[Dorama Review] "Nemureru Mori - A Sleeping Forest"

O elenco principal da trama (da esquerda pra direita): Takuya Kimura (Naoki), Manami Honjo (Yuri), Miho Nakayama (Minako), Tooru Nakamura (Kiichiro), Yusuke Santamaria (Keita) e Tadanori Jinnai (Kokubu).


Tentando iniciar um "projeto" de resenhas de alguns j-doramas que (tento) assistir, começarei com uma novela que foi a primeira que assisti um pouco depois que cheguei ao arquipélago, doze anos atrás (1998). Quando cheguei, em maio de 1998, a maioria das novelas da primavera já estavam na metade, as do verão passei batido e quando chegaram as de outono, começou a esfriar a ponto de sair de casa era pro trabalho, compras e olhe lá. Foi aí que a mulherada do trabalho disse-me que as novelas de outono daquele ano iriam ser boas.

"Nemureru Mori - A Sleeping Forest" ou "A Floresta Adormecida", começou em 8 de outubro de 1998 e durou doze capítulos semanais, terminando em 24 de dezembro do mesmo ano (véspera de Natal). Transmitida pela FujiTV, passava toda noite de quinta, às dez da noite.

Prestes a casar-se, uma jovem - cujo passado trágico a traumatizou a ponto de perder a memória - encontra antigas cartas de um menino que pediu a ir à "floresta adormecida" que costumavam brincar enquanto crianças, em uma certa data, quando já fosse adulta. Acaba por ir ao local na data combinada e encontra um rapaz que sabe tudo sobre seu passado. Assustada, a jovem acaba aos poucos lembrando dos fatos que a fizeram tentar esquecer - a morte dos pais, o assassino e a conexão que possui entre ela, seu noivo e o rapaz que encontrou na floresta.

A trama mistura romance, drama e suspense. Possui locações em Tóquio, Saitama (no Parque Nacional Kyuryou Musashi), Yamanashi, Gunma e Tochigi. Manteve a audiência média de 25,2% sendo que no último capítulo chegou a 30,8% de audiência (uma boa média para novela de quinta-feira).

- Depois desta novela, a atriz principal, Miho Nakayama ainda fez mais três novelas ("Nisennen no Koi", "Love Story" e "Home and Away") antes de casar-se com o escritor Hitonari Tsuji e morar na França (retornou às telas no início do ano com "Sayonara, Itsuka"). Nakayama também era cantora, mas deu uma pausa na carreira musical em 1999.
- Outro motivo da novela ter tido uma boa audiência, foi a atuação de Takuya Kimura (desculpem, pessoal, ele dispensa comentários).
- A música que abre e encerra a novela - "Camouflage" - era de Mariya Takeuchi. Foi eleita uma das músicas mais ouvidas pela enquete da revista "The Television". A música incidental - "With or Without You", do U2 - teve destaque na coletânea que lançou no mesmo ano que a novela passou (na edição japonesa vinha um selo  informando que a música fazia parte da novela).
- Na mesma temporada, pela mesma emissora, ao menos 3/5 do grupo Smap atuaram em novelas - além de Kimura, Tsuyoshi Kusanagi co-estrelava em "Jinbe" (segunda-feira) e Goro Inagaki era o ator principal em "Sommelier" (terça-feira).

O elenco principal trazia além de Miho Nakayama (Minako) e Takuya Kimura (Naoki), os atores Tooru Nakamura (Kiichiro, o noivo de Minako), Yusuke Santamaria (Keita, amigo de Naoki), Manami Honjo (Yuri, a namorada de Naoki), Tadanori Jinnai (Kokubu, amigo de Kiichiro), Megumi Yokoyama (Harue, esposa de Kokubu).


Uma das aberturas da novela, ao som de "Camouflage", de Mariya Takeuchi, com a presença dos seis atores principais - pela ordem de aparição - Miho Nakayama, Takuya Kimura, Tooru Nakamura, Yusuke Santamaria, Manami Honjou e Tadanori Jinnai. (As duas crianças bem no final eram Juri Ihata e Jun Hasegawa)


Sobre o site oficial - infelizmente não está mais disponível - muitas informações tive que apelar para o DramaWiki e o seogugol.

Se tem em DVD? Tem, mas quem estiver no Japão aconselho alugar mesmo. O box-set completo não sai por menos de 30 mil ienes. Existe outras alternativas mas não vou ficar postando aqui.

Vale a pena assistir? Se quiser romance e suspense, pode ir em frente. Apesar que tem horas que haja paciência para ouvir toda hora a música do U2 quase toda vez que Naoki aparece.

Sugestões, acréscimos e críticas construtivas estamos às ordens. Caso queira saber mais de algum j-dorama um pouquinho mais além, pode enviar e-mail (está no "Contato"), que, caso eu já tenha assistido, eu publico com os devidos créditos. Caso eu passei batido, eu assistirei e depois comento.

Comments

  1. Olá, Kiyomi

    Vi um comentário seu no blog do Alexandre e passei por aqui. Acabei gostando tanto de seu espaço, que não tive como não comentar. Muito bacana o seu blog, você escreve muitíssimo bem, adorei, li posts antigos e várias e várias coisas muito boas. Taí, gostei muito, passarei sempre.

    Beijo

    Carla

    ReplyDelete
  2. Olá!

    Nossa, estou impressionada... você adora escrever heim. E ainda tem o maior carinho em responder todos os comentários.

    Sobre o dorama acima, já tinha ouvido falar dele, mas não cheguei a assistir. Mas pela audiência, deve ser muito bom. E é claro, a presença de Kimura Takuya. Sua atuação é sempre excelente. Acredita que só fui descobrir ele este ano? Onde ele estava escondido esse tempo todo, rs. Mas já estou recuperando o tempo perdido. Já assisti Pride, Good Lucky!!, Hero e Beautiful Life com ele. Todos muito bons. Vou anotar este na minha lista.

    Até mais!

    PS: Eu já estou me preparando para o seu e-mail, rs.

    ReplyDelete
  3. Carla, obrigada pela visita. Os posts do Alexandre Mauj são tudo de bom mesmo, ainda não o conheci pessoalmente (espero que não demore muito, se ele quiser rs). Mas pode visitar quanto quiser, o empório tem de tudo um pouco, mas não repare na bagunça...
    Beijao!

    Cacá, já estou pensando nos DOIS e-mails que vou te enviar (dos atores e das atrizes)... Meu resumo da novela "Nemureru Mori" foi bem resumida, pois fazem DOZE anos que assisti e quando reprisou no início do ano, foi à tarde e estava no horário de trabalho :(
    Eu acredito que você descobriu o Kimura Takuya este ano, sim. Conheço muita gente que começou a assistir por causa de "Beautiful Life", de "Hero", de "Change", "Mr. Brain"... No meu caso foi "Nemureru Mori" mesmo, pois eu morava com mais duas meninas que AMAVAM o Kimura e no trabalho a novela era assunto obrigatório haha Assista que vale a sentada em frente a telinha!
    Beijao!

    ReplyDelete
  4. Nossa, box salgadinho esse hein? Nada como a net pra poder baixar... j-doramas não é meu ponto forte, mas posso dizer que esse ai tem cara de velhinho rs

    Kisu!

    ReplyDelete
  5. Bah, esse dorama põe velhinho nisso!!! Kimura nem tinha entrado na casa dos trinta em 1998 (ano que vim pra cá, agora entende o drama - sem trocadilhos). Realmente, box-set aqui dependendo dói o bolso. Compensa alugar ou esperar na book-off por um precinho mais camarada (chega a oito mil maiomeno).
    Beijao!
    PS: non espaia, mas eu torrento...

    ReplyDelete
  6. Ai como faço para baixar Kiyomi. Essa eu ainda não conhecia. E você aguçou a minha vontade dizendo que Kimura dispensa comentários... Ai ele é tão subarashii, tão kakoi...

    :)
    Beijos

    ReplyDelete
  7. Fabi, o forum d-addicts é a salvação pra mim que perco toda temporada de doramas. Encontra-se quase tudo. Mas se for dorama muito antigo (tais como "Long Vacation" e "Love Generation"), vai ter que ter paciência, porque demora mesmo.
    ... e pensar que meu primeiro dorama que assisti foi logo do Takuya hahaha
    Beijao!

    ReplyDelete

Post a Comment