Pro Chá da Tarde...

Nada "ornando" - xícara do Snoopy Town, bule comprado nem lembro onde, prato da Andersen Bakery (confesso: foi numa promoção de todo dia 15 que na compra acima de 600 ienes, leva um brinde), toalha que comprei na Orange House...

Uma das coisas que dificilmente eu posto é receita de alguma coisa, pois geralmente quando faço, muitas vezes o resultado não sai como esperado. Recentemente, acompanhando vários blogs de receitas culinárias e aventuras gastronômicas, sem falar dos blogs das amigas e amigos, resolvi testar algumas receitas.

Na verdade, tinha comprado um pote de iogurte para tentar fazer o iogurte caseiro que a Fernanda Reali fez, testou e aprovou, mas não tinha comprado leite em pó e nem Tang (comprável em diversas lojas de produtos brasileiros, mas o mais perto de casa fica em Tsurumi e olha a preguiça de ir), no fim acabei encontrando na revista Alternativa, na coluna da Laurinda Motizuki, a receita de bolo de iogurte. Mais fácil, impossível, e pode incrementar usando bananas, frutas secas, morangos, passas, o que você achar que vai bem com iogurte. Já é a segunda vez que testo e namorido aprovou (a primeira vez nem deu pra tirar uma foto sequer!).

Bolo de Iogurte (Retirado da revista Alternativa, por Laurinda Motizuki):


Ingredientes:
3 ovos
1 copo de iogurte natural 
A mesma medida de óleo
1 copo e 1/2 de açúcar
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de fazer: no liquidificador, bater os ovos, o óleo, o iogurte e o açúcar. Colocar em uma tigela. Vá colocando aos poucos a farinha e o fermento. Unte uma assadeira com buraco no meio com manteiga e coloque para assar a forno médio (180゚C). Desenforme frio.


O bolo desenformado. Desculpem, mas nem cobertura eu fiz, pois nem saberia com o quê cobrir já que o bolo já tem as bananas (ou qualquer fruta de sua preferência) querendo aparecer...
Quando fiz, o iogurte que usei foi o desnatado. O copo que uso, acreditem, é o mesmo que uso para medir arroz pra cozinhar. O óleo que usei foi o de canola da Ajinomoto com 0% de colesterol. Na massa, coloquei framboesas congeladas (na primeira vez). Desta vez foram bananas. E como minha forma com buraco no meio é pequena demais, fiz na forma redonda mesmo, polvilhada com canela e açúcar.

Para dar um "plus a mais", para comer junto com o bolo (que saiu fofinho por sinal, mesmo sendo de liquidificador), usei geléia de cereja negra (ou dark cherry) que diz ter pouco açúcar (comprei no mercado Marui, em Totsuka, onde me escondo).

O chá que acompanha esse bolo, é o Chai Tea, a granel, da loja Dean & Deluca (antes que falem que estou esbanjando porque essa loja é meio carinha, não é sempre que compro algum produto de lá). Ideal pra tomar bem quente, ainda mais no inverno. O sabor de especiarias combina com o bolo com bananas.

Desculpa a foto meio desfocada, mas a máquina já está meia ruinzinha e quem fotografou então... (não, o que está no meu dedo anular não é uma aliança, e sim meu anel que uso desde meus quinze anos!!)

Fotos: todas elas tiradas pela autora lesada que agora tenta dar uma de cozinheira...

Comments

  1. Kiyomi,

    Delícia de bolo! Deu água na boca. Adoro bananas!

    Vim também comentar o post sobre supermercados! Pata-que-la-paria.

    Odeio! Um inferno. E sou daquelas pessoas que todo dia passa no supermercado, acredita? Porque não faço compra do mês, sou só eu e a minha filha (não ter marido dá nisso, a gente não é obrigada a comprar pacotes de arroz, feijão, óleo, etc.) Então acabo indo quase todos os dias, nem que seja pra comprar pão. E olha, dá vontade de se jogar no chão e ficar lá, estirada... Uma falta de educação!
    Affe.

    Beijos

    Carla

    ReplyDelete
  2. Nossa, que milagre vc postar receita rs... brincadeira. Adorei essa receita.. acho que tudo vai iogurte fica muito bom.. eu ia comentar q vc tinha casado e não havia falado pra ninguém rs...

    Kisu!

    PS: eu AMEI o bule de não sei onde rs...

    ReplyDelete
  3. Carla, pode substituir as bananas por qualquer outra fruta (na verdade, a receita original fica a escolha). Eh que como tinha banana sobrando em casa ne...
    Sobre passar todo dia no supermercado, eu sei: teve época que passava todo dia em um que ficava no meio do caminho pra casa e comprava pão, leite ou verduras... Mas como eu costumo ir bem à noite, dificilmente tinha problema. O ruim quando vamos aos sábados e domingos ou durante a semana de minha folga, aí eu tenho vontade de sair correndo (não digo atirando como no filme Um Dia de Furia porque aí seria o fim).
    Beijao!

    Bah, realmente, o bule não lembro mesmo onde comprei ou se ganhei de alguma colega de trabalho. Mas veio em boa hora - ultimamente ando comprando chá a granel e como esse bule tem aquela redinha...
    ahahahah, todo mundo acha que meu anel é uma aliança ou algo parecido, porque como ele está um tanto largo (emagreci) e muitas vezes ele está virado... Mas esse anel raramente sai do meu dedo (tiro pra cozinhar, principalmente quando faço algo como nhoque por exemplo).
    A receita é facinha facinha, só tem que misturar bem depois para não empelotar a farinha. Realmente, raramente posto alguma receita. Não que eu não cozinhe, mas quando faço bolos ou algo parecido, preciso testar antes. Mas nunca consigo tirar uma foto pois a formiga maior acaba antes.
    Beijao!

    ReplyDelete
  4. O bule, o bolo, tudo está tão kawaii, aconchegante. Dá vontade de ir aí tomar um chá com vc.
    Chá e geleia são tb duas coisas que eu gosto.
    Lá perto do Minato Mirai está uma loucura com a APEC que começou hoje. Até por aqui vem viatura da polícia acredita?

    ReplyDelete
  5. Oi, Elisa! Quando puder, tudo bem! So nao vai reparar a bagunça e o aperto, pois meu apertamento é pequeno, rs O bolo é muito facinho facinho, como disse, so tem que bater a massa com cuidado para a farinha não empelotar.
    A geleia eu comprei no Marui de Totsuka e o chá no Dean & Deluca (adoro Chai).
    Pois é: devido ao APEC o policiamento está intensivo até aqui!
    Beijao!

    ReplyDelete
  6. Ahhhh...eu quero bolo, fiquei com vontade de experimentar! rsrs..

    ReplyDelete
  7. Delicioso só de olhar.
    E o interessante de morar em outros países, para quem gosta de cozinhar, é justamente isso: Adaptar ingredientes locais para as receitas de outros países. Substitui a banana por framboesa, maçã ou outras frutas. Um toque de geléia para complementar, um chá e está pronto um lanche ao mesmo tempo simples e refinado.

    E o bom dos doces japoneses é o fato de não serem muito doces. Os caramelos de leite japoneses tem realmente gosto de leite.

    ReplyDelete
  8. Desabafando, o lado ruim deste bolo é que em casa não dura um dia! Tem um formigão em casa e... sabe, né? O dia que vier aqui, farei novamente este bolo, sim rs

    MP Kouhaku, a receita original sugere a fruta de sua preferência, mas o que a gente adapta muito aqui nas receitas seriam as medidas e substitui um ingrediente por algum similar, o que me fugiu à mente agora. O bom daqui que os doces não são enjoativos, e as balas de caramelo têm gosto de leite sim, especialmente as que vem de Hokkaido, essas sim, o que pensar de doce de lá, vai leite em generosas quantidades!

    ReplyDelete
  9. Kyomi,
    Seu bolo ficou perfeito!
    Eu particularmente, adorei!
    Pelas fotos, dá para perceber a textura do bolo.
    E hoje, eu vou levar a receita do seu blog para a minha cozinha.
    beijos

    ReplyDelete
  10. Hum, que chique seu blog heim... Já deu pra repara que aqui tem de tudo, até receita de bolo. Ah, e adorei seu “conjunto” de xícara, bule, prato e toalha. Muito fofo!

    ReplyDelete
  11. Fabiana, a foto mostra o bolo desenformado... de cabeça pra baixo! Na verdade, nem pensei que cobertura pôr, pois as frutas acabam indo no fundo da fôrma!!! Se você der uma idéia de otimizar o bolo, eu agradeço!!! ^^

    Cacá, pra dizer a verdade, esse meu sítio tem de tudo um pouco, não se espante quando de repente tiver alguma receita culinária ou algum lugar inusitado...

    Beijao a todas!

    ReplyDelete
  12. Que bolo mais bonitinho! Adoro bolo com geléia. Uhmmm.
    Amei sua caneca e seu bule. Tão Kawaii.

    ReplyDelete
  13. Que bolo mais bonitinho! Adoro bolo com geléia. Uhmmm.
    Amei sua caneca e seu bule. Tão Kawaii.

    ReplyDelete
  14. Fabiana Yoko, pra ver o quanto este sítio daqui a pouco vira empório de vez haha Tem de tudo um pouco! Até receita de bolo (pelo jeito está fazendo sucesso...)
    Realmente, não lembro onde comprei ou se ganhei o bule, mas a xícara foi na Snoopy Town Yokohama, lugar onde se eu vou, acabo saindo com alguma coisa de lá (a última vez que fui, acabei comprando um clear file, aquelas pastas pra guardar folhas soltas...)
    Beijao!

    ReplyDelete

Post a Comment