Inicia-se a Primavera...

Tulipas plantadas pelo namorido kinguio em outubro do ano passado - Hoje floresceram!

Para quem no sabe, enquanto no Hemisfério Sul começa o outono, aqui, no Hemisfério Norte hoje é o equinócio da primavera. Aqui é tido como feriado, mas como cai num sábado, eles passaram para segunda-feira, o que acabou ficando uma folga de três dias (para poucos).

Podem me chamar de insensível, mas quando primavera chega, eu entro em pânico. Sim, eu tenho crises de espirro, coceira nos olhos, acabo com o estoque de lenços de papel em casa... O famoso, temido, e só ameniza a base de aromaterapia, kafunshoo.

Quem leu meus artigos sobre o tema, deve imaginar duas coisas: ou estou exagerando demais ou aliviam-se por nunca ter tido na vida. Quem morou pelo menos mais do que três anos aqui, sabe o drama que passo. Existem exceções, claro, prova disso é namorido kinguio, que tem dezenove anos de moradia permanente aqui, sendo onze me aguentando, e nunca teve esse problema de kafunshoo. E olha que ele sofre de sinusite... Sorte de quem morou ou mora muito tempo aqui e nem passa na cabeça o que seria kafunshoo.

Tirando esse inconveniente (se bem que este ano estou menos atacada, ainda bem, não estou precisando, por ora, andar de máscara e ficar passando pomada dentro das narinas, mas estou espirrando horrores, mas só no trabalho), o bom da primavera é que eu já não preciso tanto ficar usando casacos pesados (embora a noite faça aquele friozinho), não é tão quente quanto o verão.

Sem falar das flores. Sim, adoro flores. Tanto que na varanda do nosso apertamento, namorido kinguio caprichou no outono passado: comprou mais de trinta batatas de tulipas. Sim. Tulipas. Pra quem não sabe, a semente da tulipa parece uma minibatata. E a época de plantio, tem que ser logo que outono começa, pois acreditem, leva um outono inteiro e um inverno idem para florescerem. Trauma das vezes anteriores que teve um ano que plantamos e não deu nada e outro ano de vinte, sairam dez. Menos mal.

Foto do nosso tulipário-de-varanda no dia que nevou, dia 2 de fevereiro. Olha a neve acumulada nos vasos...

O nosso receio desta vez foi quando nevou, em fevereiro. Sabe como é planta: frio demais, pode queimar. E não sei como elas resistiram a tudo: neve, chuva, pessoal pintando o prédio...

Foto em 25 de fevereiro, três semanas depois da dita neve. Elas sobreviveram!

Em 15 de março, elas já estavam dando sinal de que uma flor vai sair em breve....
Dia 18 de março, querendo aparecer, mas ainda não chegou a hora... Ei! Será que compramos mais de trinta batatas de tulipas... todas elas vermelhas??? Na embalagem dizia que eram de cores sortidas! Quero meu dinheiro de volta!!!

Ontem, dia 19 de março, quase no fim do inverno. As tulipas tomando forma do que elas são o que elas têm de melhor! Será que compramos mesmo tudo de uma côr só???


Tchrans!!! Uma amostra do tulipário - ao menos três já floresceram. Faltam outras quase trinta e poucas... Mas ainda vou postar mais, aguardem!

Comments

  1. Muitoooo lindas! Ameiii esse post. Acho que tulipas tem uma beleza encantadora. E vou querer saber depois se nasceram tulipas de outras cores...rsrsrs...fiquei curiosa! Aqui em casa todo o jardim é de minha responsabilidade, eu que plantei tudo, como tem um quintal grande, foram horas e horas ajeitando tudo (hoje, anos depois, faço só manutenção esporadicamente). Adoro colocar a mão na terra e plantar, serve até como terapia né? Mas ouvi dizer que as tulipas gostam bastante de um clima frio e que por isso talvez não fosse possível planta-las aqui no Brasil.

    Só não entendi o que significa Kafunshoo.

    ReplyDelete
  2. Nossa, eu peguei kafunsho no Japão, mas cheguei no Brasil fiquei é com rinite alérgica. Estou esperando o dia da consulta com o otorrino pra ver o estrago. De qq forma, qdo eu sai do BR não tinha nenhum problema respiratório ou alérgico de pó, pólen e derivados rs... AMEI a sua tulipa... demorou pra vc fazer um passeio para aquela cidade das tulipas... eskeci o nome... acho q fica em Ishikawa? Será isso? Não me lembro.... rsss mas parece a Holanda...

    Kisu!

    ReplyDelete

Post a Comment