Friday, July 30, 2010

[Discoteca Básica do Empório]: Southern All Stars

Da esquerda pra direita: Hideyuki "Nogami" Nozawa, Kazuyuki Sekiguchi, Keisuke Kuwata, Yuko Hara e Hiroshi Matsuda - Southern All Stars, primeiro grupo a ter sucesso nas quatro décadas que fizeram carreira...
Postagem especial de verão - Parte 3: Quando a Praia fica no Quintal de Casa...

Continuando com a série "músicas de verão que a autora lesada ouve até num frio de -10゚C", que volta e meia fica sendo interrompida por um assunto diferente ou outro. Mas até que nesse ponto fica melhor, senão cansa ler a mesma série quase todo dia (lembrando dos posts que fiz em junho do ano passado que quase fechei o blog, pois teve gente que me enviou e-mail perguntando se eu não tinha nada o que fazer e que eu deveria ter vergonha de ter nascido, coisas assim, mas como tenho ainda o suporte de meus poucos mas fiéis leitores e leitoras amados da blogsfera, vamos em frente).

Eu sei que os leitores e leitoras que moram no Brasil, muitos não vão conhecer, mas se ouvirem e entenderem (desde que tenha um dicionário japonês-português e/ou uma pessoa que entenda maiomenos japonês, ajuda), o grupo Southern All Stars (veja a resenha de "Ballad 3 - The Album of LOVE").

O agora quinteto, que está em férias permanentes e sabe lá quando eles vão voltar (mas também se voltarem, vou garantir meu ingresso no Nissan Stadium em Yokohama, isso se eles voltarem), mas em toda época de ano, especialmente no verão, o grupo estoura nas rádios. Especialmente aqui onde me escondo, pois a praia fica no quintal de casa. Também fica difícil não associar Enoshima e o grupo Southern All Stars, devido aos temas de suas músicas.

Tudo começa pelo fato do líder e carismático Keisuke Kuwata ter nascido na cidade onde a praia fica no quintal da casa dele (Chigasaki, Kanagawa. Fica a meia hora de carro de onde eu moro). Apesar dos primeiros álbuns serem uma mistureba (legal) de rock, pop, inglês e japonês, o tema "verão-praia-sol-mulher" faz parte em todos os álbuns.

Como o grupo tem 53 singles, 14 álbuns e 13 coletâneas e especiais, fica difícil de escolher um álbum ou outro, nem coletânea vai adiantar, pois modéstia à parte as músicas do Southern All Stars agradam a todas as faixas etárias: desde adolescentes na fase do afloramento até pessoas aposentadas. Mas como muita gente vai querer saber quais as músicas do grupo têm o tema de verão, etc., vamos lá, mas tentem ver se ainda no iuchubi ainda estão disponíveis, pois volta e meia retiram, que sacanagem!

1 - Tsunami: Se perguntarem para dez pessoas "qual a música do Southern All Stars você conhece", pelo menos cinco vão dizer esta música, lançada em pleno inverno de 2000. Lembro que esta música literalmente fez muita gente procurar saber mais sobre o grupo, apesar de na época já estava com mais de 20 anos de estrada! Fazia parte da música de abertura de um programa e... a música acabou caindo no gosto do público. Ganhou o "Record Taisho" em 2001, foi um dos singles mais vendidos do ano, ficou semanas na paradas de sucesso... E o PV, quem ver, o que tem a ver com a música? Bem, nem sempre o PV tem que ser ao pé da letra. "Tsunami", em japonês significa "Maremoto". Mas a música fala sobre a tristeza de um fim de amor e as lembranças que vem como a chuva e são devastados como um maremoto.

2 - Manatsu no Kajitsu (真夏の果実): Ou Fruta do Verão. Outra balada de verão, foi tema do filme "Inamura Jane", dirigido pelo próprio Kuwata. O filme não deu certo, mas a música,sim. Balada perfeita para amor de verão ao cair da tarde, vendo o pôr do sol e... deixa pra lá... Indispensável em todo verão que se preze em Enoshima, praia que fica no quintal de casa.

3 - No No Birdy:  Lançado em 1993, não estranhem que falta o baixista Kazuyuki Sekiguchi - foi o período que ele teve problemas de saúde. O vídeo promocional, se passa entre Fujisawa e Kamakura, trecho do Enoden - Enoshima Densetsu, linha de trem que passa perto da praia (inclusive o grupo gravou dentro do vagão do Enoden). O trem é uma história à parte: ainda ativo, ele chega até a cortar dentro da cidade, dividindo espaço com  o trânsito. Legal deste trecho é que ele passa bem ao lado da praia. Já percorri esse trecho e vale a pena - aconselho comprar o one-day pass que daí pode ir e sair em qualquer estação entre Fujisawa-Kamakura. Se alguém for para a praia, a estação de Inamuragasaki. Se quiserem ver o Daibutsu (Buda), em Hase.

4 - Namida no Umi de Dakaretai ~ Sea of Love (涙の海で抱かれたい): Single que marcou o retorno do grupo em 2003, mas aí como quinteto (Takeshi Omori saiu devido problemas pessoais). Foi tema de novela "Boku dake no Madonna ... and I Love Her", o que impulsionou as vendas e audiência da novela. Por causa do Tomohisa Yamashita? Também. O PV é de encher os olhos, com praia, mar, peixes coloridos - e pros marmanjos de plantão, participação da ex-gravia (modelo que só aparece em trajes sumários) Eiko Koike.

5 - Ai no Kotodama ~ Spiritual Message (愛の言霊): Mistura de dance, rock e até rap da Indonésia. Uma das músicas que ninguém consegue ficar parado. Lançado em 1996, ficou mais de seis semanas em primeiro lugar nas paradas da Oricon. Foi inclusa no álbum "Young Love" (1997, lembram da capa que eu disse que seria "o samba do criolo doido" em que parodiam nada mais nada menos que sete álbuns diferentes?).

6 - Blue Heaven: Balada de 1997, foi usada - acreditem!!! - no comercial de final de ano do KFC (o Kentucky Fried Chicken).

7 - Hotel Pacific: Com uso de metais (leia-se: conjunto formado de saxofone, trombone, trumpete, o que for instrumento de sopro mas com ritmo mais agitado), foi lançado após o grande sucesso de "Tsunami", single anterior. Se "Tsunami", lançado no inverno, era uma balada romântica, "Hotel Pacific" seria música de verão! Muita gente achou que o hotel existisse mesmo, como no PV, mas na verdade foi gravado em Yokosuka, e o hotel chamava-se Kannozaki Keikyu Hotel. No meio da música, referência a Enoshima e Chigasaki (tanto que no PV a figura legendada é a famosa ilha chamada Eboshi).

Eis algumas amostras dentre muitas que o grupo deixou para ouvir tanto no verão escaldante como no inverno.

Nota da autora: Na verdade este artigo era para ter sido publicado na semana passada, mas devido a artigos que surgiram em cima da hora, foi deixando, foi deixando... E quarta-feira (28), teve a notícia de que o líder e vocalista do grupo, Keisuke Kuwata, internou-se para tratamento médico, cancelando o lançamento do novo álbum solo, a turnê que ia até 31 de dezembro (e até o anual Act Against Aids, que ele faz na primeira semana de dezembro). Motivo: diagnóstico de câncer de esôfago em estágio inicial. Apesar do diagnóstico rápido, infelizmente vai ter que ficar meses sem poder aparecer em público, mas esperamos que ele saia dessa e volte como antes. Conforme a nota do site oficial do grupo Southern All Stars, o próprio Kuwata desculpa-se aos fãs e pede paciência para esperar que ele logo volta. (Aqui, em japonês)

3 comments:

  1. Sazan sempre estará na minha lista de bandas favoritas, juntamente com Anzen Chitai, Jaywalk, Tube, Mr. Children, The Checkers e tantas outras que fizeram (e ainda fazem) o pop japonês ser esse estilo tão vibrante.

    Além das músicas para o Southern All Stars, para a carreira-solo e para a Kuwata Band, Kuwata Keisuke também compôs para outros artistas, notadamente a ex-idol Takada Mizue (que estreou no final dos anos 70 e parou na metade dos anos 80 para casar com um lutador de sumô) e a atriz e cantora Ken Naoko. E são essas músicas que abrem as minhas favoritas do Sazan:

    1. Watashi wa piano: O vocal é da Hara Yuko, e a música foi composta para a Takada Mizue. Mas é uma das melhores músicas compostas pelo Kuwata.

    2. Natsu wo akiramete: Essa tem vocal do próprio Kuwata, também na lista de baladinhas românticas infalíveis.

    3. Itoshii no Ellie: Essa foi regravada até pelo mestre eterno Ray Charles. E ganhou uma versão "bossa nova" da Hirahara Ayaka. Tem todo um clima romântico.

    E também cito as seguintes:
    4. Katte ni sindbad (a primeira deles)
    5. Melody
    6. Oh Claudia
    7. Ya Ya ~ Ano toki wo wasurenai
    8. Shiori no Theme
    9. C-Chou kotoba ni goyoujin
    10. Bohbo Number Five

    E eu já esperava que você fosse falar do Sazan por causa desse anúncio de que o Kuwata está com câncer. O que eu senti quando soube foi uma mistura de tristeza com revolta, típica de quem realmente gosta da música de determinado artista e se sente um pouco golpeado quando fica sabendo dessa injustiça. E pensa: Tanta gente ruim e sem caráter no mundo, vai acontecer de aparecer um câncer justo num cara que fez tanta coisa boa?
    Torço para que ele saia dessa rapidinho, sem nenhuma sequela grave, e que volte a cantar, no mais tardar, em 2011.

    ReplyDelete
  2. Kiyomi,
    Puxa, eu me lembro desse grupo, e lembro da música Tsunami.
    Quando eu morava no japão, curtia muito o Mr.Children, Spitz, Tube,
    Glay......ah que saudades.
    Sempre bom, vir aqui recordar....
    Puxa, que triste a noticia da doença.
    O jeito é torcer, para ele sair dessa logo....
    beijos

    ReplyDelete
  3. Oi Kiyomi!
    Parece que vc tava adivinhando ao postar sobre o grupo, que descobri por acaso que esses tempos e adoro! Muito rico essa postagem, pude conhecê-los mais e vou baixar essas músicas! Adorei!
    Bjs

    ReplyDelete