu game dos programas especiais desde 1998, já teve que cumprir a prova seis vezes - em 1998 e 1999, escalou o Monte Fuji (com Nakai e Kimura, respectivamente), passou 27 horas limpando a praia (com Shingo Katori, outro que vive cumprindo essas tarefas), teve que fazer trekking e escalar montanha (com Inagaki), triatleta por um dia (com Kimura) e percorrer a muralha da China inteira com a perna amarrada com a do Katori. No programa de julho deste ano quando foi transmitido, ele já avisou que da próxima vez, fazer rodízio, pois setima vez não dá...

- Shingo Katori, todo mundo sabe que ele é o mais novo do quinteto. Adora maionese (não é a toa que a empresa alimentícia Aji-no-Moto o contratou como rapaz propaganda da maionese), dizem que toma cerveja como se fosse água mineral, e come demais. Tanto que fez dieta, publicou o livro como conseguiu, mas voltou a engordar (o temido rebound), agora mantem a forma (embora ainda acho que ele está entre o malhado e fofo).

- Mais sobre Katori: sem falar que ele muda de penteado como se muda de roupa (já deixou na cor natural, descoloriu, deixou comprido (mas não igual ao Kimura no final dos anos 90), raspou, cortou estilo moicano...). Até então estava mantendo curto e na cor natural (cof cof) devido ao personagem Ryu-san do Kochikame, agora descoloriu de novo. Das duas uma: ou ele deve torrar uma nota pra fazer tratamento pra não estragar o cabelo ou o cabelo deve ser muito resistente pra aguentar tanta tintura assim...


No programa semanal "SMAP X SMAP" (alegrando lares de 1996), a parte das paródias, como disse anteriormente, eles não perdoam nada. Já imitaram Ayumi Hamasaki (Inagaki, como RoboAyu); parodiaram Kumi Koda (Kusanagi, na interpretação de "Cutie Honey" que virou "Cutie Tsuyoney"); novelas ("Galileo" - lembram?); filmes ("Spiderman" e "Titanic", com Kimura como Leonardo Tacaprio); séries ("Sex and The City", os cinco devidamente de vestidos, batom e salto alto) e até comerciais deles mesmos (a autoparódia do Kimura do comercial de produtos da Gatsby).

- Paródia com "Resevoir Dogs" (ou "Cães de Aluguel", de Tarantino): parte 1, parte 2 e parte 3 . Só não encontrei o vídeo que Quentin Tarantino aparece como convidado especial nesta paródia. (Detalhe: as cores são quase as mesmas que eles usam no uniforme do Bistro, só que atualmente Nakai usa uniforme rosa - quando precisa - e Inagaki usa o azul).

- Kimura como o poodle cor de rosa de estimação da família formada pelo pai (Inagaki) e o dono (Katori), chamado P-chan. Nesta esquete, contracena com Aya Ueto, Dante Carver e Otosan (personagens do comercial da SoftBank).

- Lembram do mangá, anime e filme "Death Note", no qual um estudante encontra um caderno estranho e ao descobrir pelo Shinigami que, se escrever o nome da pessoa ou descrever a mesma, a mesma vai desta pra melhor? Imaginem se o SMAP não ia deixar passar batido e fazer a paródia "Debu Note". "Debu" significa pessoa (muito) gorda. Nesta paródia, Inagaki é o estudante entediado que encontra o tal caderno. Efeitos colaterais na atriz Karina (que atualmente está na novela "Real Clothes").

Por enquanto é só, qualquer informação adicional, escrevam pra autora...

Comments

  1. Você deveria ser comentarista de j-pop. Ia dar super certo, creio eu rs... Lembrei de vc, ontem eu baixei a coletânea dos Beatles pra poder escutar no carro. Com certeza vou passar muuuito tempo ouvindo Beatles, pq é sucesso que não acaba mais rs.

    Kisu!

    ReplyDelete
  2. ahahahahah
    Comentarista eu não dou bem não. Se bem que o pessoal mais chegado fala pra mim que eu sou "especialista em assuntos aleatorios" rs
    Obrigada pela lembrança rs e olha que eu ouço direto em casa, no carro (pro desespero do namorido), no iPod..
    E foi ao medico ver seu braço?
    Beijos!

    ReplyDelete
  3. Olha que coisa... não curto a música deles mas adoro o SMAP X SMAP, fico vendo aqui no trabalho bem escondidinha e de vez enquando largando uma risada!!! E juro que não sabia que num passado remoto eles eram um sexteto!!!

    beijos

    ReplyDelete
  4. Por que só o Kimura Takuya casou?
    Tem algum que é gay?
    Esse é o seu grupo preferido do Janiizu? Escreve Johnny's? Não sabia.
    Quanta pergunta, vc vai ficar brava comigo.
    bj

    ReplyDelete
  5. Gesiane, eu semprei mencionei (ah, mas é verdade, vai) que Masahiro Nakai é bom mestre de cerimonias, mas pra cantar... Eu particularmente gosto das musicas do Smap bem como o programa (quase) semanal deles. Dá pra ver que eles nem perdoaram o Kimura naquela parodia do comercial, voce viu?

    Elisa, quem quase foi pro altar mas por incompatibilidade de agendas, terminaram no ano passado, era o Goro com a Miho Kanno (acho ela kawaii!). O Nakai estava enrolando (ou sendo enrolado, tanto faz) a Kumi Koda, mas tambem terminaram este mes, depois de dois anos. Katori, eu desconheço, bem como Kusanagi. Se eles são?! Bem, sei lá. Se até agora o Fukuyama não casou (e nem sei se ele está comprometido, se estiver está escondendo MUITO bem).
    Ah sim, dos grupos do Janiizu, o Smap foi um dos primeiros que conheci logo que vim ao Japao...

    Beijos a todas que esta resposta ficou pra la de longo!^^

    ReplyDelete

Post a Comment