Sunday, December 12, 2010

Iluminações

Desculpem a demora em postar aqui, mas estou me recuperando de um resfriado que literalmente me pegou de jeito, mas felizmente foi somente a garganta e ainda bem que não estou com febre. Ao menos este final de semana deu para sair com o senhor kinguio, que está de folga este final de semana e resolvermos dar um passeio em Yokohama, mais entre Sakuragicho, Minato Mirai e perto do Akarenga.


Tirar fotos à noite, ainda mais uma câmera antiga e que muitas vezes acaba nos deixando na mão, foi um desafio no sábado que resolvemos dar uma passeada. E olha que muita gente pensou a mesma coisa. Pro pessoal não ficar falando que quase nem falo da cidade que leva o nome do blog, algumas fotos da visão noturna de um dos pontos turísticos mais frequentados daqui. Como o navio-museu Nippon Maru e ao fundo o famoso Cosmo Clock, a roda gigante que a noite fica iluminada e cada hora que fecha, faz um efeito luminoso muito bonito. Aconselho filmar.

Como o Natal está chegando, fica inevitável a decoração sazonal. Raramente pode-se fotografar dentro do prédio Queen's East, onde além das lojas, tem hotel, escritórios e restaurantes. Desta vez abriram exceção para um festival de iluminações de uma árvore que fica mais na saída para o Pacifico Yokohama. Dá pra ver as gaivotas, ave símbolo de Yokohama por motivos óbvios.

Na passarela que fica entre o Yokohama World Porters e indo para Osambashi Pier ou voltando pro Minato Mirai. Fico imaginando o trabalho que eles tiveram de fazer e colocar (logo mais adiante tem uma escada rolante...)

No pátio do Akarenga (em português "tijolo vermelho"), a iluminação natalina, ao fundo várias mesas e cadeiras para o pessoal comer sossegado, porque ao redor da árvore, algumas casinhas onde vendem-se lembrancinhas, comida e bebida (não fomos comer, porque tinha muita gente).

Detalhe da decoração das casinhas onde fizeram algumas lojinhas que acabei de falar. Tema natalino e religioso também.

Papai Noel de roupa azul? Na verdade era para ser verde, segundo a lenda. Na verdade, trata-se de São Nicolau, que era o benfeitor dos necessitados.

Um presépio. Estranho ter no Japão a representação do nascimento do menino Jesus com os Três Reis Magos? Não, ainda mais em Yokohama concentrar povos de nacionalidades distintas. Mas o significado de alegria do nascimento é universal em qualquer povo ou credo.

E pra ninguém ficar reclamando mais ainda que não saio em foto alguma, mas é porque tenho uma baita duma vergonha de ficar aparecendo, eis uma melhorzinha que senhor kinguio tirou de mim no Akarenga, ao fundo das lojas que mencionei. O presépio não dá pra ver, mas ficava do lado direito da foto, mas vocês viram o quanto o local estava lotado, né?

Ah, sim... E nos telhados, algumas representações dos Contos da Carochinha, como João e Maria ( à esquerda da foto) e Chapeuzinho Vermelho (à direita).

Visão noturna mais ou menos do lado do caminho pro Osambashi Pier. Próximo item da minha compra quando o fator ter dinheiro + oferta relâmpago do Yodobashi coincidirem, será uma câmera digital, semiprofissional ou não decente.

Fotos: da autora e do senhor kinguio.

6 comments:

  1. Nossa Kiyomi a decoração aí em Yokohama ta mais bonita que as de Tokyo, agora que você fez esse post até criei animo para ir ver, tem dias que só de pensar em sair a noite desanima, o frio não incomoda coloca um casaco grosso e acabou, já o vento, desanima, congela nariz, boca e fica lacrimejando não tem como se esconder, e a decoração aí fica até quando? Agora nesse fim de ano também ta uma correria danada aqui, espero que de tempo de ver, e suas fotos ficaram muito boas, abraços.

    ReplyDelete
  2. Tá linda mesmo a decoração... Natal me lembra muito neve e isolada do mundo e trabalhando rs... agora é o primeiro Natal depois que voltei que vou ter férias coletivas... poder descansar e aproveitar com a família essa época que tanto me fazia falta qdo estava ai...

    Vc tá linda na foto!

    Kisu!

    ReplyDelete
  3. Fernando, até que não estava ventando, o que me incomoda é o frio mesmo. A decoração fica até final de ano, até onde sei. Geralmente, na virada do ano, no Cosmo World (onde fica a roda gigante) e no Queen's East (lado de fora, onde fica o Starbuck's) geralmente fica decorado tambem, mas não fomos ver ainda.
    Talvez em Motomachi esteja tambem, mas como tínhamos hora pra voltar, resolvemos deixar pra depois/
    Abraços!

    ReplyDelete
  4. Bah, aqui pelo menos ainda não nevou (e espero que não, o pior vem quando derrete). Fico contente que agora poderá passar o final do ano junto da família, comendo e rindo, passear, ir pra praia...
    Obrigada pela foto, foi a melhorzinha que salvou (a do Landmark achei que ficou melhor, e o kinguio me fotografa com cara de doente!! ><)
    Beijao!

    ReplyDelete
  5. ola kiyomi,
    amei as fotos de yokohama,saudades demais desse lugar tudo de bom,so nao gostaria de estar ai agora,apesar da decoracao linda,o invernao brabo nao me atrai,hahah...
    e vc ta lindona heim?gostei da foto,gostei de todas as fotos e apesar de ter visto decoracao natalina,nunca tinha visto um presepio por esses lados,so o bom e velho papai noel,haha...
    um beijaoo.

    ReplyDelete
  6. Acho que estou um pouco atrasado devido a correria de fim de ano...rs...É aquele desespero para terminar tudo antes do Natal e do Ano Novo e passar as festas com a cabeça um pouco mais tranquila...

    Que decoração bonita hein....sei que os japoneses não comemoram o Natal mas mesmo assim as decorações são caprichadas em alguns lugares. Eu passei um Natal com a Denise por aí mas como foi bem no início da nossa chegada e não tínhamos dinheiro ainda, acabamos ficando em casa mesmo...rs...e na cidade que ficamos não tinha nadica de nada de decoração...nem parecia Natal...

    Abraço,
    Carlos

    ReplyDelete