Assuntos aleatórios

Muita gente deve lembrar, mas quinze anos atrás, Tóquio foi abalada pelo maior atentado terrorista que já existiu. Mas não foi uma bomba ou tiroteio, e sim, arma química. Em 20 de março de 1995, em pleno horário de pico, de manhã, em cinco estações de metrô, mas a mais afetada foi a de Kasumigaseki (Hibiya Line), estação onde ficam vários ministérios, um dos alvos principais da então seita Aum Shinrikyo (hoje Aleph, e seus membros vivem em constante vigília pela polícia) e a de Akihabara (também da linha Hibiya)

Até hoje, o líder e fundador da seita ainda está no corredor da morte, os familiares das vítimas falecidas e seriamente feridas no atentado receberam indenização (com um certa demora, diga-se de passagem). Sábado que passou, dia 20, na Fuji TV, passou um especial sobre o caso. Para conhecer melhor o lado das vítimas (que foi menos abrangente na época), aconselharia ler o livro de Haruki Murakami - "Underground - The Tokyo Gas Attack and The Japanese Psyche" - que fez uma grande pesquisa entrevistando os parentes das vítimas.

***********************************************************************

Chega primavera, aqui no hemisfério norte, ainda fica o resto do frio. As flores se abrem, começa-se a época de hanami, ou seja, fazer piquenique com a família, amigos, sua cara metade nos parques, debaixo das cerejeiras. O lado ruim é dependendo do parque, tudo congestiona a ponto de ter alguém pra passar a noite anterior "guardando o lugar"...

A programação de novas novelas na TV, encerramento de alguns programas, criação de outros... O fator audiência, economia e ver se atração nova melhora... Sobre novelas, eu já falo logo assim que eu comprar a TV Guide desta semana e faço um resumo. Pelo que vi da semana passada, o pessoal está apostando nas novelas da primavera!

***********************************************************************
Cinema: algo que vou uma vez a cada eternidade. Quando quero ir, o fator monetário não ajuda. Poderia torrentar, mas eu adoro ir ver em uma tela grande, com um balde de pipoca com manteiga e um refrigerante zero (não estou de regime, é que desde que surgiram no mercado, eu bebo estes tipos... só uma vez por semana). E quando o fator monetário chega, tenho que trabalhar direto e perco a coragem até de pegar o late show, ou seja, a última sessão.

Um dos programas que costumo assistir (quando dá) é o "SmaStation!!", todo sábado, às 23 horas. Um programa que traz vinte a trinta dicas do "bom, gostoso e barato", tanto parte gastronômica, como no turismo, música... Semana passada, eram os vinte covers (assunto oportuno), com a presença da cantora Fuyumi Sakamoto (que está nas paradas de sucesso graças a um álbum de covers e olha que a mulher era bem conhecida - inclusive no Brasil, sim senhores e senhoras, ela já foi ao Brasil - como cantora de enka). A que passou, no dia 20, era sobre "as delícias de petiscos em paradas de rodovias expressas por 500 ienes", com a presença do peso-pesado (no sentido literal da palavra) Hidehiko Ishizuka, expert no assunto comida.

Todo mês, tem o quadro "Tsukiichi Goro", que fala sobre cinema. Este mês, eram sobre os filmes que concorreram ao prêmio da Academia de Cinema (ou o "Oscar"). E Goro Inagaki (alguém aí conseguiu ir ao teatro ver a nova peça "Zou", que fala sobre os efeitos de Hiroshima?) comentou sobre os cinco melhores e escolheu - na ordem de preferência:

1o. "Up In the Air"
2o. "I Love You Phillip Morris"
3o. "Nine"
4o. "The Princess and The Frog"
5o. "Hard Locker"

Curiosamente, Shingo Katori (que apresenta o programa) e Yoko Oshita (apresentadora da TV Asahi) também escolheram o filme em que George Clooney protagoniza em primeiro lugar.

************************************************************************
Agradeço aos leitores que postaram nos comentários do post anterior. Não se preocupem que namorido kinguio está bem, trabalhando muito, comendo muito (doces, por sinal), e pesquisando muito um outro apertamento onde futuramente será o novo QG deste sítio. Mas como pra sair de um apertamento e alugar outro vai uma grana violentíssima, entrando o mês de abril, vai ser tchau de mão fechada, diminuir café fora de casa, levar bebida de casa ( só não digo levar o almoço de casa porque isso faço quase todo dia. Quando não levo, podem ter certeza: preguicite aguda ou esquecimento mesmo)... E nosso relacionamento vai muitíssimo bem, obrigada!

Comments

  1. Não sabia desse atentado terrorista.

    Quando eu era criança costumava fazer muitos piqueniques com meu irmão e uma amiga em volta dos lagos do condomínio onde meus pais tem chácara..rsrsrs..era divertido mas nossos piqueniques se resumiam a pacotes de fandangos e coca-cola. rsrsrs...

    Eu tb adoro ir ao cinema mas ultimamente tenho preferido baixar alguns pra passar o tempo. Tenho assistido os indicados ao Oscar. E eu não gostei do "Up in the air". Gostei de "Nine".

    Tenha um ótimo dia.

    ReplyDelete
  2. Sempre quis fazer um piquenique, mas nunca morei em lugares que permitissem isso (sem parques). Mas, o gatinho encantado mora perto do aterro do Flamengo (é um parque enoooorme) e certamente vou fazer muita coisa lá, hihihi!
    Olha, faz muito, muito tempo que não vou ao cinema. Acho que a última vez foi pra ver Star Wars 3...tempão.
    Bjcas
    (desculpe não comentar sobre o atentado, mas não sou muito familiarizada com o assunto.)

    ReplyDelete
  3. Desabafando, eu entendo. Talvez no Brasil foi pouco comentado. Da mesma forma se houvesse uma enchente no Brasil, aqui seria comentario no bloco internacional. Eu ainda estava no Brasil quando aconteceu e fiquei sabendo via revista Veja (pois é: 1995 internet era sonho pra poucos).
    Ah, mas este ano farei piquenique sim, onde namorido está temporariamente morando tem um parque muito grande e bem tranquilo, ao lado do rio rs Eh levar sanduíches, bebidas e estender a toalha e ficar relaxados rs
    Quanto aos filmes... Bem, ainda nem pensei em baixar. Eh que eu gosto de ir ao cinema mesmo. Quando o bolso permite...
    Beijos e um ótimo dia também!

    Alexandre, sobre os suspeitos eu vi três nos cartazes. No sabado saiu uma reportagem especial sobre o atentado mas do ponto de vista da esposa de uma das vítimas. Foi muito bom e valeu a pena assistir.
    Falando em assistir, preciso ver programação de cinema pra abril, já que ficarei alguns dias sem fazer nada mesmo... Quanto ao hanami, os grandes parques como Ueno, Yoyogi e Gaienmae pelamordeDeus, ninguém merece!!! Onde me escondo, ainda dá pra fazer ao lado do rio, agora em Yamashita Koen, nunca fui em época de hanami. E quando teve hanabi, quase fui espremida.
    Novela de longa duração só os taiga que passam na NHK. Dura um ano mas passa toda semana rs

    Beijao!

    Fernanda, como disse pra Desabafando, sobre o atentado do gas sarin em 1995 aqui, foi mais ou menos falado. Mas o (doido) lider da seita apareceu na capa da revista Time, vê se pode!!!
    Quanto aos piqueniques, algumas amigas minhas estão pensando em fazer, mas quando esquentar um pouquinho, pois ainda está frio de gelar, vê se pode!!!

    Beijao!!!

    ReplyDelete
  4. Nossa, faz muito tempo que eu não vou ao cinema. Tão amis fácil e prático baixar filmes pela internet rs....

    Kisu!

    ReplyDelete

Post a Comment