Região Kanto neva em Fevereiro...


Onde moro, Yokohama, faz parte da região Kanto (aula de kanji: 関東, que significaria mais ou menos "entrada e saída pelo lado leste"), que compreende as províncias de Tochigi, Ibaraki, Chiba, Gunma, Saitama, Tokyo e Kanagawa. Em meus quase doze anos de vida neste arquipélago, sendo dez deles morando em Kanagawa (e sete em Yokohama), neve era algo meio raro de se ver. Mesmo quando moramos em Minamiashigara, a lendária cidade do famoso Kintarou, que era mais montanha e mato do que a cidade mesmo, vi neve uma vez, e olhe lá...

No dia seguinte que mudamo-nos para Yokohama, devido eu ter mudado de emprego, num domingo de dezembro, acordamos com neve cobrindo o bairro todo. Lei de Murphy rules: dizem que era difícil nevar, e quando nevou foi justo no dia que tínhamos nos mudado e eu tinha o bendito do teste de nível de proeficiência em língua japonesa pra fazer em... Tóquio!!!
Depois disso, dava pra contar nos dedos quantas vezes vi neve aqui, em Yokohama. Contando este ano, acho que foram cinco vezes?! E não era "perigo" de neve não. De cobrir os telhados das casas, as calçadas, causar caos nas estradas, fazer bonequinhos de neve... Ano passado, juro, eu não lembro se nevou ou não, senão teria postado... Ah, lembrei o motivo: meu PC antigo pifou e fiquei um tempinho sem comunicação... E nem lembro se realmente nevou.

Em 2008, eu lembro que despencou AQUELA neve, pois foi justo na semana que tirei quatro dias de (merecidas) férias e no dia que nevou, a Ichi-go-sen (aka "Rota numero Um") ficou totalmente parada. Ninguém ia, ninguém saía, pois as expressas ficaram bloqueadas tamanha foi a neve que caiu nesta região.

Pois é, domingo, assistindo ao noticiário (como se fosse novidade, né...), a previsão do tempo informava pra estes lados "sol, mas durante a tarde pode nevar"... E justo na segunda de manhã, que eu costumo ouvir a previsão do tempo via rádio (ouço três: a Tokyo FM, o BayFM e o Nippon Hoso), eu acordei meio tarde e esqueci. Se fosse nevar, seria à tarde... Ops! Tarde??? Estaria trabalhando e sairia nove da noite!

Eis o que deparei quando cheguei no meu lar, apertado lar:

Nosso carro que era preto, acabou sendo coberto por uma boa camada de neve...


O pessoal teria que ter coragem pra sair de casa debaixo de neve e escorregando...
Olha os floquinhos caindo... de floco em floco, no dia seguinte, cadê tudo?
Fenômeno que dura uma noite. Até o degelo...
A Ichi-gou-sen (Rota Um) : no ano-Novo, passa o Ekiden. Dia normal, caos generalizado: quem vai pro sul do Japão ou vai pra Tóquio: tem que passar aqui (na foto, indo adiante, vai para a cidade de Fujisawa)
Pela manhã, o que restou: junto com a neve que caiu durante a madrugada, também chuviscou um pouquinho...
Visão do alto da escada do nosso apertamento. Realmente, teve gente corajosa que resolveu ir pro trabalho de carro após ter caído neve...
O telhado do vizinho era branco? Não. Está coberto de neve!!
Nossas tulipas em fase de crescimento cobertas pela neve... Espero que floresçam...
Seis e pouco da matina e a autora lesada acorda pra ver o resultado... Sim, hoje tive que entrar mais cedo no trabalho.
O sol aparece e a neve logo deixará de existir. Alguém aí lembrou da letra de "Here Comes the Sun"???

Comments

  1. Ah que lindo, tudo branquinho...

    Vi neve umas 5 vezes na minha vida ums 3 aqui no RS, uma na Argentina, no Chile...

    Beijos

    ReplyDelete
  2. Só vi neve em fotografias como essa... Sempre morei em cidades quentes (algumas vezes quentes até demais).

    ReplyDelete
  3. Gesiane, se você vier pra essas bandas, e quiser ver neve, tem que ser Hokkaido, onde Japão começa (ou termina, depende do ponto de vista rs). Lá, começa a nevar em... novembro!!! Juro!
    Mas aqui, até a tardinha ja derreteu tudo :(

    Beijos!

    MP Kouhaku, quando morei em Hyogo (é, onde deu o terremoto), o primeiro inverno eu vi... neve! Muita neve!
    Depois mudei pra Kanagawa e em dez anos, vi neve cinco vezes e olhe lá...

    Abração!

    ReplyDelete
  4. Fiquei tão emocionada quando eu vi neve e eu e o Dú ficávamos que nem dois bobões na janela falando, olha tá caindo flocos.... ahhh não, era chuva mesmo ahahhha... Quando eu vi neve pela primeira vez eu tinha acabado de sair do trabalho... e achei q tava chovendo, mas estava em slow motion ahahahaha... é isso q eu fiquei na cabeça.

    Eu nao tenho saudades do frio rs...

    Kisu!

    ReplyDelete
  5. Oi!

    Adorei teu blog, principalmente aquele post dos japas gatos nas capas de revistas, hehe!

    Tenho um blog sobre cultura pop japonesa:
    www.harajukunews.blogspot.com


    Kisu! ^^

    ReplyDelete
  6. Bah, e isso que você morou um bom tempinho numa provincia onde neve é raro cair e quando cai vira festa (em Ehime, ne?).
    Quando neva é uma beleza. O duro é depois, quando degela: risco de tombos, batidas, e um frio que nem pinguim aguenta...
    Beijos!!

    Jomara, que bom que gostou da matéria anterior, da revista an-an. Vou visitar o seu, pode deixar.

    Beijos!

    ReplyDelete

Post a Comment