Sunday, March 28, 2010

[Discoteca Básica do Empório]: Músicas Relacionadas com Flores e Cerejeiras



Ah... a primavera. Tudo bem que aqui muita gente sofre de kafunshoo, o tempo às vezes varia do calorzinho gostoso pro frio de gelar ossos, mas deixemos o pessimismo de lado porque é na primavera que tudo fica diferente. Os jardins cheio de flores, as cerejeiras com suas flores delicadas de pouca duração...

Sim. Cerejeiras. Os sakura. Muita gente espera o florescer delas para tirarem muitas fotos, fazer piqueniques (os hanami), andar, esquecer dos problemas... E também, nas paradas de sucesso, sempre têm cantores, cantoras e grupos lançando um single com o tema "sakura". Se não for cerejeira pode ser qualquer flor, afinal, primavera é primavera...

Eis alguns singles que saíram aqui na época da primavera, e qualquer semelhança com os títulos é mera coincidência...

Masaharu Fukuyama - Sakurazaka (2000): Na verdade existe uma rua com esse nome que fica em Tóquio (no distrito de Ota). Uma balada de amor e tristeza, e a música era de um quadro de variedades da dupla humorística Un-Nan (Teruyoshi Uchimura e Kiyoshi Nambara), o "Un-Nan Hontoko". Também foi primeiro single de Masaharu na nova gravadora (atualmente ele está na Universal/Victor, antes pertencia a BMG). O PV (promotion video) foi gravado na cidade de Tama, interior de Tóquio. Mas, acreditem: se Masaharu não cantar esta música no shows que vem fazendo, a mulherada cai em cima dele de tanto que a música fez e ainda faz sucesso. No ano que foi lançado, ficou em primeiro lugar por três semanas seguintes nas paradas da Oricon, vendeu 2 milhões de cópias...


Smap - "Sekai ni Hitotsu Dake no Hana" (2002): Inicialmente, estava inclusa no álbum "Drink! Smap!", mas em outra versão. No fim, acabou sendo tema de encerramento da novela "Boku no Ikuru Michi" (em que Tsuyoshi Kusanagi faz o papel de um professor que tem uma doença terminal), no inverno de 2003, a canção composta por Noriyuki Makihara, fez tanto sucesso que até hoje o quinteto tem que incluir nas apresentações senão... Na verdade, Makihara compôs a música como agradecimento a Deus por ele ter se livrado da dependência de estimulantes, que levou-o a um ano de reclusão, rescisão imediata do contrato com a gravadora e quase a perda de credibilidade que tinha. Acabou virando, segundo o falecido apresentador da TBS, Tetsuya Chikushi, "uma canção de antiguerra". A versão que eles apresentam é a do single que ficou sete semanas nas paradas da Oricon (a Billboard daqui). Nota: até Chris Martin, do Coldplay, chegou a cantar a versão em inglês no Summer Sonic em 2008!

Naotaro Moriyama - Sakura (Dokushou) (2003): Podiam achar estranho o PV desta música: um senhor tocando piano e um rapaz vestido de forma bem simples possível cantando "Sakura", mas a voz chama a atenção, quase em falsete. Foi uma das formas que Naotaro Moriyama resolveu aparecer na divulgação do segundo single, já que a capa nem foto trazia, para que ele nunca fosse conhecido como "o filho da cantora Ryoko Moriyama". Sim, Naotaro é filho da famosa cantora folk. Para que ninguém fizesse comparação de estilos, se ele seria melhor que a mãe e por aí vai, nas entrevistas ele diz: "Ryoko é minha rival!". Mas não significa que ele não goste dela, muito pelo contrário... Muito embora Naotaro tenha é como referência o cantor americano Bob Dylan. O single, lançado em março de 2003, ficou em primeiro lugar na segunda semana ao lançamento.

Mika Nakashima - Sakurairo Maukoro (2005): A cantora favorita da Bah. Natural da província de Kagoshima, Nakashima começou a carreira como cantora e modelo antes dos 17 anos. Começou a carreira de atriz quando foi escolhida entre 3000 candidatas para a novela de outono da Fuji TV em 2001, foi aí que lançou seu primeiro single - "Stars". Seu estilo exótico e seu estilo de cantar diferente das demais, fez com que ela variasse de ritmos, desde blues e jazz até batidas de rock, como no filme "Nana". Uma de suas músicas - a balada "Sakurairo Maukoro" - ganhou o MTV Videos Awards Japan em 2005, e também foi que deu início à série "Sakura Songs", isto é, entrou primavera, algum artista acaba lançando uma música sobre as cerejeiras... O vídeo, tendo Nakashima ao piano, traz ao fundo uma animação sobre o amor contada de uma forma muito singela. Detalhe: foi a primeira música que ouvi da Mika Nakashima (depois foi "Yuki no Hana").

Kobukuro - Sakura (2005): Dupla formada em Osaka, quase fazendo o estilo do Yuzu, só que um canta e outro toca violão. O nome da dupla vem dos sobrenomes deles: do guitarrista Kentaro Kobuchi e do vocalista Shunsuke Kuroda. O que chama a atenção da dupla, além de Kuroda ser alto para os padrões japoneses de ser (ele tem 193 cm de altura) e usar sempre óculos escuros, as músicas com harmonia vocal perfeita. Embora a música faça parte do chamado "sakura songs", a mesma não foi lançada na primavera (e sim, quase no inverno), mas garantiu a "primeira vez" no famoso "Kouhaku Utagassen" de 2005 mesmo. Recentemente, a dupla aparece na campanha do refrigerante Pepsi Nex, e no comercial, uma versão em japonês da clássica de Eric Clapton - "Layla".


Masaharu Fukuyama - "Utsukushiki Hana" (2006): Eu sei que vocês vão me bater, mas não tenho culpa se seo Masaharu lançou o single "Milk Tea" na primavera e logo foi no primeiro lugar da Oricon. Mas a segunda música do single - "Utsukushiki Hana" - foi usada no comercial da filmadora portátil da Panasonic - e foi bem na primavera, época das cerejeiras e também do ano letivo que se inicia (quem viu o comercial na época, apareciam crianças uniformizadas indo para a escola sob uma chuva de pétalas de cerejeiras). Acreditem: Masaharu compôs a música em memória de um filho falecido de um amigo próximo.



Yuzu - "Sakurae" (2010): Outra dupla, mas de Yokohama, como uma vez já falei deles. Formada por Yuji Kitagawa e Koji Iwazawa, a dupla começou cantando e tocando violão em frente a extinta loja de departamentos Matsuzakaya, em Isesaki-cho (Yokohama). Hoje a dupla mantém fiel ao estilo que conhecemos: dupla de violões, músicas folk, ora animadas, bem humoradas, ora de apelo pra coragem. E o show deles lotam (um dia menos dia vou acabar indo). A música foi apresentada antes de lançarem o single durante a turnê "FURUSATO" , em janeiro deste ano. O PV, se perguntarem onde eles gravaram, foi no Japão mesmo, mas parecendo ambientar um país desconhecido. "My Life", a segunda música do single, foi usada para o comercial da empresa Duskin ( a mesma que fabrica espanadores, presta serviços de limpeza e fabrica as rosquinhas do Mister Donut...).

Se souberem mais alguma música de primavera, os comentários estão abertos...

Fotos: da cerejeira noturna e de todas as capas dos singles, salvação do seo Gugol, amigo para as horas necessárias.

Não, ainda não fotografei um sakura. Ainda estão em botão, quem sabe esta semana...

5 comments:

  1. Sakura significa cerejeira? ou primavera?

    Não conheço nenhum desses cantores, mas fiquei curiosa e assisti ao video da Mika(esqueci como escreve o sobrenome..rsrsrs...), achei muito bonito, adorei o video e a música apesar de não ter entendido nada mas transmitiu uma sensação boa!

    ReplyDelete
  2. Eu fiz alguns videos com imagnes de sakura que filmei. E coloquei como trilha algumas das músicas citadas aqui (adoro todas, diga se de passagem).
    Daí lá vem o Sr. Iutubiu que manda eu apagar o vídeo pq infringe direitos autorais hahaha. Só a Misora Hibari cantando Sakura no Uta e Sakura, Sakura que sobrou hahaha.

    Que as flores são lindas, são. Mas bem que podiam fazer um sakura transgênico que ficasse florido mais tempo hahaha...

    Bjos e bom domingo

    ReplyDelete
  3. Sakura é cerejeira. Mas não a cereja fruta, apesar de ser a quase a mesma coisa (o fruto em japonês é sakurambo).
    Não se angustie por não conhecer, Desabafando, a maioria mesmo os nikkeis que moram no Brasil, não conhecem ou pouco ouviram falar.
    O video de Mika Nakashima conta uma historia de amor entre dois colegiais ate a partida da menina, e a cerejeira era a unica lembrança do amor que tinha por ela.

    Beijos!

    Alexandre, por isso que nem filmo com fundo musical, senão só ia dar Masaharu ahahahahahah
    Concordo com o sakura trangênico pra durar mais. Até a primavera do ano que vem, é pedir muito?
    Ah, nem mencionei no post, mas a música do Naotaro Moriyama rendeu uma boa piada interna entre os membros do Smap: no programa Gambarimasu! deste ano, Goro Inagaki ficou 24 horas trancado num karaoke e só ia sair de lá se conseguisse 100 pontos. Conseguiu cantando mais de vinte vezes a musica do Moriyama... Detalhe: nem com a ajuda das veteranas Sayuri Ishikawa e Harumi Miyako nao conseguiu!!!
    Se eu tivesse o video, eu postava, foi a parte mais engraçada do especial (a do Kimura passando tres dias e quatro noites na base do tomate + tomate nao ficou atrás...)

    Beijao pra ti!!

    ReplyDelete
  4. Aeeeeee finalmente vc postou a Mika! Uhu! Adoro essa foto dela, coisa mais linda. Aliás, esse clipe da música eles tiraram do Youtube... muito triste a história, nossa eu quase chorei quando vi pela primeira vez. E claro, esse post não poderia faltar o Masaharu tsc tsc duas vezes ainda q eu contei tá? rs

    Kisu!

    ReplyDelete
  5. Bah, achava que eu ia esquecer da Mika Nakashima, ainda mais que foi a primeira música que ouvi e vi dela?! Quando pensei no post da primavera, a primeira coisa que veio foi ela (mas eu fiz em ordem cronológica).E quando vi o PV de "Sakurairo Maugoro", chorei, sério!!! Queria encontrar o single com DVD (alguns artistas lançam com, como você sabe né....), mas tive que me contentar com o simples mesmo :(
    Mereceu ganhar o MTV Video Awards!
    Beeeeeeeeeem, quanto ao seo Masaharu, né...
    Beijao!

    ReplyDelete