Yanaka Shippoya (ou: "Loja de Rabos de Gatos")

Quem leu meu artigo sobre o bairro Yanaka e a procura frustrada de encontrar os simpáticos felinos andando tranquilamente nas ruas e no comércio (acho que porque no dia que fui, estava um calor de fritar ovo no asfalto), tem uma foto da fachada de uma loja que vendem-se rabos de gatos.

Calma que eu explico.

Na verdade é uma doceria local que vendem um tipo de "bolinho de chuva" no formato de um rabo de gato. Com ou sem recheio. Com gotas de chocolate, misturado... Podem achar estranho o formato, mas a loja ganhou notoriedade (aqui) graças a uma reportagem que saiu na TV Tokyo e também no matinal da TBS, o "Hanamaru Market", devido a simplicidade da iguaria. Seria como se estivéssemos comendo um bolinho de chuva, mas ele não é frito, e sim, utilizado uma chapa de ferro, onde se coloca a massa em um tipo de "prensa" e sai no formato de um rabo de gato. Por isso o nome da loja - Yanaka Shippoya (Shippo = rabo ou cauda de algum animal).

A loja fica no bairro Yanaka, mas como tem muitas lojas um ao lado da outra, tem que encontrar uma loja de cara "de novo", com cores pastéis com um desenho de um gatinho conforme a foto que abre o post.
Foto que tirei meio as pressas do meu celular, pois nem sei se poderia fotografar os quitutes. Ah, sim: os nomes são derivados dos ingredientes que vão. Devidamente escritos tudo em bom japonês...


As variedades dos "donuts" em forma de cauda de gato - na primeira fileira, da esquerda pra direita - Shiro (o comum); Kuro (de chocolate); Koko (café); Kiki (açúcar de cana - "satokibi", com a marca de uma patinha); Choco (metade de baunilha e metade de chocolate). Na segunda fileira, da esquerda pra direita - Mike (de kinako, um tipo de farelo de soja); Tama (de gergelim preto); Nana (de banana); An (de feijão azuki); Tora (de chocolate branco e chocolate meio amargo). Na última fileira, Kyameru (caramelo, com marca de duas patinhas); Puchi (baunilha e gotas de chocolate); Leo (com biscoito Oreo) e Kimagure (o sabor varia conforme a estação ou temporada).

 As embalagens, dá pena de jogar fora de tão fofinhas que são...

Comprei dois "Kiki", de açúcar de cana. Qual o espanto? Sabia que aqui, o açúcar não é de cana, como no Brasil, mas de um tipo de beterraba? Por isso que aqui, os doces não são tãããããão doces como em outros lugares...

Mas é fácil chegar? Se não errar a saída da estação de Nippori, não. Mas há a alternativa de descer em Nishi-Nippori, mas eu achei mais complicado (tem que andar mais e fazer um monte de atalhos).

Dica: se encontrou a escadaria de Yuyakedandan, é descer e seguir reto a rua.
Um bom oyatsu (aperitivo pro café da tarde) ou levar de omiyage para quando visitar algum amigo. Não sai tão caro (entre 100 a 130), tem também sorvetes, petiscos estilo tradicional como karinto, warabi mochi e biscoitos. Detalhe: se pedir para colocar em uma caixa, paga-se 100 a mais.

Comments

  1. Ai, eu não vou perder esses rabos de gato da próxima vez que for aí!
    Valeu a dica!
    BEIJOS
    BOM DOMINGO!

    ReplyDelete
  2. Pois é, Alexandre: essa loja só tem naquele bairro que fui bater perna, lembra? Quando voce resolver aparecer por esses lados, e tiver um tempinho, a gente vai pra Nippori e bater perna nesse shotengai. Agora, se encontrarmos um ou mais gatos lá...

    Pra dizer a verdade, eu quase não uso açucar em casa, mas tenho que ter quando faço bolo e porque namorido é uma formiga. Eu costumo adoçar com mel... Mas açucar mascavo é uma boa pedida!
    Beijao!

    Lolipop (Margarida), e fica quase perto de Ueno, onde voce foi no templo... Mas se a loja ainda existir, a gente vai comer sim. rs

    Beijao e bom domingo!

    ReplyDelete
  3. Adorei!!
    Eh pertinho de casa, vamos ver se um dia consigo ir nessa lojiunha, acho que meu filho vai adorar!
    amei a dica!!

    bjks

    ReplyDelete
  4. Uhm que vontade que me deu!
    Uma curiosidade: a massa lembra churros? Ou nada a ver?

    Uhm, vontade do de banana, dos de chocolate.. Nhammmm, nhammm.

    Beijo

    ReplyDelete
  5. Satie, se descer em Nippori, é a saída do Yanaka, e como lá são três saidas, o lado mais certo é onde ficam as lojinhas de doces (o Dila da JR). Ao invés de sair pelo lado do Tonari Line, é o contrario. Saindo da estação, é seguir reto e no final da rua vai ter a tal escadaria. O Yanaka Shippoya fica bem depois da padaria Atom. Vale a pena pois é bem levinho...

    Fabi, so o formato lembra churros, mas imagine bolinho de chuva assado na chapa. O unico que era recheado mesmo que comprei bem depois pro pessoal do trabalho, era o sazonal de morango e ninguém sabia! Sera que se a gente importar a ideia vende bem no Brasil?

    Beijao a todas!

    ReplyDelete
  6. Puxa vida, mas que bacana essa loja Kiyomi!

    Nem fazia idéia que existia um doce assim... fiquei com vontade de provar todos! rs

    Bjinhos!

    ReplyDelete
  7. Oi, Denise.
    Semelhante a esse doce, tinha na padaria Andersen, mas era frito. Em Yanaka, parece um bolinho de chuva assado na chapa no formato do rabinho do gato, acho que por isso achei o doce de fácil digestão rs.
    Beijao!

    ReplyDelete
  8. Adooorei essa loja rs... tudo tem cara de tão gostoso, tão perfeitinho... sério que consigo imaginar o doce suave japonês... e que embalagens...

    Kisu!

    ReplyDelete
  9. Hello, I was hoping someone could please assist me. I would like to know where I can buy the machine used to make the cat tail donuts. Greatly appreciate it.

    ReplyDelete

Post a Comment