A 31a. Edição do Design Festa em Tóquio

Cartaz oficial do Design Festa Vol. 31 no Tokyo Big Sight...

Eu sei que estou bem atrasada, mas domingo que passou, acabei é passando a tarde num dos maiores eventos artísticos do Japão, inclusive reconhecido pela mídia internacional (er... no Brasil alguém ficou sabendo via jornal ou mídia?). Sim, fui na 31a. edição do Design Festa, um dos eventos que compreende tudo o que tem de artista novo ou veterano em matéria de desenhos gráficos, fotos, ilustrações... e tudo num grande espaço que é o Tokyo Big Sight, cujo nome já diz tudo.

Tokyo Big Sight, também onde foi feito o 24 Hour Television no ano passado.

Por que fui descobrir só agora depois de 11 anos no arquipélago?

Vão me dizer que é desculpa esfarrapada, mas eu sabia do evento desde que mudei-me para Yokohama e trabalhar em Tóquio. Como eu costumo passar em outros bairros antes de ir pro trabalho, acabo conhecendo outros lugares e sabendo de alguns eventos. Numa destas idas e "batidas de perna" por Yokohama-Kawasaki-Tóquio é que acabo descobrindo alguns lugares inusitados. Tá, muita gente vai dizer que "bicho do interior só vai na cidade grande?", mas que posso fazer se meu fator tempo, folga e bufunfa nunca coincidem? Têm lugares baratos, de graça e que pode se divertir? Claro que tem! Mas voltando...

Tenho twitter (qualquer coisa é @kiyomiiwasaki), e foi através dele que avisaram sobre o Design Festa que teve em Tóquio nos dias 15 e 16 de maio. Como domingo estava de folga mesmo e com o dever cumprido no meu apertamento (leia-se: ter ido buscar a dita bicicleta, feito limpeza e organizado algumas coisas), comprei antecipado o ingresso (felizmente fiquei sabendo sábado a noite e moro ao lado de duas conveniências) e fui pra Tóquio.

Algumas vezes fui para o Tokyo Big Sight mas só quando às vezes têm bazares, e olha que fazia um bom tempinho que não ia. O bom de ir nesses eventos, é que você encontra cada tipo de figura e cada estande que você acaba esquecendo dos problemas e de que no dia seguinte tem que ir pegar no trabalho. Pra mim, funciona. Mesmo quando eu ia nas famosas feiras de informática em Sampa, a trabalho, eu me divertia.

O Design Festa (site aqui em inglês pra quem quiser saber mais ) existe desde 1994 - feita duas vezes por ano (não confundir com o Design Festa Gallery, que esse fica em Harajuku). Reúne o que tem de novo (ou pero no mucho) em matéria de arte: desde cartões postais passando por jóias, roupas, acessórios, murais, decoração e até dança, música, animação e teatro. Não somente japoneses, mas outros países também, mas confesso que nesta edição não encontrei um estande brasileiro. Ou eu que passei batido, pois o evento tinha tanto estande que tiveram que fazer em dois andares do local.


Cartões ilustrativos bem cuti-cuti e uma escultura em papier-mache, dando um tom alegre nos estandes do local...

Um outro estande com as expositoras e um dos murais sendo feito na hora..

Fica difícil descrever o que realmente o evento traz duas vezes ao ano, mas quem tiver algo diferente e interessante, pode-se fazer a inscrição no site informado desde que tenha boas idéias, algo interessante e dinheiro, pois nada é de graça. Sem falar de comidas exóticas (algo que desta vez nem fui experimentar, na verdade estava com o estômago meio ruim e fiquei com receio de que comer alguma coisa poderia resultar em catástrofe, já que até tomando água já era motivo de revirar o estômago).


Música ao vivo (possível candidato a cantor indie?) e quadros mostrando as modernas colegiais roqueiras em contraste com a arte do Japão antigo.

Uma ilustração que eu achei muito "cutie" e um outro mural ainda sendo preparado...

Bonecos e cartões postais feitos manualmente. Alguns até desenhavam NA HORA...

O interessante é dar uma passadinha no site e no blog e pelo menos ir em uma edição, já que o ingresso não custa aqueeeeeeeeeela fortuna. Não sei vocês, mas para mim, a tarde de domingo já valeu a pena (apesar de eu ter ido sozinha e naquele dia namorido estava trabalhando).


Bonsais. O interessante eram as libélulas que eram feitas de sobras de madeira usada para construções. E ao lado uma boneca que, se estivesse a venda, o Alexandre (do "Lost in Japan") iria levar pra casa.

Cerâmicas e doces feitos de... cera! Sim, os cupcakes foram feitos de cera para serem velas. A, que dó eu teria de usá-las...


Não gosto de tirar fotos comigo mesma (olha o desastre!), mas tudo porque eu estava tentando tirar a foto da Kodansha Famous School (a Kodansha é uma das editoras de Shojo Manga aqui do Japão) e a expositora queria que queria tirar uma foto minha...

Acreditem: tudo isso foi feito de papelão devidamente reciclado! A foto da esquerda, o bolo girava. A da direita, as plataformas dos casais de noivos também...

Para quem quiser ir na próxima edição, vai ser nos dias 6 e 7 de novembro, no Tokyo Big Sight, no salão oeste (West Hall) e no pátio. Se o preço não mudar, acho que vale a pena comprar antecipado:
- Para dois dias: antecipado (Lawson Ticket, Ticket Pia e CS Ticket) 1500 ienes; na hora sai 1800 mil ienes.
- Quem quiser ir somente um dia: antecipado 800 ienes e na hora sai 1000 ienes.

Como chegar:
Rinkai Line [7 minutos a pé da Kokusai-tenjijo Sta.]
* Osaki (JR) ←13 minutos→ Kokusai-tenjijo ←5 minutos→ Shin-kiba (JR, Metrô)
- Direto de Osaki vindo de Omiya pela JR Saikyo Line.
Yurikamome [3 minutos andando de Kokusai-tenjijo-Seimon Sta.]
* Shimbashi (JR) ←22 minutos→ Kokusai-tenjijo Seimon
* Toyosu (JR,)←8 minutos→ Kokusai-tenjijo Seimon
Temos as opções de ônibus, carro e até barco. Mais detalhes aqui.

Comments

  1. Me parece uma feira bem interessante. Gostei das fotos e deu vontade de comer aqueles cupcakes...rsrsrs...também não teria coragem de usa-los não!

    ReplyDelete
  2. O Japão é pop, e o mundo finalmente está se dando conta disso, por bem ou por mal. Talvez seja por causa disso que a Globo deslocou um repórter para o Japão.

    PS: Meu comentário na postagem anterior saiu duplicado...

    ReplyDelete
  3. Tenho saudades do Japão e da cultura local. Neste tipo de evento você meio que "entra na cabeça" dos expositores e faz uma "viagem", aí vc esquece os problemas do dia a dia, fica aquela atmosfera descontraída...tem a parte gastrônomica(desculpe Kiyomi, mas talvez se eu tivesse tirado as fotos, seu blog estaria cheio de fotos de comida,rs), e é isso aí! Saudades daí! Abraço a todos!

    ReplyDelete
  4. Feira legal hein? Pena que no Rio de Janeiro é só de vez em nunca que tem essas coisas...

    By the way, a pessoa da foto é vc ou a moça do stand? (pergunta idiota, mas não entendi o que vc escreveu)

    Beijocas

    ReplyDelete
  5. Desabafando, e a feira existe há 16 anos (com duas edições anuais). Só fui agora porque foi coincidir folga e alguns trocados sobrando, mas valeu a pena mesmo rs
    Tenho mais fotos, poderei disponibilizar aos poucos, mas é mais parte de ilustração mesmo, o que os japoneses mais fazem (seja para revistas, eventos, panfletos, comerciais...)

    MP Kouhaku, bem que vi o post anterior, eita pressa de apertar o send hein? hahaha
    Sobre o evento no Brasil saiu alguma reportagem? Se bem que aqui no Japao tem a Globo International e a Rede Record opera aqui, mas pergunte se eu assisto.
    O evento valeu a pena MP, se estivesse aqui voce entraria chocado (tamanho o local onde foi o evento) e sairia querendo voltar novamente no proximo evento.

    Edu, o dia que eu for na FoodEx (acho que so ano que vem), pode ter certeza que SO vai ter foto de comida ahahahah, mas meu roteiro gastronomico (uma das seções que eu tenho) está meio parado, porque faz um bom tempinho que não vou em lugares diferentes, mas logo logo volto a falar de comida (restaurantes, bebidas e comidas novas). Realmente, o dia que eu voltar, vou sentir falta disso tudo...

    Fernanda, a foto que tem a individua no estande da Kodansha, sim, sou eu. Eu estava tentando tirar as fotos dos postais quando a expositora queria que queria tirar uma foto minha. Eis que ela pegou minha camera e mandou ver e saiu aquela foto meio embaçada...
    Se no Brasil tivesse, poderia ter certeza que tambem viraria um evento muito legal, pois sei que os brasileiros têm criatividade artistica. O que precisaria, na minha opiniao, é eventos como tem aqui (o Design Festa tem duas vezes por ano!).

    Beijos e abraços pra todos!

    ReplyDelete
  6. Afff quanta coisa kawaii! rss Esses bonecos são caríssimos. Tem uma ruazinha em Harajuku que têm lojas especializadas nesses bonecos. Uma fortuna, tudo é feito sob medida. Muito realista. Agora essa outra boneca, parece a versão nipônica de um palhaço que meu pai comprou num circo quando éramos pequenos e razão o qual fiquei traumatizada o resto da vida. Essa boneca deve acordar no meio da noite tentando te matar rs....

    Kisu!

    ReplyDelete
  7. Fui a essa feira, acho que uns 3 anos atrás, é meio caótico e bagunçado, mas muito interessante. Gostei tb. Deu as caras? Vc está bem bonitinha na foto, parabéns. Realmente vc é bem adiantada e pontual. eu tb procuro ser.

    ReplyDelete
  8. Bah, se você visse o boneco que estava pendurado com aquela bolha no nariz (disseram-me que todo ano tem esse boneco), aí você diria "kimochi waruuiiiiiiiiii", mas não fotografei porque achei muito kimochi warui pacas.
    O local, apesar de meio bagunçado, tem estandes interessantes. Uns fraquinhos, outros bem mais elaborados.
    Porque nove entre dez pessoas que eu conheci têm medo de palhaços? (Eu passo batida)
    Beijao!

    Elisa, era a primeira vez que eu ia nesse Design Festa. Realmente, os dois halls (os maiores) parece ter um ambiente bem bagunçado, mas dá pra andar, ver e (tentar) tirar fotos, pois alguns estandes não deixavam o pessoal fotografar. Pois é: a minha foto de cara amassada e desfocada, foi uma expositora quem fotografou. Eu estava no estande da Kodansha quando ela me viu fotografando alguns posters e ela quis tirar uma foto minha. Deu no que deu.
    Adiantada, eu? Postei o evento DEPOIS que ja foi rs
    Novembro, se minha folga cair em um dos dois dias, eu vou.
    Beijo, Elisa!

    ReplyDelete
  9. Oi Kiyomi! Parabéns pelo blog, engraçado que já trabalhamos juntas( mesma empresa), passamos alguns almoços e nunca soube que tinha um blog, precisa divulgar mais, hein?! Você escreve super bem!
    Já fui no Design Festa, acho que em 2007, mas como a Elisa achei meio bagunçado, pelas fotos dá para perceber que mudou um pouco...
    Em 2006 tive alguns amigos que reuniram, estavam em num espaço da DF, com música, fotografia, foi uma experiência bacana para eles, mas acho que não tiveram muito retorno, talvez por isso a ausência de expositores brasileiros na feira.
    Agora estarei sempre por aqui!
    bjs

    ReplyDelete
  10. Priscila, nossa! Nem esperava encontrar você frequentando meu sitio! Seja bem vinda rs. Eu ainda estou fazendo a meeeeeesma coisa, mas quanto ao blog, bem, eu quase nem divulgava, era na base de frequenta um e linka no outro, assim o pessoal ia conhecendo haha
    Se der certo, em novembro vou novamente, quem sabe tem algum estande brasileiro?
    Beijosecuida!^^

    ReplyDelete
  11. Gostaria muito de um dis ir a essa feira. Gosto bastante de Yokohama...
    Por isso vou seguir seu blogue. Se quiser dá uma espreitadela no meu Banzai. Sou Portuguesa e escrevo sobre o Japão. Ah! Sou fã incondicional do Alexandre.
    Mata ne

    ReplyDelete
  12. lolipop, meu sitio tem de tudo um pouco rs mas falar de onde moro, Yokohama que é bom...
    Seja bem vinda e divirta-se rs

    Alexandre, pode copiar a foto da boneca Okiku. Sabia que voce ia gostar eheheh Afinal, foi voce quem me lembrou do evento via twitter. Mas novembro vai ter mais.
    Quanto a foto da MINHA pessoa, deixa pra la, sempre falei que eu quando tiram fotos de mim mesma, sai um desastre.
    Beijao!

    ReplyDelete

Post a Comment