Prevenção, Sempre

Todo mês de outubro (especialmente dia 1), é lembrado como o "Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama". Na minha condição de mulher (e lembrando que meu sítio é frequentado na grande maioria por mulheres, mas os homens que frequentam também tem o dever de saber), fazer exames periódicos e o autoexame ajudam a prevenir e até se tratar caso descobrir na fase inicial.

Anualmente, faço o exame geral, como todos os leitores já sabem, e no pacote vem incluso a ultrossonagrafia. Só que a lesada aqui não sabia que na hora de preencher o dito formulário teria que optar ou pela ultrassonografia ou pela mamografia e eu achava que eram as duas coisas inclusas... e como eu tinha feito a mamografia trocentos anos atrás, este ano decidi fazer, afinal, chegou na casa dos quarenta, já mandam fazer mais exames do que já faço...

Eu acho, na minha humilde opinião, que aqui campanhas de prevenção contra o câncer de mama (e de útero também) são muito tímidas. E olha que (quase) todo dia faço uma viagem casa-trabalho-casa (corrida de ônibus + trem que leva mais do que uma hora, pra mim vira uma viagem) e raramente vejo campanhas para qualquer coisa. Fico me perguntando se falar sobre o assunto seria algo velado? Algo constrangedor? Por que as campanhas são quase imperceptíveis aqui? (Melhor dizendo: será que eu ando pra lá de distraída que não estou prestando atenção direito quando vou e volto trabalho-casa?)

Confesso que comecei a dar mais importância a prevenção quando dez anos atrás, todas as moradoras da cidade onde morava foram comunicadas a fazer mamografia gratuita no centro de saúde da cidade devido a uma jovem de 20 e tantos anos ter falecido de câncer de mama e, segundo o panfleto que recebi, poderia ter sido salva com o autoexame e ter submetido a mamografia. Mais ainda quando, quanto mais minha idade avançava, os cuidados seriam redobrados.

Não posso ser lá um exemplo, porque eu levo uma vida corrida, sedentária, frequentar academias nunca foi meu programa de domingo, bebo litros e litros de cafeína e sou uma comilona compulsiva, mas informar nunca também foi demais.

Ontem, o Yahoo! (tanto o Brasil como no Japão) lembraram da data. Segunda-feira, quem puder, assistam o filme - que a autora lesada já recomendou em abril - "A Noiva Que Restava Um Mês de Vida" (ou "Yomei Ikkagetsu no Hanayome") e já falou em outubro do ano passado quando estava pra ser lançado em DVD. Passará na rede TBS ("canal 6", a do porquinho) às nove da noite. Não esqueçam da caixa de lenços de papel ao lado, pois aviso: vai ser de chorar.

Foto que abre o post: devidamente obtido via seogugol - do Marine Tower que fica em Yokohama.

Comments

  1. Ola Kiyomi
    quando leio o teu blog,
    tenho a impressao de que foi escrito assim, num folego so.
    E ai, voce sai pra inspirar, respirar, transpirar...
    valeu, pra saber tudo que acontece por ai...

    ReplyDelete
  2. Prevenção, Sempre!

    Um texto mto bem construído e didático demais.

    Parabéns.

    Prazer, ΛмeвΛ!

    ReplyDelete
  3. Gostei da foto, do incentivo...

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Oi Ki
    esse mes tem mamografia pelo hoken aqui em Adachi. Primeira vez que farei, veremos!
    E sim, realmente as campanhas sao bem timidas, mas o q eu acho legal é que se vc nao aparece num exame do hoken por 3 vezes, eles vem na sua casa ver o que esta acontecendo...
    Tinha um kenshin do vitinho que eu adiei por 3 vezes, tava mto issogashii e nao deu pra ir, ate que as assistentes socias vieram em casa pra saber o que estava acontecendo rs

    beijos!!!
    Satie
    http://casadasatie.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Oi, Nozomi! Se eu não sair pra espairecer, eu endoideço - só não saio de casa na minha folga quando 1) estou com uma colica terrivel, a ponto de nao conseguir nem sair de casa mesmo e 2)despencando a maior chuva e 3) febre alta.
    Quando me acontece um destes tres fatores (ou as vezes as tres juntas), eu acabo ficando em casa assistindo aos doramas, videos e noticiarios (bem, agora sabem de onde consigo TANTA coisa...)
    Beijao! (ps: adoro seus posts tambem!)

    Ameba, até que meu texto foi muito simples... Se puder encontrar legendado em ingles o filme que mencionei, valera a pena assistir (é que o filme é em japones e nao sei se chegou a ponto de lançar em mercado alternativo).
    Beijao!

    Bah, antes a foto fosse eu ter tirado... Como voce sabe, quase nao vejo TANTA divulgação como no Brasil, como você disse-me no post do filme da noive, lembra?
    Se bem que, perto de casa tem uma clinica que tem a fita rosa...
    Beijao!

    Satie, apesar de ter seu peito espremido, vale a pena fazer, sim a mamografia. Acho mais completo que a ultrossonagrafia. Eh que eu tenho o Shakai Hoken, por isso que faço anualmente. No seu caso, pelo fato de voce ter dois filhos (fofinhos), é preciso fazer exames pelo hoken, sim!
    Beijao! ^^

    ReplyDelete
  6. Adoro a maneira quue aborda os assuntos. Já disse que seu blog é um dos meus prediletos (se não O predileto)

    ReplyDelete
  7. Oi, Fabi! Obrigada!!! A gente faz bem pra servir bem rs... na medida do alcance do que for possível, ne...

    ReplyDelete

Post a Comment