O Festival do Vermelho e Branco - Kouhaku Utagassen - Parte 3

Os Eleitos, quem ficou de fora e quem deveria ir




Atrasada com tudo, mas espero que antes do evento eu consiga terminar a saga.

O que muita gente que acompanha o evento anual transmitido pela rede estatal NHK espera, é a lista de quem vai participar. Desde os novatos até os veteranos. Como eu havia mencionado em algum artigo sobre o evento, talvez o ano passado, participar no Kouhaku Utagassen pode ser sinônimo para um impulso (ou estímulo, interpretem como quiserem) em sua carreira. Ou também pretexto para encerrar a carreira em grande estilo.

Quando sai a lista dos novatos, pode ser surpresa, pois nem todo novato seria iniciante na carreira artística. O que eu quero dizer é que, pode ter artista que iniciou a carreira no ano e fez sucesso como pode ter artista que está anos na estrada e somente agora foi chamado. Este ano foram somente cinco artistas a serem chamados pela primeira vez como HY, o grupo AAA, Kana Uemura, Nana Nishino e Kumiko. Os demais participantes, muita gente (que mora aqui e quem no exterior chega a acompanhar) conhece.

A lista de chamada este ano e as respectivas músicas. Entre parênteses ( ) o número de vezes que o artista participou nos últimos 60 anos. Se tiver  (1) é a primeira vez que participa. Tradução dos nomes dos artistas e as músicas feita por Cacá, do The Doramas (porque eu mesma fiquei com preguiça de ficar traduzindo):

TIME VERMELHO ou AKAGUMI (紅組): Equipe formado por mulheres ou grupos onde a mulher seria a vocalista principal (caso do Ikimono gakari e Dreams Come True):

- aiko - "Mukai Awase" - (9)
- Angela Aki -"Kagayaku Hito" - (5)
- Ikomono gakari - "Arigatou" - (3)
- Ishikawa Sayuri - "Amagigoe" - (33)
- Uemura Kana - "Toilet no Kami-sama" - (1)
- AKB48 - Kouhaku 2010 AKB48 Kamikyoku SP - (3)
- Kawanaka Miyuki - "Ninrinsou" - (23)
- Kumiko - INORI - (1)
- Koda Kumi - KODAKUMI 2010 Special Medley - (6)
- Godai Natsuko - Hitorikaze - (17)
- Kobayashi Sachiko - "Kaa-chan no hitorikoto" - (32)
- Sakamoto Fuyumi - "Mata kimi ni koishiteru" - (22)
- Tendo Yoshimi - Jinsei Michizure - (15)
- DREAMS COME TRUE - Ikite yuku no desu - feat. The Kouhaku Special Brass Band - (14)
- Nakamura Mitsuko - Kawachi otokobushi - (15)
- Nishino Kana - Best Friend - (1)
- Hamasaki Ayumi - "Virgin Road" - (12)
- Perfume - "Nee" - (3)
- Hirahara Ayaka - "Voyagers" - (7)
- Mizuki Nana - PHANTOM MINDS - (2)
- Mizumori Kaori - Matsushima kiko - (8)
- Wada Akiko - AKKO ii!!! Kouhaku 2010 Special - (34)

TIME BRANCO ou SHIROGUMI(白組): Equipe formado por homens ou grupos onde o homem seria o vocalista principal (caso do grupo AAA):

- ARASHI - 2010 Kouhaku Original Medley - (2)
- Itsuki Hiroshi - Oshiroi Hana - (40)
- HY - Toki wo koe - (1)
- EXILE - I Wish For You - (6)
- NYC -Yoku Asobi Yoku Manabe 100% NYC - (2)
- Kayama Yuzo - Wakadaisho 50-nen Special Medley - (17)
- Kitajima Saburo - Fusetsu Nagaretabi - (47)
- Go Hiromi - GO! GO! Iya ~Kouhaku Special Medley - (23)
- Kobukuro - Ryusei - (6)
- SMAP - This Is Love '10 Special Medley - (18)
- TOKIO - Advance - (18)
- Tokunaga Hideaki - Toki no Nagare ni mi wo makase - (5)
- AAA - Aitai Riyu - (1)
- Hikawa Kiyoshi - Niji iro no Bayon - (11)
- FUNKY MONKEY BABYS - Ato Hitotsu - (2)
- Fukuyama Masaharu - Michishirube - (3)
- flumpool - Kimi no todoke - (2)
- Hosokawa Takashi - Naniwabushi da yo jinsei wa - (34)
- Porno Graffitti - Kimi wa 100% - (9)
- Mori Shinichi - Erimomisaki - (43)
- Yusuke - Hito - (2)
- L'Arc~en~ciel - BLESS - (4)

Como tinha explicado em alguns artigos sobre o evento, quem decide quem vai é a comissão organizadora do evento baseado em dados durante o ano, se o artista teve ou não destaque ou sei lá eu que critérios adicionais eles adotam, pois tem artista que não lança nadica de nada o ano todo e bate ponto no evento (antes que me batam, Saburo Kitajima, Akiko Wada, Sachiko Kobayashi e Hiroshi Itsuki por exemplo, são indispensáveis, Kouhaku sem eles, não tem graça).

Existiram casos em que o artista não foi convocado, mesmo tendo tido destaque, tendo participado muitas vezes e tudo o mais; e também casos que o artista é chamado, mas recusou o convite por motivos diversos.

- Kenichi Mikawa: famoso pelas suas apresentações em alto estilo (leia-se "alegoria de carnaval no Copacabana Palace"), este ano ficou de fora, para espanto de muita gente e também de Sachiko Kobayashi, amiga do cantor e protagonista da "lenda urbana da guerra de fantasias" que protagonizavam em todo Kouhaku. Apesar que quase toda vez ele costumava cantar a mesma música - "Sasoriza no Onna" -, as apresentações era de dar inveja ao finado Clóvis Bornay. Dizem que este ano ele não vai participar sob alegação do comitê organizador que "não teve expressão alguma este ano que justificaria sua presença".

- Masahiko Kondo (a.k.a. "Matchy") : um dos veteranos da agência Johnny's Jimusho, respeitado por todos os kouhais (que vieram depois dele). Comemorou 30 anos de carreira - apesar da perda prematura da mãe no auge da carreira, foi o quase responsável pela tentativa de suicídio da então namorada Akina Nakamori, deu uma pausa na carreira para dedicar-se ao automobilismo, esporte que até hoje participa e é comentarista nas transmissões da F-1 no Japão pela FujiTV - e ganhou o Record Taisho deste ano na categoria de "Melhor Cantor". Deveria ter sido chamado, mas ele costuma também fazer apresentações no final do ano (os "dinner shows" cujos precinhos são módicos - de 20 a 50 mil ienes, por aí...).

- Keisuke Kuwata (ou junto com o Southern All Stars): apesar do grupo ter participado pouquíssimas vezes, em uma de suas apresentações, devido a um mal entendido (ou falta de senso de humor por parte dos organizadores), o grupo nunca mais foi chamado. Mesmo quando "Tsunami" vendeu milhões de cópias em 2000, o então sexteto compareceu no Record Taisho, mas sequer foram chamados ao Kouhaku Utagassen. Este ano correram boatos que ele seria a atração surpresa no festival, mas se divulgariam o nome de quem vai, então deixa de ser surpresa, certo? Mas duvido muito, pois Kuwata está se recuperando de uma cirurgia e tratamento para retirada de um tumor no esôfago, em julho deste ano.

- Momoe Yamaguchi: a eterna diva dos anos 70, referência pra muita cantora atual, encerrou a carreira em 1980 para casar-se com o ator Tomokazu Miura e ser mãe de dois filhos (que também acabaram por seguirem carreira artística, mas sem maiores alardes e destaque na imprensa). Cogita-se muito o grande retorno de Momoe, já que ela parou bem no auge da carreira, mas recusou todos os convites para participar mesmo sendo um revival de sua carreira.

- Hikaru Utada: também foi convidada várias vezes para participar, mas sempre recusou alegando "receio de não poder dar conta do recado" ou "o evento é muito para mim". Apesar que o show de despedida que fez nos dias 8 e 9 de dezembro no Yokohama Arena foi um dos melhores que ela fez, a verdade é que Utada mais preferia apresentar-se em programas como "Music Station", "CD TV" e no finado "Pop Jam".

Estes são os exemplos mais conhecidos, sei que tem muito mais, pois o show business nipônico é amplo (e põe amplo nisso tudo). Muitos que poderiam comparacer ao Kouhaku, acabam comparecendo em outros eventos, como o Nippon Record Taisho, o Music Station Super Live, FNS Music Festival e o Countdown TV Special. Mas Kouhaku virou uma espécie de patrimônio cultural japonês, fazendo parte da história.

Comments

  1. Oi Ale! Agora que a Utada não vai mais porque ela vai dar um pause na carreira dela. Afinal, desde os 18 somente na vida artística, quem sabe ela volta a frequentar a Universidade (que ela parou no meio devido a compromissos artisticos), cuidar da saúde (lembra que ela teve que ser operada?).

    Lembra porque Misora Hibari foi barrada, ne? Irmão envolvido com máfia, da mesma forma que fizeram com o Hosokawa Takashi, alguns anos atrás (fez uma apresentação particular e ele jurava que nao sabia que tinha máfia no meio!).

    Já estava na hora do Mori Shinichi parar de cantar Ofukurosan todo ano, pelo menos "Erimo Misaki" é mais "audível" (particularmente, nao gosto dele cantando, parece que vai ter um treco!)

    Sim, Mikawa Kenichi não foi chamado. O pessoal vai ter que fazer das tripas coração pra ver se a audiência sobe (ou mantem).

    Cá entre nós: só vou assistir por motivos de que ainda estou em recuperação do resfriado e quero fazer o Hatsumode perto de casa eheh (além de rechear o assunto). Mas eu prefiro o "Music Station Super Live" e vai ter o "CDTV" depois...

    Beijao e bom resto de semana (ué, vai ser a ultima semana de 2010...)

    ReplyDelete
  2. Kiyomi,
    Uma pena, não vou conseguir assistir....
    Na casa da minha sogra não tem NHK.
    eu tenho o canal, mas não acho nada legal para assistir, nem as novelinhas que eu adoro tanto.
    Bom, o jeito é voltar aqui depois para saber das novidades..kkkkkkkk
    Sabe quando fui para o Japão, só ouvia Hideaki Tokunaga.kkkkk, minha irmã adorava todas as musicas dele.

    Aproveito, para desejar um Feliz Ano Novo, repleto de paz, amor,saúde e muitas realizações!
    Ah, adorei ver a sua fotinho no post anterior.

    beijos

    ReplyDelete
  3. Na minha opinião de quem acompanha o Kouhaku quase que ininterruptamente há uns 12 anos (quase nada comparado a quem praticamente nasceu vendo o Kouhaku quando as disputas eram envolvendo Sawada Kenji e Yamaguchi Momoe; Shibugakitai e Matsuda Seiko; Murata Hideo e Misora Hibari...), meus humildes pitacos são os seguintes:

    Estreantes: Muito abaixo do que já foi em alguns anos. O Triple A (AAA) é a prova de que o antes todo-poderoso Komuro Tetsuya pode estar voltando à sua melhor forma (leia-se: A primeira metade dos anos 90) com a banda pop que ganhou o Record Taisho de estreante em 2005. Antes enrolado até o pescoço, a aposta é que os "novos alunos" do TK vem com tudo em 2011.

    Nesse ano, em especial, muita gente repete música. A repetição de "Amagigoe" pela Ishikawa Sayuri até tem uma razão de ser: O falecimento do compositor Yoshioka Osamu. Mas o que explica a oitava (isso sim, OITO VEZES) repetição de "Kawachi Otokobushi" pela Nakamura Mitsuko? "Danjiri" só foi cantada uma vez. Hosokawa Takashi volta a arriscar "Naniwabushi da yo jinsei wa" o qual ele já esqueceu a letra DUAS VEZES.

    E vamos falar de quem acabou barrado no baile:

    Mikawa Kenichi: Inexplicável. Tá certo que Mikawa e seu estilo megapurpurinado abusaram com as muitas repetições de "Sasoriza no onna", mas o repertório dele não é só essa música. "Yanagase Blues", "Odamari" ou até mesmo "Onna no asa" seriam ótimas alternativas. Desculpa furada da NHK.

    Kondo Masahiko: Muita gente até hoje forte estreou em 1980. Foi um Taisho pra lá de equilibrado. Quantos serão chamados da "Geração de Showa 55"? ZERO. Outra que também entraria na cota de quem completa três décadas de carreira é Matsuda Seiko. Também nada. Resta saber o que será da lista de "comemoração de três décadas" em 2011 e principalmente 2012. É tanta gente fazendo trinta anos de carreira em 2012 que vão precisar aumentar o Kouhaku, ao invés de diminuir.

    Kuwata Keisuke: Pode ser o Yazawa Eikichi desse ano, que só teve sua participação confirmada (e de forma especial, sem contar para nenhum dos grupos) pouco tempo antes do início do Kouhaku. Aposta arriscada, mas possível.

    Yamaguchi Momoe: NHK, pode tirar o cavalinho da chuva. É mais fácil a volta do Cometa Halley do que a volta da Momoe. Nem sabemos com que cara ela está hoje, já que resolveu largar de vez a carreira de cantora para abraçar a carreira de devotada esposa do Miura Tomokazu (não sei como esse cara ainda não sofreu nenhum atentado nesses trinta anos vindo de algum fã-terrorista da Momoe).

    Utada Hikaru: A verdade é que nunca quis nada com a NHK. Os motivos o Alexandre já explicou.

    (continua)

    ReplyDelete
  4. E de quem também poderia ter sido lembrado:
    Jero: Estranhamente ficou fora da lista desse ano, e está longe de ser apenas um "one-hit wonder" com "Umiyuki", pois a nova música "Usonaki" é tão boa quanto, e de vez em quando aparece nos NHK Kayou Concert. Pra mim foi injustiça o corte dele.

    Horiuchi Takao/Tanimura Shinji: São mais do que "tapa-buracos" do Shirogumi, quando estão juntos com o baterista Yazawa Toru no trio Alice fazem apresentações espetaculares.

    Nagayama Yoko: Após casar com um americano e ter um filho, retomou a carreira e já apareceu no NHK Kayou Concert.

    Anzen Chitai: Retornaram com força, com direito a single novo no Top 10 da Oricon, se apresentaram no FNS Kayousai, dois discos lançados simultaneamente, mas tudo isso tem uma explicação: O gosto por encrenca do Tamaki Koji já está começando a dar prejuízo.

    Eu acompanho (ou tento acompanhar) esses eventos de dezembro e faço minhas listas ainda no mês de setembro. A diferença é que o Kouhaku é transmitido para o mundo todo via NHK Internacional, o que não acontece com o Taisho, o Music Station, o Kayousai e o CDTV. Por enquanto, o Kayousai está ganhando o troféu de melhor especial de 2010 com larga vantagem, foi uma overdose de música boa e de parcerias a princípio inusitadas que se revelaram grandes acertos.

    E para o Taisho dia 30: Minhas apostas: Exile sai tricampeão e o S/mileage sai como estreante do ano, igualando as "bandas-irmãs" Cute e Morning Musume, com o prêmio sendo recebido pelo Tsunku. Para o Grand Prix, também tem muito boas chances Ikimonogakari e AKB48. Tragédia seria ver Bigbang e SNSD levarem o Taisho para o outro lado do Nihonkai.

    E um feliz 2011 para todos nós!!

    ReplyDelete
  5. E um adendo: Explicação para o Kitajima Saburo cantar "Fuusetsu nagaretabi" nesse ano: A morte do compositor Hoshino Tetsurou.

    ReplyDelete
  6. NUss, dai eu conheço a Koda Kumi e a Ayumi Hamasaki rs...

    A tempo: espero que seu Natal tenha sido ótimo :)

    Kisu!

    ReplyDelete
  7. MP Kouhaku, já mencionei: faz um blog sobre o evento que vai ter gente sim que vai acessar rs Tou pra conhecer gente que mais entende do evento do que eu. E olha que eu tenho que ficar pesquisando (e tentar traduzir) o que encontro.
    Olha, Keisuke Kuwata aparecer de surpresa só se recuperou 100%, mas como ele ainda precisa ter repouso absoluto, nem dá pra contar com ele este ano como convidado extra (nem falo surpresa, porque o Yazawa Eikichi foi mesmo surpresa).
    E vamos dar uma chance pro Hosokawa Takashi, quem sabe ele lembra a letra (ou erra pela terceira vez)!!
    Eu vi a apresentação do Anzenchitai no FNS deste ano (no meio do caminho, mas consegui assistir alguma coisa). Se o Tamaki Koji parar de se meter em fria, o grupo volta com tudo, pode ter certeza. So isso.
    Só vou assistir a este ano porque 1) estou ainda com resfriado e não posso ficar saindo muito; 2) namorido vai trabalhar em plena virada do ano, so um milagre poderá fazer ele ser dispensado (só se ele ficar resfriado, mas isola!); 3) quero encontrar com o pessoal em Toquio no dia 2 !!! Mas antes fazer o hatsumode, ne?
    Abração e até mais!!

    ReplyDelete
  8. Fabiana, acho que este ano pelo menos duas novelinhas renderam - o "gegege no nyoubo" e "Ryomaden" (tá, confesso, o Masaharu era o protagonista). Eu quase nem assisto ao NHK, noticiario sempre foi da FujiTV desde que cheguei aqui, pode um negocio desses?
    Felizmente melhorei, mas recentemente andei tendo alguma dor de cabeça, mas estou bem, sim. Espero que o resfriado nao volte.
    Pode deixar que vou tentar deixar esta casa em ordem eheh
    Beijao!

    ReplyDelete
  9. Bah, eu entendo: Ayu e Koda Kumi sempre vão ficar marcadas na memória! Como eu mencionei, um amigo meu que faz freela na radio da NHK, ano passado encontrou e cumprimentou a Kumi e a irmã misono. So nao deu pra tirar foto porque na NHK nao deixam.
    Bem, pelo menos algum homem peloamordedeus conhece, vai.... hahaha
    Beijao!

    ReplyDelete

Post a Comment