Desenhos Animados Antes do Politicamente Correto

Semana Especial do Dia das Crianças

Dando sequência a semana das crianças (no Brasil, não sei no resto, mas aqui já passou...), vamos assistir a um desenho animado. Coisa de criança? Claro que não. Quem tem filho, sobrinho, irmão bem menor que você, sabe: não tem como não resistir e sentar ao lado deles pra assistir. Certo que quando meu irmão era muito novo, eu não gostava tanto assim dos Cavaleiros do Zodíaco, mas ele gostava da "TV Colosso", por isso que eu assistia. E acreditem: minha mãe adorava era "A Caverna do Dragão".

Já falei em alguns posts anteriores, que eu adorava, e ainda adoro desenho animado. Das antigas, preferencialmente. Se tivéssemos um kinguiozinho ou uma leitoazinha, ops, filhinhos, com certeza a gente ia assistir muito desenho animado. Desde os educativos até os antigos, como o Pica Pau, por exemplo. Nessa altura do campeonato, o pessoal do politicamente (chato) correto irá me internar se lerem isso, mas os desenhos que hoje chamam de "um malefício pras crianças" é que eram os melhores.

Eu já contei que, quando tive que ficar quarenta dias de molho em casa, de cama, devido a uma hepatite, passei minhas férias de verão assistindo desenho animado, nos bons tempos que a Rede Tupi estava no auge (pronto, agora entreguei de vez minha idade). Assisti muito ao Pica Pau, Pernalonga, Tom e Jerry, praticamente quase todos os desenhos do Hanna-Barbera. Na minha infância-adolescência assistia também ao "TV Globinho" (quem aí lembra da Paula Saldanha?), educativos da Rede Cultura...

Mesmo na adolescência, assistia ainda programa infantil (em partes devido ao fato de ter cursado o Magistério: pra discussão em classe, olha a desculpa), mais pelos desenhos do que o programa em si. Já tinha um irmão caçula e ele gostava dos desenhos animados (do que as apresentadoras, mas vai saber). Se a gente se importava com os desenhos do Pica Pau que hoje seriam politicamente incorretos?! Desde que os pais expliquem que isso não passa de diversão, tudo bem.

Se desenho animado dos anos 40 a 70 fossem influenciar as crianças daquelas eras com explosões, piadas de humor negro, pancadaria, então hoje eu seria uma terrorista de primeira classe. E como eu não vivo colocando bombas nem enchendo de pancada, eu continuo assistindo aos desenhos daquelas eras. Não que eu não goste dos atuais, mas alguns são tão cheios de moral, de isso e aquilo que ao invés de ser algo divertido, torna-se chato.

Como disse: se os pais souberem explicar aos filhos que, por exemplo, o desenho do Pica Pau e a auto estrada é somente diversão e que na vida real isso nunca deve ser feito, claro que depois os filhos vão saber que desenho animado foi feito pra divertir. Alguns pra instruir, pra ficar mais fácil de entender (vide os desenhos que passam na Rede Cultura no Brasil), não sei se lembram também daquele desenho da Disney, no qual o Pateta faz um personagem de dupla personalidade (em que ele era o pedestre certinho e o motorista monstro) para explicar sobre como uma pessoa se transforma quando se entra num carro.

Tem os programas infantis, mas isso ficaria pra um post oportuno...

Querem saber mais? Por quê não alugar um desenho "das antigas", ver se está reprisando... Na minha humilde opinião: se desenho animado fizesse mal às crianças, então teríamos um monte de terroristas mirins no mundo. E como não temos...

Se fossem seguir o "politicamente correto", nem poderiam exibir "The Simpsons", mas como já vai quase vinte anos de audiência, vamolá...

Comments

  1. Também assisti muitos desenhos animados quando criança. Muitos não tinham nada de politicamente correto, concordo. Mas eram divertidos, engraçados e fizeram parte da nossa infância e talvez adolescência. E isso fica no coração para sempre, não acha?
    bj

    ReplyDelete
  2. Nossa, meu filho vai assistir o desenho do Pica-pau SIM. Eu e meu marido somos doidos por esse desenho desde pequenos rs e vai passar de geração para geração sim. Poxa vale a muito a pena, assim como vale a pena mostrar o coiote de ACME city rs... e claro, CHAVES! Tô vendo que meu filho vai me achar muito brega na época dele rs.

    KIsu!

    ReplyDelete
  3. Elisa, é verdade. Os desenhos que de correto nada tinha eram o que mais marcaram nossa infancia, adolescencia... paremos por aqui antes que descubram nossa idade rs

    Bah, isso mesmo: deixe o filho de voces assistir ao Pica Pau, Pernalonga e Papa Leguas. E Chaves tambem. Ah, se tivessemos filhos, eles iam rir e muito ahahah

    Esperemos que a proxima geração não sejam tao chatos a acharem que Bart Simpson merece ir pro inferno.

    Beijos!

    ReplyDelete

Post a Comment