Festival de Fim de Ano - Mais Curiosidades do Kouhaku Utagassen

Os futuros apresentadores do Kouhaku Utagassen quando Yukie Nakama e Masahiro Nakai estiverem com agenda lotada: Nozomi Ohashi (será sempre lembrada pela música de "Ponyo") e Seishiro Kato(que vai ser sempre lembrado pelo comercial como "kodomo tencho"...)

Tinha falado anteriormente sobre o tradicional festival de fim de ano que a emissora estatal de TV, a NHK, transmite anualmente na véspera do ano Novo. Que a emissora está fazendo das tripas coração para levantar a audiência (que a cada ano cai devido a uma outra emissora estar transmitindo final de luta livre - o que, cá pra nós, eu particularmente não vejo graça alguma ver dois marmanjos se estapeando no meio de um ringue), tá muito na cara, pois pra chamarem até a "revelação do ano" Susan Boyle, não duvido de mais nada.

Sobre quem vai participar este ano ficou muito pouco especulado, se bem alguns nomes eram óbvios, outros foram surpresa.

Falei dos fatos curiosos deste festival, mas quem disse que acabou? Ano vai, ano vem, o festival costuma ter a famosa "caixinha de surpresas"...

- Este ano vai ser o último ano que a cantora Ayaka se apresenta. Ela, que casou-se no início do mês com o ator Hiro Mizushima (era o assistente do Kimura no dorama "Mr. Brain" e o aloprado policial em "Tokyo Dogs"), anunciou que iria parar de cantar até o próximo ano. Por causa do casamento? Não é bem isso: Ayaka tem problemas sérios de saúde (hipertiroidismo) e estaria afetando a audição e vocal, por isso vai dar um tempo para se tratar pra, quem sabe, voltar a cena musical novamente.

- Pela décima vez, o cantor Saburo Kitajima vai encerrar a noite. Como sempre, com "Matsuri", que reúne todos os artistas que apresentaram. No lado vermelho, quem encerrará será a hoje dupla Dreams Come True.

- Pouca gente sabia, mas Miwa Yoshida, a vocalista da dupla Dreams Come True era casada com o compositor Ken Sueta. Só souberam quando ele faleceu de câncer, em outubro de 2007, no final da produção do álbum "I Love You". Uma das músicas Yoshida dedicou ao marido falecido.

- Acharam estranho escalarem as megapop stars Ayumi Hamasaki e Kumi Koda e não chamaram Namie Amuro, já que ela quem apareceu mais no ano. Não sei se confere, mas dizem que Ayumi e Namie não podem se ver que logo sai troca de gentilizas, se me entenderam. Houve um Kouhaku que as duas foram chamadas e saíram comentários que Namie não iria se apresentar na mesma noite que "a Barbie fabricada" (Ayumi) e que Ayumi teria revidado com o comentário de que "não quero me encontrar com aquela macaca" (Namie). Melhor pra Koda, que nada tem a ver com isso e ela apresenta (quase) em paz...

- São raros irmãos que também cantam se apresentarem juntos ou no mesmo evento. A dupla Peanuts (formado pelas irmãs gêmeas idênticas Emi e Yumi Ito) se apresentaram 16 vezes no Kouhaku. As irmãs Saori Yuki e Yuko Yasuda, 10 vezes (como irmãs), mas a última apresentação delas foi em 2001. Este ano, as irmãs Kumi Koda e misono (ex-vocalista do Day After Tomorrow) se apresentarão juntas pela primeira vez no Kouhaku Utagassen deste ano (ah, ninguém sabia que Kumi e misono são irmãs?).

- Este ano, além das apresentações habituais, pra nunca ficar batido, sempre tem as atrações a parte. Além da Susan Boyle, o "Kodomo Kouhaku", versão mirim do Kouhaku com Nozomi Ohashi (lembram dela cantando a musiquinha do animê "Ponyo..."?) e Seishiro Kato (que faz sucesso como garoto propaganda da Toyota como "Kodomo Tencho"), o tema do ano "Uta no Chikara" e... homenagem ao Michael Jackson (como foi a personalidade mundial mais falada e especulada, bem...)

- Quem vai abrir o programa serão Ayumi Hamasaki e o grupo de 14 membros EXILE, que este ano ganhou o Nippon Record Taisho (pra quem não lembra do grupo, antes eles eram sete e resolveram incrementar o grupo contratando mais sete pra dar apoio. E na comemoração dos 20 anos do entronamento do Imperador Akihito, o grupo foi convidado para cantar ao vivo no evento noturno).

- No caso de grupos musicais mistos (que contém homens e mulheres como membros de banda), a escolha se vai ser do time vermelho (mulheres) ou branco (homens) prevalecerá quem é o vocalista principal. No caso dos grupos como Dreams Come True e Every Little Thing, como as mulheres (Miwa Yoshida e Kaori Mochida respectivamente dos dois grupos) são as vocalistas principais, ficaram no time vermelho. No caso do Southern All Stars, embora tivesse a Yuko Hara como membro da banda, acabou representando o time branco porque Keisuke Kuwata era o vocalista principal. Só no 19o. Kouhaku Utagassen (1968) que até em cima da hora ficaram na dúvida em qual time encaixar o grupo Pinky and the Killers, pois todos eles cantavam juntos (acabou ficando no time vermelho).

- O caso de encerramento da noite (o chamado "Ootori"), geralmente os homens quem encerram (ou o time branco). Mencionei várias vezes que dos sessenta eventos que tiveram, dá pra contar nos dedos quantos artistas não-cantores de enka encerraram: Kenji Sawada (1978) e SMAP (2003 e 2005). Das mulheres, foram Namie Amuro (1997) e Dreams Come True (2009), se bem que das mulheres deveriam ter deixado a Ayaka encerrar, pois seria a última apresentação dela. Falando em última apresentação, muita gente dos anos 80-90 não se conforma pelo fato de não terem deixado o septeto Checkers fazer o encerramento no mesmo ano que seria a última apresentação deles (1992).



"Love" (Dakishimetai), de Kenji Sawada, que encerrou a noite de 1978. (Para quem não sabe: Kenji Sawada era vocalista do grupo The Tigers, que nos anos 60 foi um dos grupos que popularizaram o famoso movimento "Group Sounds", seguindo a trilha dos Beatles. Era conhecido também com o nome artístico de Julie, fazendo o gênero andrógino. Foi casado com a ex-Peanuts Emi Ito por uma década.)




"Sekai ni Hitotsu Dake no Hana", SMAP, em 2003. (Foi o segundo artista de música não-enka a encerrar a noite, quinze anos depois que Kenji Sawada. A música foi a mais tocada do ano - e ainda continua, tanto que este ano vão cantar novamente.)




"Matsuri", de Saburo Kitajima, em 2006 (Veterano do Kouhaku Utagassen, Kitajima - nascido em Hokkaido, tanto que o primeiro sucesso dele fala da cidade natal - quase sempre encerrava as apresentações do Kouhaku quando era chamado para o final com essa música que fica impossível o pessoal ficar parado, tanto que no meio da música quase todos os participantes do Kouhaku entram no meio da dança. Vide neste vídeo a animação maiores de Akiko Wada e Takuya Kimura, que puxam o pessoal pra acompanhar.)


- Incidentes acontecem :
1) Em 1982, uma paródia má interpretada dos Southern All Stars quase não deixaram o grupo participar mais algumas vezes (não entendo até hoje porque não escalaram o grupo quando "Tsunami" disparou nas paradas de sucesso, em 2000);
2) Em 1985, Koji Kikkawa, ao imitar a famosa performance de Jimi Hendrix tocando fogo na guitarra no final da apresentação, por pouco não terminou o programa por aí mesmo: a fumaceira foi tanta que Naoko Kawai, que cantaria logo depois, quase não conseguiu de tanto que tossia.
3) A dupla humorística Tunnels (Takaaki Ishibashi - que apresenta até hoje o programa "Utaban" com Nakai - e Noritake Kinashi) apareceram somente de cuecas branca e vermelha e no próprio corpo escrito "Compre Votos", no evento de 1991. Tem gente sem senso de humor nesse mundo, vou te falá...
4) No ano seguinte, o ex-Shibugakitai e hoje ator Masahiro Motoki (o ator principal de "Okuribito"), fez cair o queixo de muita gente ao se apresentar de colã branco paramentado com camisinhas infladas como balões. Houve quem dissesse que dentro das camisinhas não era só ar que tinha não...
5) O mais comentado até hoje foi a famosa performance do DJ OZMA ao se apresentar junto às dançarinas que, no meio da música ficam de peito aberto. Mas quem estava perto, como o apresentador Tamio Miyake, garantiu que elas estavam usando um maiô pintado. Mas quem via na TV parecia real. Resultado: muita gente não gostou e no ano seguinte DJ OZMA anunciou que iria se retirar da vida artística.

- Falei em lugares inusitados: Em 2002 (53a. Edição), Miyuki Nakajima se apresentou dentro da construção da represa de Kurobe (Toyama) e na mesma edição, Ken Hirai apresentou-se diretamente dos Estados Unidos ao cantar "Ookina Furui Tokei". No ano seguinte, em 2003, a dupla Yuzu, como era a primeira vez que se apresentaria, em agradecimento aos fãs que vinham ver a apresentação deles na época que cantavam nas ruas de Isesaki-cho, fizeram a apresentação em frente a (hoje extinta) loja de departamentos Matsuzakaya de Yokohama, onde eles começaram a carreira.

- Geralmente a apresentação (ou mediador ) é feita por um homem (representando o time branco) e uma mulher (time vermelho), fora os narradores da própria emissora. Só tiveram exceções em dois casos: em 2005 quando tiveram quatro apresentadores de uma vez só e ninguém representava ninguém e em 2007, devido a compromissos de última hora de Yukie Nakama, Masahiro Nakai teve que representar o time vermelho e o humorista Tsurube Shofukutei representou o time branco.

- Em quantidade de apresentações como mediadores, Yukie Nakama igualou a Junko Kubo, Tetsuko Kuroyanagi, Akiko Wada e Naomi Sagara (4 vezes). Mas Masahiro Nakai ainda está longe de igualar a Teru Miyata (13), Shizuo Yamanaka (9) e Keizo Takahashi (9). Ele está pela sexta vez...

Amigos leitores, que frequentam, lêem, comentam (ou não) este pobre mas limpinho e bem cuidado sítio, este é o último artigo do ano. Devido eu estar no meio das minhas merecidas férias (pra mim, passou de dois dias seguidos de folga, viram férias hahaha), retorno, se tudo der certo e eu não parar de cama devido aos excessos, entre os dias 3 ou 4 de janeiro. Portanto, comportem-se bem durante minha ausência, pois ano que vem poderá prometer muita coisa nova. Mas não prometo nada se farei alguma mudança no sítio, se vou postar diariamente (ah, quem me dera... ter tempo!)...

Calma que ainda vamos ter a retrospectiva dos seis últimos meses, a retrospectiva da década que passou, as seções quase fixas da Discoteca Básica, voltando a gastronomia, e continuando a mesma alopração que a autora sempre teve. Afinal, existem certas coisas que se a gente mudar, acaba ficando chato, por isso resoluções de ano Novo nunca deram certo pra mim mesmo...

Desejo a todos vocês um Feliz Ano Novo, com a esperança que a nova década seja melhor que esta que passou. Importante termos saúde, tendo saúde, conseguimos alcançar nossos objetivos. E fé, sem ela não teremos a luz para iluminar a solução dos nossos problemas.

Comments

  1. "Não sei se confere, mas dizem que Ayumi e Namie não podem se ver que logo sai troca de gentilizas, se me entenderam."

    Que eu saiba não tem nada a ver ayu e namie "trocarem gentilezas", essa foi nova

    ReplyDelete
  2. Poxa, que legal, pena que aqui não tem esse canal.
    Gostaria de ver o Dreams come true, que gosto muito.

    Querida, te desejo um ótimo ano novo, e que 2010 seja um ano realmente daqueles com muitos acontecimentos bons!!!

    ReplyDelete
  3. Ah, e hipertiroidismo realmente afeta muito a voz. Na adolescência quase perdi a minha por causa desse problema, mas graças a deus tudo deu certo.

    ReplyDelete
  4. Obrigada pela mensagem ^^
    Espero que vc tenha um excelente 2010, recheado de realizações pra ti!!!!!!!!

    E comente mais no blog!! Só assim sabemos que vc passou por lá ^^

    Miquilisss
    Bru

    ReplyDelete
  5. Eu vi algumas partes do kouhaku... Viu a homenagem do SMAP ao Michael? Eu gostei!!!

    FELIZ 2010!!!

    beijos

    ReplyDelete
  6. Vamos torcer para a Ayaka voltar com tudo em 2011.

    Essa sessão "Shit happens" do Kouhaku foi excelente.
    2. Até hoje alguns fãs da Kawai Naoko (uma das melhores idol-singers dos anos 80) não querem nem saber do Kikkawa Koji por conta do Kouhaku-85.
    5. A famosa apresentação do DJ Ozma (que versionava para o japonês músicas dance-pop coreanas) até hoje dá o que falar.

    Quanto aos apresentadores, ao que tudo indica a dupla Nakama-Nakai ainda vai apresentar o Kouhaku por muito tempo. Até porque as opções testadas anteriormente (Mino Monta e Shofukutei Tsurube) não foram lá essas coisas todas. Alguns defendem o retorno de Kuroyanagi Tetsuko (sou um dos que defendem o retorno da veteraníssima apresentadora da peruca), Kubo Junko apresentou ano passado o Gold Disc Awards. Sagara Naomi desapareceu do mundo artístico depois de assumir que é homossexual.

    ReplyDelete
  7. E, claro, um feliz 2010 para todos!!
    Que seja um ano de muitas realizações e que não faltem bons assuntos!!

    ReplyDelete
  8. Feliz Ano Novo tudo atrasado, pessoal, mas estou viva, como podem ler. Vamos as respostas...

    Alexandre, obrigada pelos votos de novo ano, namorido kinguio tambem agradece. Esperamos sim que este ano seja melhor que a decada toda que passou. Se bem que todo ano a gente fala a mesma coisa ne? Mas perder esperança jamais! Desta vez consegui ver o Kouhaku de ponta a ponta, espere pra ler o post sobre isso eheheh
    Depois eu que desenterro coisa do fundo das catacumbas, ne? eheheh Mas quem tem que ter paciencia pra ler comento é você. Os meus estao parecendo um post a parte...

    Beijos!

    Amanda, feliz ano novo e prazer em conhece-la. O fato da Ayumi e Namie trocarem farpas deveu-se a um programa que Ayumi possuia (o AyuReady?). Aí gerou essa história toda. Nunca se estapearam, claro. Mas que uma ofendeu a outra saiu nas revistas. De fofoca, claro...

    Beijos e continue visitando aqui!

    Fernanda, que 2010 seja cheio de paz e luz, esperamos sim que este ano dê tudo certo. Ou menos errado. O Dreams Come True encerrou a ala feminina. Com classe, claro.

    Beijos!

    Bru e Qui, sempre que eu puder eu visito sim. Eh que tem tanta coisa pra reler ne... Mas que 2010 seja melhor sim. A gente acredita.

    Beijos!

    Gesiane, eu assisti ao Kouhaku de ponta a ponta. Consegui uma alma bondosa e caridosa que deixou para a posterioridade (leia-se torrentar...). Cá pra nós: tinha quase certeza que o time branco ia ganhar. De novo. Mas os blocos a parte foram muito bons mesmo. A homenagem ao Michael Jackson, quem pensou que ia ficar meio ayashii, o publico gostou (Kimura disse numa entrevista que, pra fazer o moonwalk nao foi tarefa facil, mas teve um programa que o Nakai fez certinho!).

    Feliz 2010 e venha logo pra cá!;)

    MP Kouhaku, essa do Kikkawa meu namorido nem pode falar dele direito. Motivo obvio: ele tambem gosta da Kawai Nahoko. Eu percebi que o pessoal gosta dos detalhes curiosos dessas apresentações ne? Se preparem que esta semana vai ter mais eheheheh Quanto aos apresentadores, não cheguei a ver a apresentação da Tetsuko Kuroyanagi (a Totto-chan), mas gosto dela (apesar da peruca). A dupla Naka-Naka (Yukie Nakama e Masahiro Nakai)só não apresentaria mais se a agenda dos dois estiver cheia. Mas parece que com os dois dá certo (a Junko Kubo também).
    Feliz 2010!

    E feliz nova decada pra todos nos!

    ReplyDelete
  9. Como SEMPRE, eu nao assisti o Kouhaku pois estava fazendo outra coisa e emendei no Countdown Live do outro canal - pra ser sincera, odeeeeio enka! Soh vi o comecinho do Kouhaku - vi a Ayu dando uma de Madonna (afinal para que queremos criatividade ne?), Exile, Jero... mas depois desisti. Depois vou ver esse video do Smap. Vlw pelo post! Assim vou direto nas apresentacoes mais interessantes, heheheheh :p

    ReplyDelete

Post a Comment