[Discoteca Básica do Empório]: Beach Boys - Sounds of Summer

Postagem especial de verão - Parte 2: O Verão Sem Fim dos Garotos da Praia

Se no artigo de segunda falei mais de surf music, os precursores e seu representante maior no Japão, vamos que a fila anda. Ainda mais que julho esquenta pra caramba nesta parte do mundo.

Tá, eu sei que vão falar pra mim que "pô, mas verão procê significa música pauleira???" ou "tu não escuta coisa mais calma, não?" e outros elogios mais, estou fazendo essa seleção aos poucos. Também sei que vão falar que "verão não é só música, não". Ué, vou falar de praia? Dicas de como aproveitar o verão? Sendo que tudo o que é site e blog já falam disso tudo ainda mais nesta época do ano?

Voltando a vaca congelada.

Se existe um grupo que seria concorrente direto dos Beatles nos anos 60, esse grupo atende pelo nome de Beach Boys. Como é que é? Não errou de grupo, não? Não seriam os Rolling Stones? Explico melhor: este quinteto norte-americano, formado pelos irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson, o primo Mike Love e o vizinho Al Jardine, conseguiu, no meio dos anos 60, passar à frente do quarteto de Liverpool, nas paradas de sucesso.

Formado em 1961, o quinteto californiano surgiu no cenário musical com músicas sobre sol, praia, mar e amores de verão. Até 1965, suas músicas tinham que ter esses ingredientes. Uma de suas mais conhecidas, chegou a dar problema devido a semelhança com uma de Chuck Berry - "Surfin' USA", que Berry alegou ser um plágio descarado com "Sweet Little Sixteen". Plágio ou não, a pendenga só foi resolvida quando Brian Wilson resolveu creditar Berry só pra não dar mais dor de cabeça, o que já tinha devido aos problemas internos dele próprio.

Quando os Beatles trouxeram "Rubber Soul" ao mercado, foi a partir daí que Brian começou a investir pesado no experimentalismo - "Pet Sounds" acabou sendo um dos álbuns que mudou o estilo do grupo: canções que falam da vida pessoal, problemas emocionais, introspecção, tudo isso diluído em sons experimentais, uso de outros instrumentos musicais, até sons de animais ("Pet Sounds" soa como duplo sentido de "Sons de animais" e "Sons Favoritos", será assunto de alguma Discoteca Básica aqui).

Depois de 1967, o grupo meio que desgringolou - o líder Brian Wilson teve que se afastar do grupo devido a um surto por não ter conseguido terminar o álbum "Smile" (pra concorrer com "Sgt. Pepper's..." dos Beatles) - pra não dizer que quase enlouqueceu de vez mesmo, Dennis Wilson envolveu-se com outras substâncias ilícitas e gente pior ainda, Mike Love tentou o misticismo, e o grupo teve que seguir adiante sem Brian, até em meio dos anos 70, com álbuns irregulares, apesar que "Smiley Smile" e "Holland" serem ótimos álbuns, aflorando a genialidade dos demais membros (estes álbuns foram gravados sem Brian).

Atualmente, o grupo está literalmente desmembrado (por motivos de batalha judicial pelo uso do nome, falecimento de dois membros originais - Dennis Wilson, em 1983 por afogamento acidental e Carl Wilson em 1998 devido a um câncer nos pulmões-, sequelas de saúde mental de Brian Wilson), mas a maioria de suas músicas continuam tocando em todo verão que se preze.


O álbum que faz parte da resenha de hoje, "The Very Best of The Beach Boys Sounds of Summer" já o título diz tudo. Lançado em 2003, como uma coletânea dos melhores sucessos de verão do grupo. As conhecidíssimas (e indispensáveis) "Surfin' USA", "Help Me Rhonda", "Good Vibrations" (quem lembra em 2003 ou 2004 foi música incidental do comercial da NTT), "Barbara Ann" , "California Girls" (que o ex-Van Halen David Lee Roth regravou), "Fun Fun Fun" (regravada pelos Carpenters, em 1973), "God Only Knows" (a favorita do Sir Paul McCartney), "Sloop John B" (quem assistiu aí "Forrest Gump"? Em uma das cenas, durante a Guerra do Vietnan, toca em uma rádio), "Kokomo" (do filme "Cocktail") estão todas neste album.

Um dos álbuns que merece estar na disqueteira do carro ouvir viajando. Nem que seja no inverno ou verão, tanto faz, mas no verão não pode faltar.

P.S.: Não me sai da cabeça que Southern All Stars e TUBE andaram ouvindo (e muito) a música dos Beach Boys. Só o fato também de todos eles serem da praia, já conta.

Comments

  1. Hmmm falou tudo rs... eu nem sabia desses lances de morte por afogamento e nem câncer.... enfim, uma música que eu gostaria de citar que eu gosto é "would´nt it be nice?" que fizeram o favor de estragar colocando naquele filme "como se fosse a primeira vez"...

    Kisu!

    ReplyDelete
  2. Ahhhhhhhhh... "Wouldn't it be nice?" consta no album sim. Faz parte da fase "psicodélica" deles. Eu gosto das músicas deles, sim. Muito bom pra ouvir a qualquer hora do dia!
    Que bom que gostou!
    Beijao!

    ReplyDelete

Post a Comment