[Discoteca Básica do Empório]: TUBE - TUBEst II


Postagem Especial de Verão: Adeus Shonan meu amor o caramba!!

Eu deveria ter postado em sequência, mas devido a alguns incidentes, bem, deixa pra lá, vamos que ainda o verão não acabou, está fazendo pra mais de trinta graus - à sombra - e nem mesmo o tempo fechado que fez na sexta, dia 27, ajudou a refrescar um pouquinho (se bem que o ser humano é sempre insatisfeito: chegando o inverno aqui, pode esperar que vai ter um post meu falando que "saudades do calorzinho de junho").

Como muita gente sabe, nós moramos num lugar até que privilegiado: meia hora de carro e estamos em Enoshima, região litorânea de Kanagawa. Determinados trechos, ficam lotados de banhistas. Ou surfistas. Ou os dois juntos. Conheço gente que não gosta das praias daqui do Japão, principalmente na área Shonan-Sagami devido a areia ser escura. Bem, não se pode agradar ninguém.

Voltando: num artigo que mencionei os dois artistas cujas músicas falam de sol, mar e amor, tiveram a região de Shonan como inspiração. No mundo j-pop, costumam dizer que "Yuzo Kayama foi o precursor do Shonan Sound e seus discípulos diretos são Southern All Stars e TUBE", devido ao tema de suas músicas.
Da esquerda pra direita: Hideyuki Kakuno, Nobuteru Maeda, Ryoji Matsumoto e Michiya Haruhata.

Um dos grupos mais populares que surgiu no fim dos anos 80, mas teve seu auge nos anos 90 inteirinho, é o quarteto TUBE. Formado em 1985 por Nobuteru Maeda (vocal), Michiya Haruhata (guitarra), Hideyuki Kakuno (baixo) e Ryoji Matsumoto (bateria), o grupo, apesar de ter muitas músicas inspiradas em sol, mar e amor de verão, nasceu na região central de Kanagawa (Maeda é de Atsugi, Haruhata é de Machida (Tóquio), Kakuno e Matsumo são de Zama (onde fica uma das bases americanas)).

Suas músicas abordam o tema praia, sol e amor de verão, tal como o Southern All Stars, com músicas dançantes e passando por baladas. E tendo o litoral de Enoshima como fonte de inspiração. (E o primeiro que falar que Keisuke Kuwata e Nobuteru Maeda parecem terem saído durante o nascimento, diria que precisará ir ao oftalmologista urgente...)

Em 25 anos de carreira, o grupo continua na ativa. Não parece, mas recentemente fizeram um baita dum show na praia de Enoshima (com a participação do apresentador da Nippon TV e agora está na Fuji TV com um programa jornalístico junto com a carismática Christel Takigawa, o Seiji Miyane) e neste mês de agosto, lotou o Yokohama Stadium (que fica logo na saída da estação de Kannai, linha Keihin-Tohoku da Japan Railway). Posso estar bem enganada, mas de alguns anos pra cá, o grupo raramente aparece em programas de música, como na década de 90, que eles eram figuras carimbadas no "Music Station", "Countdown TV" e por aí vai. Melhor dizendo: estou precisando assistir a mais programas do gênero, mas o horário de meu trabalho não contribui. Em partes.

Se ano que vem, no verão, o Tube fizer show em Enoshima ou no Yokohama Stadium, podem escrever: namorido kinguio vai. (Este ano não deu: tinha que comprar antecipado e como sempre, fiquei sabendo em cima da hora).

Apesar de 25 anos de carreira, 51 singles, 32 álbuns originais, 3 coletâneas e 2 de baladas, vou abordar a fase da década de 90, que foi o auge do grupo, com músicas de verão, baladas, e que puseram o grupo no status de "uma das melhores bandas de verão".


A coletânea "TUBEst II", é a sequência da série das melhores de verão, durante os singles lançados entre 1990 a 1995 ( o álbum saiu em 1996). Até hoje, o grupo tem que incluir quase todas as músicas desta fase, senão o pessoal invade o palco e fazem cantar na marra (seria a mesmo que, show dos Beatles não poderia faltar "Twist and Shout", Rolling Stones com "I Can't Get No Satisfaction", Masaharu Fukuyama com "Sakurazaka"...). Também pudera: as músicas possuem um ritmo que ninguém fica parado, mesmo nas baladas.

Quase todas as músicas falam de verão, a baía de Shonan (Kanagawa), festivais e - claro - romance. Ideal para dançar e se apaixonar.

"Ah, Natsuyasumi", "Natsudane", "Natsudakishimete", "Yuzurenai Natsu" só para terem noção do quanto eles adoram a estação do ano mais quente que já senti até hoje. ( "natsu" - 夏 - significa verão). E falando de verão, sobre praia (especificamente em Kanagawa...) como "Shonan My Love" e "Shonan Bon-Odori". E baladas, como "Melodies and Memories". Sem falar influência latina como "Koishite Mucho!"

O quarteto já participou duas vezes no famoso Kouhaku Utagassen - em 1993 e em 1998 (na verdade, conheci o grupo neste ano com "Kitto Dokokade").

Recentemente, o grupo apareceu no especial "Music Lovers" (programa da Nippon TV, que passa no final da noite de domingo), no "Bokura no Ongaku" (programa da Fuji TV, que passa nas noites de sexta-feira) e até participação especial no programa de segunda (na época do lançamento de "Paradiso", em 2008, incluindo "Season in the Sun", "Ah, Natsuyasumi", "Sayonara Yesterday" e uma pequena modificação na letra de "Bang! Bang! Vacance!").

Fotos: via seo gugol.

Perdão o subtítulo meio brusco, mas nunca se despeça desta praia - ano que vem, acaba voltando pra lá mesmo...

Comments

  1. O epíteto "Banda oficial do verão japonês" sempre se aplica ao Tube, e quem anuncia o calorão de 40 graus é sempre a afinada voz do Maeda Nobuteru, que também tem uma pequena "carreira-solo de inverno", com a ótima balada romântica "Soba ni iru yo" como destaque.

    Se nas músicas agitadas eles são excelentes, nas baladas românticas estão obrigatoriamente no primeiro time das bandas japonesas, ao lado do Mr. Children e do Anzen Chitai. Impossível resistir a músicas como "Juunen saki no Lovestory", "Kimi to nara", "Melodies and Memories" e "Remember me".

    E o Tubest II é obrigatório para quem realmente quer saber o que é música pop japonesa.

    ReplyDelete
  2. Oie! eu de novo. Pra dizer (tinha esquecido no ultimo post) que tbem gosto do Tube e sim, eles nao aparecem mais com tanta frequencia nos programas de teve. O Countdown pelo menos tenho acompanhado sempre ainda...

    ReplyDelete
  3. MP Kouhaku, só pra ter uma idéia, ontem no 24 hour television, o Tube fez uma participação especial. Com "A- natsuyasumi" e "Shonan My Love".
    "Melodies and Memories" e "Juunen saki no Lovestory" são ótimas baladas. Aliás, as músicas do TUBEstII sao obrigatórias nos shows e apresentações. Senão o pessoal reclama..
    Tenho o TUBEst I e II. Confesso que o segundo é o melhor, nao desmerecendo os demais.
    Abraços!

    Ewerthon, depois respondo com mais calma seu e-mail. Estou meio na correria, mas ainda nesta semana te comunico.
    Bem, eu tinha falado que o Tube quase nao estava aparecendo nos programas de TV, mas neste verao só deu ele! No Miyane (que fez uma participacao especial), Bokura no Ongaku e Music Lovers.
    Ah - e no 24 hour television de domingo...
    Abraços!

    ReplyDelete

Post a Comment