Os Sessenta Anos do Kouhaku Utagassen



Ultima chamada: ao fundo, da esquerda pra direita: flumpool e Funky Monkey Babys. Na fila da frente, da esquerda pra direita, Yuusuke, Kimura Kaela e Mizuki Nana.


Lembram do artigo que falei sobre o Kouhaku Utagassen? Pois é, segunda dia 23, feriado nacional, saiu a lista de quem vai participar no 60a. Edição. Alguns já eram esperados, mas alguns foram surpresa. Pra quem vos posta aqui, confesso: Masaharu Fukuyama era óbvio por causa da novela do ano que vem produzida pela NHK, Arashi eu não esperava (talvez devido ser os dez anos de carreira do quinteto), pensei que o SMAP não iria ser chamado (por motivos que já falei desde abril)... Mas que eu sei que muita gente já deve estar de pacová cheio do Shinichi Mori e a confusa "Ofukurosan", a "guerra carnavalesca" entre Ken'ichi Mikawa e Sachiko Kobayashi e Saburo Kitajima encerrar quase todo ano com "Matsuri"...

A lista de quem vai se apresentar este ano. Com devida tradução dos kanjis pro pessoal não se perder. Entre parenteses, a quantidade de participações, exceto (初) que significa que é a primeira vez...

◇白組 (Shirogumi ou Time Branco):

嵐 - Arashi (初)
アリス - Alice(3)
五木ひろし - Itsuki Hiroshi(39)
EXILE(5)
NYC boys(初)
北島三郎 - Kitajima Saburo(46)
北山たけし - Kitayama Takeshi (5)
コブクロ - Kobukuro(5)
ジェロ- Jero(2)
SMAP(17)
東方神起 - Tohoshinki(2)
TOKIO(16)
徳永英明 - Tokunaga Hideaki(4)
氷川きよし - Hikawa Kiyoshi (10)
FUNKY MONKEY BABYS(初)
福山雅治 - Fukuyama Masaharu(2)
布施明 - Fuse Akira(25)
flumpool(初)
細川たかし - Hosokawa Takashi (33)
ポルノグラフィティ - Pornografitti (8)
美川憲一 - Mikawa Ken'ichi(26)
森進一 - Mori Shinichi(42)
遊助 - Yuusuke(初)
ゆず - Yuzu (3)
レミオロメン- Remioromen(初) 

◆紅組 (Akagumi ou Time Vermelho):

aiko(8)
秋元順子- Akimoto Junko(2)
絢香 - Ayaka(4)
アンジェラ・アキ - Angela Aki(4)
いきものがかり - Ikimonogakari(2)
石川さゆり - Ishikawa Sayuri(32)
AKB48(2)
大塚愛 - Otsuka Ai(6)
GIRL NEXT DOOR(2)
川中美幸 - Kawanaka Miyuki(22)
木村カエラ- Kimura Kaela(初)
倖田來未 - Kouda Kumi(5)
伍代夏子 - Godai Natsuko(16)
小林幸子 - Kobayashi Sachiko(31)
坂本冬美 - Sakamoto Fuyumi(21)
天童よしみ - Tendou Yoshimi(14)
DREAMS COME TRUE(13)
中島美嘉 - Nakashima Mika(8)
中村美律子 - Nakamura Mitsuko(14)
浜崎あゆみ - Hamasaki Ayumi(11)
Perfume(2)
平原綾香 - Hirahara Ayaka(6)
水樹奈々- Mizuki Nana(初)
水森かおり - Mizumori Kaori(7)
和田アキ子 - Wada Akiko(33)



Os apresentadores neste ano: Sekine Mari e Terry Ito (alguém já o viu sem chapéu?)

Curiosidades sobre as últimas apresentações....

- No Kouhaku Utagassen de 1998, a cantora Wada Akiko encerrou a noite (no time vermelho) com "Ima anata ni Utaitai", cantando o refrão sem o microfone, pra verem o quão potente é a voz dela...
- No mesmo ano mencionado, o quarteto MAX, ao apresentar "Ride on Time", teve a performance de dançarinas de samba. Sabe como são os trajes das passistas... Resultado: choveram reclamações dos telespectadores sobre os fio-dentais das dançarinas...
- "Ofukurosan", interpretado por Mori Shinichi, virou tema de controvérsia desde ano retrasado. Motivo: modificou a letra sem consultar o compositor.
- Muitos esperam a volta triunfal de Yamaguchi Momoe na carreira musical. Como alguns sabem, ela encerrou a carreira em 1980 ao casar-se com o ator Miura Tomokazu. E leva uma vida normal, longe dos holofotes, pois os dois filhos se encarregaram de seguirem os passos dos pais: o mais velho é vocalista do grupo independente Peaky Salt.
- No final dos anos 60, Misora Hibari foi vetada pela NHK por supostamente ter a familia envolvida com a máfia. Mas durou pouco. Porém, Hosokawa Takashi ficou três anos sem participar recentemente pois fez uma apresentação privada em uma festa da máfia e ele jura que não sabia.
- O grupo Arashi, pela primeira vez este ano, levou dez anos para participarem do Kouhaku Utagassen. Motivo: eles participavam da festa do final de ano no Tokyo Dome junto com outros grupos da mesma agência, e não daria tempo para sairem de Shibuya (onde é transmitido o programa) e ir para Korakuen. Isso porque seria falta de ética se apresentar e sair correndo sem ficar pro final. Como agora ganharam status de veteranos, não são mais obrigados a participar no Tokyo Dome (assim como SMAP e Tokio).
- Ficou clássica a batalha de fantasias carnavalescas entre Mikawa Ken'ichi e Kobayashi Sachiko. As fantasias seriam dignas pra qualquer desfile de carnaval que fariam o falecido Clovis Bornay morrer de inveja. E quem pensou que os dois são inimigos, enganou-se. Os dois até trocam idéias do que vai vestir no dia.
De matar de inveja qualquer alegoria em escola de samba seja no baile do Copa...

- No ano que ocorreu o terremoto em Niigata, Kobayashi Sachiko, que é nascida na província, em respeito a tragédia (ocorrido um mês antes da apresentação no Kouhaku), apresentou-se com um sóbrio quimono preto. No ano seguinte, num show beneficente na província, apresentou-se com o traje que aparecia no Kouhaku do ano anterior.
- São raras as mulheres que se apresentam tocando piano (de cauda) em pleno Kouhaku. Somente três artistas fizeram essa proeza: Hara Yuko (Southern All Stars), Kiroro e Angela Aki.
- Devido as apresentações que faziam no final do ano, Southern All Stars e Fukuyama Masaharu dificilmente eram chamados pra participar no Kouhaku. O grupo de Kuwata Keisuke apresentou-se em 1979 com "Itoshi no Eri" e 1991 somente com Hara Yuko (esposa de Kuwata). Dizem que eles não eram chamados devido ao modo de como Kuwata se apresenta, mas na verdade, todo final de ano o grupo costumava fazer quatro dias de shows no Yokohama Arena. Fukuyama apareceu em 1992 com "Melody" e só foi chamado dezessete anos depois. Motivo: todo final de ano ele costuma se apresentar ou em Nagasaki ou no Pacifico Yokohama...
- Quando saiu a "bomba" de que Nakai Masahiro estava saindo com a Kouda Kumi, no ano em que ela se apresentou (2007) e ele foi o supporter do time branco, foram inevitáveis as piadinhas em pleno ar como "Nakai-kun, olha a sua namoradinha no palco..."
- Geralmente os cantores de enka é quem encerram o show. Em 1992, por ser a última apresentação do septeto Checkers, o público queria que queria que eles encerrassem o programa, mas a conservadora classe da emissora que organiza, achou que não seria viável. O protocolo foi quebrado em 2003 devido ao grande sucesso do SMAP com "Sekai ni Hitotsu Dake no Hana".
- A dupla Yuzu, quando foram chamados pela primeira vez, resolveram retribuir com uma apresentação ao vivo, em pleno Isesaki Mall (Yokohama) diante do prédio da loja de departamentos Matsuzakaya (que fechou ano passado), local onde eles começaram a carreira.
- Falando em lugares inusitados, em 2002, quando a música "Chijyo no Hoshi" foi tema do programa "Project X" da NHK, e fez grande sucesso, não pensaram duas vezes em chamar Nakajima Miyuki para aparecer no programa. Ela apareceu cantando a música dentro da construção da famosa represa de Kurobe, em Toyama (a apresentação dela teve 52% de audiência naquele ano).



Essas são algumas das curiosidades mais ou menos recentes sobre as apresentações do Kouhaku Utagassen. Claro que têm muito mais, mas se for colocar todos, primeiro que vai ficar longo, segundo vai cansar de ler e terceiro, sei lá eu porque estou postando isso, pois muita gente nem assiste no dia 31 de dezembro...

Comments

  1. Quanta informação! vc sabe tudo isso de memória?
    gostei do comentário sobre a Kobayashi Satiko, sempre achei que as fantasias dela parecem de escola de samba.
    bj

    ReplyDelete
  2. Oi, Elisa!!!
    Bem, sobre as informações, existem fatos marcantes que a gente não esquece... Eh que teve algumas apresentações que acompanhei, os noticiários (vulgo sites de fofoquinhas ahahahah)... Tem mais, mas daí teria que fazer a "semanada do Kouhaku - contagem regressiva", mas duvido quem vai querer ler ahahah
    As fantasias da Kobayashi Sachiko e Mikawa Ken'ichi são perfeitas pro famoso baile de carnaval no Copacabana Palace. Mas é o ponto alto do show!!!
    Mas o vozeirão da Wada Akiko (que meu namorido diz que parece a Maria Alcina), minha nossa...
    Gosto muito dos assuntos de viagens, fatos curiosos do lado desconhecido do arquipelago que voce menciona!
    Beijos!

    ReplyDelete
  3. Ai fico tão perdida qdo vc posta esses assuntos de bandas japas rss. Eu não conheço nenhum. Mas passo pra deixar um kisu!

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Alexandre, eu moro mais ou menos perto da NHK de Shibuya. Tenho um amigo que faz frila na radio. Eu visitei um dia lá, mas nao deu para ver o acervo, mas fica a dica! Gostei da informação!

    Bah, como foi de viagem? Tá inteira? E o braço? eheh
    Eh, tirando os veteranos que seu ojisan conhece (falar do tempo do seu pai, seria ofensa, coitado!), tem alguns que eu não conheço, exceto a Kimura Kaela. Mas visita sempre aqui, sim. O merchã do seu blog já está até no orkut, twitter...

    Beijos e abraços!!

    ReplyDelete
  5. Fico surpreso (no sentido positivo) em ver alguém com tamanho conhecimento da cultura pop japonesa. Algo raro em brasileiros. Fico a imaginar que o típico leitor brasileiro não conheça metade do que você menciona.

    O Kohaku vem morrendo de morte lenta. O IBOPE tem caido constantemente de ano a ano nao importa o esforco que a NHK faca. Isso porque ela esquece a sociecidade esta muito mais segmentada do que esteve nos anos 60 e 70, a epoca de ouro. Quem quer ver Arashi nao esta interessado em Kobayashi Satiko. E vice-versa.

    E a falta de prestigio existe entre artistas tambem. A Yahoo Japan publicou dias atras que o Inoue Yosui, pela n-esima vez, recusou o convite pra participar.

    Bem, diferentemente de Itsuki Hiroshi e similares, ele nao precisa de Kohaku pra viver.

    ReplyDelete
  6. O video da Nakajima Miyuki lembra o comercial do Tommy Lee Jones que e' uma gozacao em cima dele: http://www.youtube.com/watch?v=RZdMksVjzI8

    Note que a musica e o local (tunel) sao os mesmos. O resto e' do Projeto X.

    Em minha opiniao, o comercial e' muito melhor que todo o Projeto X e esta musica da Nakajima (ela fez coisa melhor). Lembra o que Mark Twain disse: "existe algo de inerentemente patetico na natureza humana". Amen.

    Obviamente isso e' embrulhado num tom de humor porque se for a serio a classe media chia.....

    E na piada que se fala a serio.

    ReplyDelete
  7. Roberto, seja bem vindo. Sugestoes, comentarios construtivos sao bem vindos. Aqui, nao repara a bagunça ahah
    Pra falar a verdade, sempre achei que fiz faculdade errada (sou programadora de sistemas que hoje nem pra mudar template esta prestando). Gosto muito sobre parte de TV e musica.
    Sobre o Kouhaku, desde os anos 2000 a audiencia despenca a cada ano. Como voce mesmo disse e é verdade: os organizadores da NHK preferem mais chamar os veteranos (se não velha guarda) do que os mais famosos que é certeza de audiencia.
    Sobre piadas e parodias, infelizmente sempre vai ter a classe do contra que vai chiar. Se for levar tudo a serio nao haveria mais comediantes neste mundo.

    Abraços!

    ReplyDelete
  8. Alexandre, eu nao conheço o NHK de Saitama. Qual cidade, mais especificamente? Quem sabe, um dia de folga minha eu darei um pulo la...
    Bom, sobre a semana Kouhaku - veja antes que despenque - farei quanto menos se espera eheheheheh
    Lembra das semanadas que fiz em junho? Dá uma espiadela rs

    Beijos!!

    ReplyDelete
  9. Meu pai me dizia que eu parecia muito com a Koayashi Satiko,mas nunca me achei parecida kkk
    Passei pra te deixar um meme la no meu blog
    assim te conheceremos melhor kkk
    Ganhei da nossa amiga Elisa
    Ótima semana
    Bjos

    ReplyDelete
  10. 1. A potência da voz da Wada Akiko é não medida em decibéis, mas na Escala Richter.
    2. O mesmo problema de "pouca roupa" deu problema com o DJ Ozma, que faz versão japonesa de música dance coreana.
    3. A briga de Mori Shinichi e o compositor Kawauchi Kouhan acabou ocasionando a morte do segundo. No Kouhaku seguinte Mori Shinichi, com sua inconfundível voz rouca, cantou de novo "Ofukurosan yo, ofukurosan"
    4. No dia em que Yamaguchi Momoe voltar a cantar, a paz reinará no mundo.
    5. Hosokawa Takashi volta nesse ano.
    6. A NHK agradece o Arashi no Kouhaku, vai ser o pico de audiência de 2009. E os artistas agradecem o fato do Record Taisho não ser mais no dia 31, e sim no dia 30, sem medo de repetir roupa.
    7. Mikawa Kenichi X Kobayashi Sachiko. É o Fla-Flu do Kouhaku. Fiquei até decepcionado pelo fato de nenhum deles ter desfilado no carnaval do Rio em 2008.
    8. Quanto a encerramentos com artistas pop, a teimosia conservadora da NHK fez uma mea-culpa. Não é a Ayaka que encerra (será a penúltima) nesse ano, porque vai tirar um ano sabático para cuidar da saúde, mas sim o Dreams Come True.

    ReplyDelete
  11. Adorei o blog!
    Foi a primeira vez que pude assistir o Kouhaku e gostei ^^
    Tava querendo ver mais por causa de Perfume e Kimura Kaela, mas o programa em si foi legal de se assistir \o\

    Jaa!

    ReplyDelete

Post a Comment