Sunday, September 26, 2010

Sessão das Nove... da Noite

 Já fazia um bom tempo que estava pensando em ir ao cinema, mas toda vez que pensa em ir, aconteciam várias coisas que no final eu acabava desistindo e esperando ver se saía logo em DVD (só que também pra ir na locadora que fica na estação onde pego o trem todo santo dia...), mas ontem finalmente consegui ir nem que fosse no "night show" com uma amiga dos tempos que estudava língua japonesa (bem, é que namorido detesta cinema, porque dorme no meio do filme, ainda mais se não é legendado).

Eu sei que muita gente acha o ingresso do cinema caro (custa 1800 ienes, ou mais ou menos 20 a 30 reais), mas não vou sempre, como disse. E quando vou, ou eu compro antecipado (sai 1300 ienes), ou eu vou quando é quarta-feira, devido ao "Lady's Day", cujo ingresso para nós, mulheres, custa 1000 ienes (agora, os marmanjos que quiserem também pagar 1000 ienes, vão no dia 1 do mês). Se teve uma vez que paguei o preço normal, foi há muito tempo e não sabia destes descontos. Nem no "night show" ou "late show", que, sessão depois das nove da noite fica 1300 ienes.

Quando vou, geralmente leio a resenha antes para não ficar muito perdida, mas se o filme vai ser bom ou não, eu digo: só assistindo mesmo, afinal a opinião de um diverge de outro e por aí vai, então melhor conferir (se bem que teve filme que assisti que nem valeu o preço do ingresso). E desta vez, como fazia algum tempo que a gente queria assistir, conseguimos justo no dia que o filme estava estreando nos cinemas.

O filme "13 Assassinos" ou "Jyuusan nin no Shikaku", é a refilmagem de 1963, feita por Takashi Miike (conhecido pelos filmes "Crows Zero" e "Yatterman"). Dizem que esta versão é bem mais violenta, mas como não vi a original, então comparar, nem pensar (se bem que quando se trata de refilmagem, a gente fica com um pé atrás). O enredo passa-se na era Edo, onde o shogunato ainda imperava. Um samurai de linhagem nobre, Shinzaemon Shimada, é requisitado para assassinar o lorde Naritsugu Matsudaira, irmão do shogun, que assumiu o poder de forma sangrenta e conhecido pelo seu sadismo. Sabendo que o lorde anualmente saía de Edo (hoje Tóquio) para atravessar o país, o samurai convoca onze colegas de elite e prepara um plano - suicida - para uma emboscada, para isso, transformam uma vila no meio das montanhas em uma enorme armadilha. O que eles descobrem é que o número de guerreiros que acompanha o lorde é maior que eles pensavam o que torna uma batalha de vida ou morte acompanhado de explosões, flechas e golpes de espada.

Pra quem gosta de ação e saber como era o Japão antigo, vale o ingresso. Só não recomendo pra quem possui estômago fraco, pra quem odeia ver sangue jorrando e adora efeitos cheio de tecnologia atual.

A maior parte das filmagens se passa nas montanhas de Yamagata (a paisagem é bonita de se ver), mesma província onde ano passado foi feito o taiga dorama da NHK "Teichijin". O filme também concorreu ao Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza este ano. No elenco os atores principais Kouji Yakusho (no papel do samurai Shinzaemon Shimada), Takayuki Yamada (o sobrinho de Shinzaemon, Shinrouko), Ikki Sawamura (Mitsuhashi), Yusuke Iseya (Koyata, encontrado no meio da floresta), Masachika Ichimura (Hambei, o guardião do lorde), Goro Inagaki (Naritsugu Matsudaira), Koujiro Matsumoto (Makino) e Kazue Fukuishi (faz duplo papel: a companheira de Shinrouko e na vila é a mulher que aparece no lago, vista pelo Koyata).


Acima, o trailer do filme para ter uma amostra do que assisti... Eu sei que vai ter gente achar estranho eu ter ido assistir um filme envolvendo batalha sangrenta, mas variar de vez em quando é bom...

Pessoal, eu sei que isto nada tem a ver com o artigo de hoje, mas meu e-mail foi lido na Radio Monalisa de Pijamas #8, em que comentei sobre "De Louco todo mundo tem um Pouco". Quem conseguir ouvir, acessar, eu recomendo o site Monalisa de Pijamas, uma visão bem humorada do universo feminino mas que homens também podem acessar.

8 comments:

  1. Eu vi o trailer do filme. Vixe, é violento pra dedéu rs. Mas era assim, não é?
    Senão é filmar tiroteio em favela com bala de goma.

    Gosto tanto de ir no cinema. Andei indo pra ver os 3D rs. Mas perdi um que queria ter visto, aquele de terror que fizeram no hospital do Fuji-Q.
    bjs

    ReplyDelete
  2. Alexandre, põe violento nisso... E não é em 3D. Mas pra mim valeu o ingresso. Nos proximos meses o pessoal já está vendo se vai assistir ao "Comer, Rezar, Amar", "Yamato"...
    Beijao!

    ReplyDelete
  3. Nem as promoções japonesas colaboram, como assim promoção um dia para homens e outro para mulheres... afff... eles não colaboram mesmo para se encontrar namorado... hahahaha...

    Kiyomi agora vai... em abril vou pro Nihon again... mas daí é um mes ou mais só em Tokyo, daí não tem como não marcamos um pernada daquelas com direito a muito coffee ^____^

    ReplyDelete
  4. Oi!!
    Concerto, cineminha...este bogue é uma diversão. Eu iria ver o filme, gosto do efeito de violência estética do Takashi Miike, acho-o um pouco parecido com o Tarantino...
    BEIJOSSSSS

    ReplyDelete
  5. É caro mesmo a entrada né? Takaaai!!!
    Tenho uma preguiça de ir ao cinema. por conta disso perco vários filmes legais...

    Bjus, boa semana!!!

    ReplyDelete
  6. Gesiane, olha lá, hein rs Na verdade, o ingresso aqui, se for o convencional, sai 1800 ienes. So no lady's day ou dia 1 sai mais barato ou no night show. Se for 3-D, acrescenta aí 300 pelos óculos...
    Beijao!

    Lolipop, tanto que esse filme concorreu no Festival de Veneza e adivinha quem estava no juri? Sim, o Quentin Tarantino...
    Beijao!

    Georgia, quanto custa o ingresso de cinema aí? Estou BEM por fora... Mas eu so nao estava indo ao cinema ultimamente por falta de tempo mesmo. Nem aos finais de semana estava dando... certo!
    Beijao!

    ReplyDelete
  7. Estou pensando se vou ou não vou.
    Li no jornal o diretor falando meio de brincadeira que quer deixar traumatizados alunos de yochien e os velhinhos que virem o filme. Vixe! O negócio é violento mesmo.
    O senhor feudal vilão não é um dos SMAPs?
    O Goro Inagaki?
    bj
    Elisa

    ReplyDelete
  8. Gosto tanto de ir a cinema, mas só de dia, vejo qualquer coisa e adoro. Antigamente, via uns 3 filmes por semana.

    Agora que aprendi a baixar filmes na internet, fico com preguiça das filas e vou raramente. Mas vejo na tv de casa os filmes que baixei e que estão em carta nos melhores cinemas da cidade!

    Adorei a rua dos gatos tamém!

    beijoooo

    ReplyDelete