Vida em Cores pra animar o Inverno (e outras estações do ano também)


Eu sei que o inverno está quase no fim e a primavera logo chega. Desde que eu me conheço por gente, muita gente associa o inverno e usar cores como branco, preto ou cinza. Ou as três cores juntas. Mas o inverno já é um clima frio (aqui) e o pessoal insiste em usar essas três cores. Neutras, como aprendi no meu tempo de escola primária. Tudo bem, eu uso preto mas é meu motivo de disfarçar o que sobra (e como).

Inverno passa inverno chega, desta vez uma grande marca de roupas resolveu alegrar um pouco mais o clima com a coleção passada usando a cartela Pantone. Tem cor pra usar quase todo dia, pra variar o guarda roupa e não ficar na mesmice de sempre. Confesso que eu costumo comprar algumas peças de roupa desta grande rede de lojas porque, bem, elas caem bem no meu corpo e uma corzinha diferente nunca matou ninguém (é que eu acho que minha gaveta só tem peças brancas e a maioria da Mary Quant - compradas em liquidação ou quando ganhei 10 mil pontos no cartão da loja de departamentos a que às vezes compro).


"Cor é conforto" - campanha da Uniqlo para o outono-inverno em alguma temporada, mas acreditem: as cores não sairam de moda para este ano!

Bem, quando resolvi usar blusas de lã neste inverno pra trabalhar (onde trabalho, não necessariamente é obrigado a ir 100% de terno ou tailleur mas também não "avacalhado"), comprei algumas de côr bem, digamos, fortes pra quem me conhece bem e acostumava ver-me de branco ou às vezes preto - do tipo, maravilha (ou "pink"), roxo (fui chamada de berinjela ambulante ou hematoma gigante) , púrpura (lembram do Prince com "Purple Rain"?) e vermelho (se eu uso com calça preta, o que não é dificil, perguntaram se estou indo fazer algum "despacho"). O pessoal não perdoa...

Desde que a Apple (não, não é a gravadora dos Beatles) renasceu com o iMac (modelo G3), que o monitor e a CPU eram um só, mas de cores cuja consistência ficou parecendo aquelas (temidas) balas Soft(1) , não consigo desassociar a música dos Rolling Stones "She's a Rainbow" com o comercial que saiu na época (em 2002, eu acho), quem chegou a ver o comercial, vai saber do que eu falo. Depois do iMac, as outras empresas resolveram quebrar a monotonia do monocromático em relação às cores de CPU-Monitor (ou era bege ou era preto) e mandaram ver. Mas, até onde lembro, os corajosos foram a Sony (a linha Vaio) , Fujitsu e Toshiba (estas na linha de notebooks).
Tirando o azul, as cores não lembram as temidas mas nostálgicas balas Soft?
Sony Vaio (notebook), semelhança de posição com a foto da Apple, é mera coincidência da autora que pesquisou...

Ainda na parte de aparelhos coloridos, já que falei da Apple, o iPod nano, já na quarta (ou quinta, sei lá, eu nem acompanho direito esta fase) geração, resolveu apostar na cromoterapia e lançou com nove cores diferentes. Muito além do vermelho, azul, amarelo padrões, mas laranja, dourado, rosa-choque, violeta, púrpura... Pra consumidor exigente, já que cinza é meio triste e não quer pôr capinha... Mas pra esse modelo, o que tem de capa protetora com variação de desenhos (fora as meninas que a-dooooooo-ram incrementar com pedrarias, adesivos e outros penduricalhos) não está nem em Harajuku ou Akihabara...
... e eu ainda na iPod Nano segunda geração que nem sei se o pessoal aceita de graça... (mas que está me quebrando um galho, isso sim)

Dando prosseguimento a vida arco iris, os aparelhos celulares também ficaram cada vez mais coloridos. Quebrando a monotonia do preto ou branco ou cinza como é o caso de alguns modelos (é, tenho que admitir que o meu é preto, mas não tinha outra côr, que posso fazer?), as operadoras mandaram ver na guerra colorida e eis que, de um ano pra cá, nunca vi campanha tão intensa de variedades de modelos e... cores!
Aparelho laranja-laranja, rosa-glacê-de-morango, preto-bola-oito, branco-concha, azul-céu... Quinze cores para escolher (ou combinar com sua bolsa, seu humor, seu signo... vixe, se eu for seguir meu horóscopo, seria tudo VERMELHO...)

E eu pensando que a principal função do telefone celular era fazer e receber ligações...

Mas vamos lá: no Japão temos quatro operadoras de telefonia móvel sendo que três delas abocanham uma grande parcela da população usuária, inclusive estrangeiros. Quando a SoftBank (antes Vodafone e bem antes era a J-Phone logo que cheguei aqui) lançou a linha Pantone (olha a famosa tabela de cores de novo!) com a Cameron Diaz, era tanta côr que imagino que, teria que ser por encomenda. Pronta entrega só se fossem as cores mais óbvias.
Campanha da SoftBank para o modelo da Panasonic: e eu achando que o Smap fosse escolher as cores que utilizam no Bistro... (respectivamente: vermelho (Kimura), amarelo (Kusanagi), verde (Katori), azul (Inagaki) e rosa (Nakai), mas escolheram para a campanha: dourado, azul, amarelo, púrpura e branco)

Ano passado, a campanha "Color Life", trouxe 16 cores diferentes. Do tipo: a cor correspondente a algum objeto, como preto a bola 8 da sinuca, rosa do glacê do donut, dourado da bola de enfeite do Natal e por aí vai...

Este ano, inicia-se a primavera e lá vem estação nova, cores novas... Escreve embaixo que, primavera, as cores são mais em tons pastéis. Não, não falo daquela iguaria que em qualquer feira ou boteco se encontra (e diga-se de passagem, são os mais gostosos), mas de cores em tons mais suaves, mais delicados, mais para meninas que gostam de tudo "kawaii" (meiguinho).

A operadora DoCoMo (pertencente a estatal NTT), resolveu subdividir os modelos de aparelhos celulares em quatro grupos, um para cada estilo de usuário, do simples ao profissional, dos bonitinhos aos funcionais. Confesso: até hoje eu fico me perguntando para que serve tal aparelho e o que difere um do outro (exceto os modelos da linha Pro, que é mais voltado para businesswomen e men)... Eu sei que a maioria o pessoal prefere o combo telefonar-e-mail-foto-internet... Mas bem, pra atender a parcela exigente do mercado, temos também para quem quer agenda, ouvir música, fazer uso do aromaterapia, filmar...

Maki Horikita (série Style), Ken'ichi Matsuyama (série Prime), Shin'ichi Tsutsumi (série Smart) e Hitori Gekidan (série Pro): modelos para todas as pessoas, estilos e gostos...
A campanha da primavera (março logo está aí) traz as novas cores e modelos, como acontece de tempos em tempos. Para o público exigente. Detalhe: gosto de rosa, mas meu aparelho celular recente é preto ( e nem pensar em colocar pedrarias nem outros detalhes peruescos nele, nesse ponto acho que sou purista demais em customização).
Os modelos da au by KDDI para a primavera, linha au Colors a prova d'água (mas não significa que deve-se entrar com ele na piscina ou banheira)

Falando em primavera, a operadora au by KDDI investiu em deixar o display mais alegre e também inseriu mais cores para o gosto do freguês (ou freguesa), com o modelo a prova de descuidados que deixam cair água no aparelho (não sei se seria prova de mãos de manteiga que deixam cair no mar ou coisa pior).

Pra quem achava que outono e inverno as cores seriam sóbrias...

Fotos: via seo gugol, exceto o que inicia o post, da própria autora que teve que literalmente se dependurar da passarela no Tokyo Midtown para tirar a foto do alto da mesma da iluminação noturna que teve em dezembro do ano passado, por isso que tem uma "falha" branca no canto direito, abaixo...

(1) As temidas balas Soft, que de macias tinham nada. Era um perigo constante quando éramos crianças e o risco de engasgar com uma era enorme. Atire o primeiro baleiro quem nunca engasgou com uma e teve que ser estapeado nas costas ou até virado de cabeça pra baixo para expelir a dita cuja ou cortou a língua quando estava no finalzinho.

Comments

  1. É, já era a época que celular era para ligar... agora é para tudo!!! O meu não é um TOP (NOKIA N95) mas faz mil coisas... o que menos uso acho que o telefone... pena que não tive tanta opção de cores... ^^

    hahaha... estas bala soft eram assassinas mesmo... como me engasguei com elas e não aprendia a lição!!! Depois tentaram fazer elas quadradas mas não vingou!!! Lembra?

    bj

    ReplyDelete
  2. cores da uma incrementada danada,aqui o pessoal usam e abusam,tem gente que faz umas misturas que nunca tinha visto na vida.

    :D

    mais apesar de achar lindo,nao resisto ao preto basico quando vou comprar qualquer peca de roupa,primeiro para esconder umas gordurinhas que insiste em aparecer,outra pq é um coringa ne?

    esses comerciais que vc comparou foram um show,adorei sua pesquisa.
    beijaoooo.

    ReplyDelete
  3. Gesiane, aqui tem cada cor e modelo de aparelho celular que você fica MUITO na dúvida qual comprar. O jeito é 1) pegar o catalogo 2) acessar a home page de cada operadora. Pra trocar o meu, eu tive que pesquisar e muito...

    As balas soft eram um perigo mesmo. Eu perdi a conta de quantas vezes quase cortei a língua quando estava no finzinho... Mas as quadradas não me lembro não...

    Beijao!

    Andreia, eu esqueci de mencionar, mas quem começou tudo colorido mesmo em matéria de roupas foi a GAP. Chega inverno, escreve embaixo: cachecois listadinhos coloridos, roupas de tons fortes...
    A vantagem aqui é que: se você colocar uma camiseta laranja e calça amarela, ninguém repara.
    Mas o que nunca falta no guarda roupa são calças pretas...

    Beijao!!

    Alexandre, dependendo do lugar até que encontrei algumas casas coloridas (o meu prédio é amarelo-pintinho com as portas verde-musgo) mas acho que de originalidade a famosa casa do cartunista Umezu Kazuo (fica em Toquio, mas meio inaka) ganha: listrada de branco e vermelho...

    Se eu for até lá (parece que não fica longe de onde trabalho), eu tento tirar uma foto...

    Beijao!!!

    ReplyDelete

Post a Comment