Como Ser Membro de Um Fã Clube?

Piggy Sakura avisa: o artigo a seguir é aconselhável para:

1 - Quem mora no arquipélago há mais de três ou quatro anos sem intenção de retorno pro país natal por um bom tempo;

2- Quem REALMENTE gosta do artista favorito, senão nem perca seu tempo lendo as instruções, a não ser que queira passar as informações para o doido mais próximo da sua casa...

Desculpem-me a demora em ficar atualizando aqui, mas quem desde março está acompanhando ou tentando fazer, estou naquela epopéia de procurar logo esse bendito apertamento, mas vou dizer a verdade: ô, coisa difícil, meu Deus!!! Dentro em breve, nova novela no blog, aguardem!

Bem, cumprindo o que prometi no artigo anterior, eu pensei que fosse muito, mas muito complicado mesmo em fazer parte de fã clube oficial... Pensei que fosse questão de barreira de linguagem, não aceitarem estrangeiros, toda aquela história que muita gente deve ter passado, sei lá, até hoje, conheci via comunidades pessoal que conseguiu ser sócio(a) de um fã clube oficial do artista local. E disseram que não é difícil, acreditem!

As vantagens de fazer parte de fã clube oficial do artista predileto são várias, mas muita gente acaba se associando pelos motivos:

1 - Facilidade de conseguir ingressos antes dos mesmos serem vendidos no Lawson Ticket, Ticket Pia e outros menos cotados, inclusive em cambistas legalizados;

2 - Poder ter em primeira mão alguma novidade fresquinha deste artista;

3 - Poder ter brindes exclusivos para associados;

4 - Poder ir aos programas e shows restritos...

Desde que o show business existe, obviamente existem os fã clubes para tudo que está vivo, falecido, animado ou não. Desde "Elvis ainda está vivo" até os "Turistas de Capa Amarela do Desenho 'As Cataratas do Niagara'", existem bilhões de associados. Ué, fã clube, segundo me disseram em alguma encarnação passada, seria "um lugar para que os doidos pelas mesmas coisas se reunem por terem algo em comum".

Voltando, pensei que fosse difícil fazer parte de um fã clube, mas acreditem, eu achei fácil, e olhe que eu não leio tão bem a língua japonesa, mas o básico todo mundo sabe: preencher os dados, pagar e aguardar receber a carta contendo as instruções, cartão de associado, revistas e tudo o mais. Mas como se faz?


Eu conheço três formas de como se associar (se tiverem mais, aceito nos comentários, afinal, ajuda construtiva sempre é bem vinda) :


1 - Via Correio: O mais tradicional meio de associação ainda está em alta. Geralmente em revistas, os endereços para associação de seus artistas prediletos estão lá. Há quem peça informações por telefone, mas vão pedir pra anotar tudo, então vá direto no assunto mesmo, que são revistas (especializadas em música, cinema, etc.). Basta escrever em poucas palavras que você quer associar-se ao fã clube, enviar um envelope selado com seu endereço e receber de volta contendo o que você precisa para associar-se: normalmente um furikomi para ser pago no correio, o que vou explicar logo a seguir...

2 - Via Pagamento no Correio: E por que não em banco, tia? Porque aqui, muita gente prefere pagamento via correio por ser mais fácil e já vai enviado direto para o destino. Além de não cobrarem taxa caras para remessa. Como enviado direto? No próprio formulário do correio - o yuubin furikae já tem todos os campos para serem preenchidos. Os dados, bem, lembra do item anterior quando você pediu o material necessário pra se associar? Eles ensinam como preencher o yuubin furikae para não dar erro depois.


Modelo de um yuubin furikae, adquirido no correio: Nas bolinhas assinaladas, tentarei traduzir cada item: 1 - Numero da conta do beneficiário e o nome ; 2 - o valor a ser pago; 3 - Seu nome e endereço e telefone; 4 - repita a mesma coisa do item 1; 5 - repetindo o valor a ser pago; 6 - repita a mesma coisa do item 3.Entre as bolinhas 1 e 3, o espaço é destinado para informação que será enviada ao fã clube. No meu caso, tive que preencher o nome completo, endereço, telefone (celular e fixo ), data de nascimento (eu acho que esqueci, não me lembro) e seu artista predileto.

Esqueci: para a inscrição e anuidade, custam de 4000 a 5000 ienes, depende do artista. O valor inclui a inscrição. Basta pagar no balcão do correio e esperar algumas semanas...

3 - Via Internet: Hoje em dia muita gente resolve fazer por este meio. Mas o porém é que, se fizer através do mesmo, prepara o orçamento pois vai precisar do cartão de crédito... No site do Masaharu Fukuyama, por exemplo, pode fazer via internet, mas a taxa de inscrição e anuidade serão descontados no cartão. Se não tiver, não precisa priar cânico que pode fazer das duas formas anteriores, basta pegar os dados no site. Se bem que, se pegar as instruções de como se faz o pagamento no correio, copie os dados (tal como esta lesada fez), preencha o yuubin furikae e pague na agência do correio mais perto da sua casa. Detalhe: de semana, horário que os bancos funcionam, nem pensar ir aos finais de semana.

Se tiver problema na hora de preencher, peça ajuda para a atendente do correio. O problema seria na hora de escrever, pois tudo tem que ser no temido kanji. Não sei quem chegou a fazer, mas no meu caso, quase tudo acabo preenchendo em kanji mesmo, não pra me gabar, mas por necessidade mesmo.

Disseram pra mim que levaria um mês para chegar a carta contendo material do fã clube, mas eis que pra minha surpresa, levou menos de quinze dias! O cartão de associado, contendo seu código ( a senha vem a parte), é seu código pra fazer login no site oficial e navegar. Recebi a revista mensal, as regras, ingresso pro filme "Zatouichi the Last" (calma, vou semana que vem) e também o boleto para pagar o ingresso da turnê nacional que começara dia 31 de julho em Hokkaido...

Só vale a pena mesmo associar-se aqui desde que ainda fique por mais um bom tempo, como seria meu caso. Em caso de mudanças, no próprio panfleto que vem com a correspondência, tem um formulário para enviar ao fã clube avisando do novo endereço.

Se tiverem alguma dúvida (é óbvio que vai ter e como!), por favor, comentários que eu tentarei responder assim que eu estiver mais tranquila. Demoro um pouquito, mas nem tanto.

Agora, pessoal do Brasil, ou se estiver em outro país, poderiam me informar como seria associar-se a um fã clube oficial? A gente publica!

Comments

  1. Nunca me filiei a fã clube nenhum mas parece que as coisas aí são bem organizadas!

    ReplyDelete
  2. olá, adorei entra em seu mundo, ele é fantanstico, aki, fico aki te elio aki te sigo.
    com carinho
    Hana

    ReplyDelete

Post a Comment