[Lista - Músicas]: Músicas Relacionadas com Flores e Cerejeiras



Ah... a primavera. Tudo bem que aqui muita gente sofre de kafunshoo, o tempo às vezes varia do calorzinho gostoso pro frio de gelar ossos, mas deixemos o pessimismo de lado porque é na primavera que tudo fica diferente. Os jardins cheio de flores, as cerejeiras com suas flores delicadas de pouca duração...

Sim. Cerejeiras. Os sakura. Muita gente espera o florescer delas para tirarem muitas fotos, fazer piqueniques (os hanami), andar, esquecer dos problemas... E também, nas paradas de sucesso, sempre têm cantores, cantoras e grupos lançando um single com o tema "sakura". Se não for cerejeira pode ser qualquer flor, afinal, primavera é primavera...

Eis alguns singles que saíram aqui na época da primavera, e qualquer semelhança com os títulos é mera coincidência...

Masaharu Fukuyama - Sakurazaka (2000): Na verdade existe uma rua com esse nome que fica em Tóquio (no distrito de Ota). Uma balada de amor e tristeza, e a música era de um quadro de variedades da dupla humorística Un-Nan (Teruyoshi Uchimura e Kiyoshi Nambara), o "Un-Nan Hontoko". Também foi primeiro single de Masaharu na nova gravadora (atualmente ele está na Universal/Victor, antes pertencia a BMG). O PV (promotion video) foi gravado na cidade de Tama, interior de Tóquio. Mas, acreditem: se Masaharu não cantar esta música no shows que vem fazendo, a mulherada cai em cima dele de tanto que a música fez e ainda faz sucesso. No ano que foi lançado, ficou em primeiro lugar por três semanas seguintes nas paradas da Oricon, vendeu 2 milhões de cópias...


Smap - "Sekai ni Hitotsu Dake no Hana" (2002): Inicialmente, estava inclusa no álbum "Drink! Smap!", mas em outra versão. No fim, acabou sendo tema de encerramento da novela "Boku no Ikuru Michi" (em que Tsuyoshi Kusanagi faz o papel de um professor que tem uma doença terminal), no inverno de 2003, a canção composta por Noriyuki Makihara, fez tanto sucesso que até hoje o quinteto tem que incluir nas apresentações senão... Na verdade, Makihara compôs a música como agradecimento a Deus por ele ter se livrado da dependência de estimulantes, que levou-o a um ano de reclusão, rescisão imediata do contrato com a gravadora e quase a perda de credibilidade que tinha. Acabou virando, segundo o falecido apresentador da TBS, Tetsuya Chikushi, "uma canção de antiguerra". A versão que eles apresentam é a do single que ficou sete semanas nas paradas da Oricon (a Billboard daqui). Nota: até Chris Martin, do Coldplay, chegou a cantar a versão em inglês no Summer Sonic em 2008!

Naotaro Moriyama - Sakura (Dokushou) (2003): Podiam achar estranho o PV desta música: um senhor tocando piano e um rapaz vestido de forma bem simples possível cantando "Sakura", mas a voz chama a atenção, quase em falsete. Foi uma das formas que Naotaro Moriyama resolveu aparecer na divulgação do segundo single, já que a capa nem foto trazia, para que ele nunca fosse conhecido como "o filho da cantora Ryoko Moriyama". Sim, Naotaro é filho da famosa cantora folk. Para que ninguém fizesse comparação de estilos, se ele seria melhor que a mãe e por aí vai, nas entrevistas ele diz: "Ryoko é minha rival!". Mas não significa que ele não goste dela, muito pelo contrário... Muito embora Naotaro tenha é como referência o cantor americano Bob Dylan. O single, lançado em março de 2003, ficou em primeiro lugar na segunda semana ao lançamento.

Mika Nakashima - Sakurairo Maukoro (2005): A cantora favorita da Bah. Natural da província de Kagoshima, Nakashima começou a carreira como cantora e modelo antes dos 17 anos. Começou a carreira de atriz quando foi escolhida entre 3000 candidatas para a novela de outono da Fuji TV em 2001, foi aí que lançou seu primeiro single - "Stars". Seu estilo exótico e seu estilo de cantar diferente das demais, fez com que ela variasse de ritmos, desde blues e jazz até batidas de rock, como no filme "Nana". Uma de suas músicas - a balada "Sakurairo Maukoro" - ganhou o MTV Videos Awards Japan em 2005, e também foi que deu início à série "Sakura Songs", isto é, entrou primavera, algum artista acaba lançando uma música sobre as cerejeiras... O vídeo, tendo Nakashima ao piano, traz ao fundo uma animação sobre o amor contada de uma forma muito singela. Detalhe: foi a primeira música que ouvi da Mika Nakashima (depois foi "Yuki no Hana").

Kobukuro - Sakura (2005): Dupla formada em Osaka, quase fazendo o estilo do Yuzu, só que um canta e outro toca violão. O nome da dupla vem dos sobrenomes deles: do guitarrista Kentaro Kobuchi e do vocalista Shunsuke Kuroda. O que chama a atenção da dupla, além de Kuroda ser alto para os padrões japoneses de ser (ele tem 193 cm de altura) e usar sempre óculos escuros, as músicas com harmonia vocal perfeita. Embora a música faça parte do chamado "sakura songs", a mesma não foi lançada na primavera (e sim, quase no inverno), mas garantiu a "primeira vez" no famoso "Kouhaku Utagassen" de 2005 mesmo. Recentemente, a dupla aparece na campanha do refrigerante Pepsi Nex, e no comercial, uma versão em japonês da clássica de Eric Clapton - "Layla".


Masaharu Fukuyama - "Utsukushiki Hana" (2006): Eu sei que vocês vão me bater, mas não tenho culpa se seo Masaharu lançou o single "Milk Tea" na primavera e logo foi no primeiro lugar da Oricon. Mas a segunda música do single - "Utsukushiki Hana" - foi usada no comercial da filmadora portátil da Panasonic - e foi bem na primavera, época das cerejeiras e também do ano letivo que se inicia (quem viu o comercial na época, apareciam crianças uniformizadas indo para a escola sob uma chuva de pétalas de cerejeiras). Acreditem: Masaharu compôs a música em memória de um filho falecido de um amigo próximo.



Yuzu - "Sakurae" (2010): Outra dupla, mas de Yokohama, como uma vez já falei deles. Formada por Yuji Kitagawa e Koji Iwazawa, a dupla começou cantando e tocando violão em frente a extinta loja de departamentos Matsuzakaya, em Isesaki-cho (Yokohama). Hoje a dupla mantém fiel ao estilo que conhecemos: dupla de violões, músicas folk, ora animadas, bem humoradas, ora de apelo pra coragem. E o show deles lotam (um dia menos dia vou acabar indo). A música foi apresentada antes de lançarem o single durante a turnê "FURUSATO" , em janeiro deste ano. O PV, se perguntarem onde eles gravaram, foi no Japão mesmo, mas parecendo ambientar um país desconhecido. "My Life", a segunda música do single, foi usada para o comercial da empresa Duskin ( a mesma que fabrica espanadores, presta serviços de limpeza e fabrica as rosquinhas do Mister Donut...).

Se souberem mais alguma música de primavera, os comentários estão abertos...

Fotos: da cerejeira noturna e de todas as capas dos singles, salvação do seo Gugol, amigo para as horas necessárias.

Não, ainda não fotografei um sakura. Ainda estão em botão, quem sabe esta semana...

Comments

  1. Sakura significa cerejeira? ou primavera?

    Não conheço nenhum desses cantores, mas fiquei curiosa e assisti ao video da Mika(esqueci como escreve o sobrenome..rsrsrs...), achei muito bonito, adorei o video e a música apesar de não ter entendido nada mas transmitiu uma sensação boa!

    ReplyDelete
  2. Sakura é cerejeira. Mas não a cereja fruta, apesar de ser a quase a mesma coisa (o fruto em japonês é sakurambo).
    Não se angustie por não conhecer, Desabafando, a maioria mesmo os nikkeis que moram no Brasil, não conhecem ou pouco ouviram falar.
    O video de Mika Nakashima conta uma historia de amor entre dois colegiais ate a partida da menina, e a cerejeira era a unica lembrança do amor que tinha por ela.

    Beijos!

    Alexandre, por isso que nem filmo com fundo musical, senão só ia dar Masaharu ahahahahahah
    Concordo com o sakura trangênico pra durar mais. Até a primavera do ano que vem, é pedir muito?
    Ah, nem mencionei no post, mas a música do Naotaro Moriyama rendeu uma boa piada interna entre os membros do Smap: no programa Gambarimasu! deste ano, Goro Inagaki ficou 24 horas trancado num karaoke e só ia sair de lá se conseguisse 100 pontos. Conseguiu cantando mais de vinte vezes a musica do Moriyama... Detalhe: nem com a ajuda das veteranas Sayuri Ishikawa e Harumi Miyako nao conseguiu!!!
    Se eu tivesse o video, eu postava, foi a parte mais engraçada do especial (a do Kimura passando tres dias e quatro noites na base do tomate + tomate nao ficou atrás...)

    Beijao pra ti!!

    ReplyDelete
  3. Aeeeeee finalmente vc postou a Mika! Uhu! Adoro essa foto dela, coisa mais linda. Aliás, esse clipe da música eles tiraram do Youtube... muito triste a história, nossa eu quase chorei quando vi pela primeira vez. E claro, esse post não poderia faltar o Masaharu tsc tsc duas vezes ainda q eu contei tá? rs

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Bah, achava que eu ia esquecer da Mika Nakashima, ainda mais que foi a primeira música que ouvi e vi dela?! Quando pensei no post da primavera, a primeira coisa que veio foi ela (mas eu fiz em ordem cronológica).E quando vi o PV de "Sakurairo Maugoro", chorei, sério!!! Queria encontrar o single com DVD (alguns artistas lançam com, como você sabe né....), mas tive que me contentar com o simples mesmo :(
    Mereceu ganhar o MTV Video Awards!
    Beeeeeeeeeem, quanto ao seo Masaharu, né...
    Beijao!

    ReplyDelete

Post a Comment